AstraZeneca, os países pobres pagam o dobro

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Março 2021

No verão europeu de 2020, Pascal Soriot, CEO da empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, prometeu que sua vacina seria vendida a preço de custo enquanto durasse a emergência pandêmica. Graças a essas declarações, a vacina AstraZeneca ganhou a reputação de "vacina humanitária", adequada para derrotar o Covid até em países pobres. A realidade, no entanto, está se revelando bem diferente. Em outubro, o Financial Times divulgou um memorando entre a empresa e um parceiro comercial brasileiro que conferia à AstraZeneca o poder unilateral de declarar concluída a emergência a partir de julho de 2021, quando poucos países estarão realmente fora da pandemia. Os primeiros acordos firmados pela empresa nos países em desenvolvimento revelam que também o compromisso com o preço das vacinas também é papel rasgado. Pior ainda: o desconto só vale para os países ricos.

A reportagem é de Andrea Capocci, publicada por Il Manifesto, 03-03-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

O acordo comercial entre as empresas farmacêuticas e a União Europeia é teoricamente secreto. Mas um tweet vazado da ministra belga Eva De Bleeker revelou que a UE comprou a vacina britânica ao preço de 1,78 euros por dose, preço inferior ao conseguido pelos EUA e Reino Unido. A Uganda, cuja renda per capita é 40 vezes menor que a da Europa, pagará 5,8 euros por dose, o triplo do preço praticado na Europa. E embora a UE tenha comprado doses suficientes para cobrir um terço de seus 440 milhões de habitantes até setembro, as doses vendidas para Uganda serão suficientes para vacinar 9 milhões de pessoas, cerca de um quinto do país. Segundo Alfred Driwale, responsável pela campanha de vacinação do ministério da saúde de Uganda, o paradoxo se explica pela dura lei do mais forte: "Não se pode esperar que um país com uma população maior pague o mesmo preço", explicou ao site Health Policy Watch. "O país mais populoso tem muito maior poder de barganha."

Foto: Reprodução Twitter

O caso de Uganda não é uma exceção. A África do Sul, com um PIB per capita cinco vezes inferior ao italiano, também reservou a vacina inglesa a um preço de 4,32 euros por dose: um pouco menos que Uganda, mas mais do que o dobro do que a Europa vai pagar. O mesmo preço também para o Brasil, apesar da vacina no-profit. O motivo do preço aumentado, segundo o vice-ministro da Saúde da África do Sul, Anban Pillay, é diferente daquele fornecido por seu colega de Uganda: "Disseram-nos que os países de alta renda pagam um preço mais baixo porque investiram em pesquisa e desenvolvimento". Paradoxo dentro do paradoxo, a África do Sul teve que suspender a administração da vacina AstraZeneca após poucos dias, pois se mostrou ineficaz contra as cepas virais que circulavam no país.

Trata-se de um dos fracassos mais flagrantes das teorias do livre mercado como sistema ótimo de alocação de recursos. Nem mesmo os programas humanitários são suficientes para tirar os países africanos dos contratos injustos das multinacionais farmacêuticas. O programa Covax da OMS, por exemplo, tem como objetivo comprar dois bilhões de doses de empresas farmacêuticas até 2021, para distribui-las para os 92 países mais pobres do mundo. Até agora, foram beneficiados apenas Nigéria, Costa do Marfim e Gana (255 milhões de habitantes), destinatários de cerca de 5 milhões de doses: o suficiente para vacinar apenas 1% da população.

A AstraZeneca se comprometeu a fornecer ao programa Covax 170 milhões de doses a preço congelado. Mas, como sugere o caso da África do Sul, a promessa poderia ser anulada pelas variantes, que se desenvolvem mais facilmente em países com alta circulação do vírus. A África é o terreno ideal para as variantes, apesar dos números oficiais que registrariam um baixo número de casos. A realidade é certamente pior: nos testes moleculares post-mortem realizados em amostras na Zâmbia, uma em cada seis pessoas mortas testou positivo e isso sugere que o vírus poderia ter se disseminado sem obstáculos no continente.

Eliminar as distorções causadas pelo mercado, portanto, não é apenas uma questão humanitária. Se as desigualdades econômicas e a ganância das empresas farmacêuticas criarem obstáculos na luta contra a pandemia, mutação após mutação, até mesmo os países ricos e vacinados poderiam em breve ficar desprotegidos e condenados à emergência contínua.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

AstraZeneca, os países pobres pagam o dobro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU