• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“O desprezo pelas mulheres coloca em perigo o catolicismo”. Artigo de Christine Pedotti

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Fevereiro 2021

"Celebrar, governar, ensinar são as três tarefas reservadas exclusivamente aos homens. O que resta para as mulheres? O direito de "acompanhar as decisões" daqueles senhores. E é o que acontece com Nathalie Becquart, que se encontra como 'segunda'", escreve Christine Pedotti, diretora da redação do Témoignage chrétien, fundadora do Comité de la jupe com a biblista Anne Soupa, intelectual feminista, católica de esquerda, escritora e jornalista. É autora de vários livros, entre eles Jésus, l'homme qui préférait les femmes (Albin Michel, 2018) e Jean Paul II, l'ombre d'un saint (com Anthony Favier, Albin Michel, 2020). O artigo é publicado por Le Monde, 18-02-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo. 

Uma mulher, Nathalie Becquart, foi pela primeira vez nomeada para o Sínodo dos Bispos. Mas a feminista católica, vice-presidente do Comité de la jupe, ressalta os limites de tal decisão.

A religiosa francesa Nathalie Becquart foi recentemente nomeada subsecretária do Sínodo dos Bispos, um dos órgãos permanentes do Vaticano. Trata da organização dos sínodos romanos, reuniões regulares de bispos de diferentes países que tratam de questões específicas.

Nathalie Becquart é agora a número dois, sob a autoridade de Mons. Mario Grech, que é o secretário. É a primeira vez que uma personalidade "leiga", ou seja, não ordenada diácono, nem sacerdote, nem bispo, assume uma posição deste nível - e, além disso, trata-se de uma mulher. Nesta qualidade e neste nível de responsabilidade, ela tem, portanto, o "direito de voto" nos sínodos. O último sínodo foi o da Amazônia (outubro de 2019); o próximo, em outubro de 2022, tratará da "sinodalidade" - uma espécie de "mise en abyme", pois será uma reflexão "sinodal" sobre a forma de tomar decisões nos sínodos.

No Vaticano, a sinodalidade indica o que o mundo profano chamaria de concertação, ou mesmo, ousamos dizer, processo democrático. É uma questão importante para o Papa Francisco, que está tentando tirar a Igreja Católica de um exercício de poder autoritário, centralizado e clerical. Ao nomear uma mulher, o Papa faz um gesto simbólico de "desclericalização", enquanto o Sínodo tentará modificar um funcionamento demasiado centralizado.

O fato de se especificar que a nomeação de Nathalie Becquart implica o exercício do direito de voto não é um anedota, pois por ocasião do Sínodo sobre a Amazônia houve um legítimo protesto das religiosas que não tinham direito de voto, enquanto seus homólogos masculinos, religiosos não sacerdotes, puderam exercer esse direito. A nomeação segue na mesma direção do recente motu proprio, um "ato próprio" do Papa, que abriu dois "ministérios" às mulheres - serviços prestados durante a celebração litúrgica: o leitorado e o acolitado. Até aquele momento, eram confiados apenas aos homens, embora se tratasse de "ministérios leigos".

Os motivos de Francisco são claros: fazer desaparecer toda discriminação contra as mulheres, deixando apenas a diferença entre os leigos batizados, homens e mulheres, e o clero. O esforço é certamente louvável, mas resta o fato de que, na Igreja Católica, o clero é composto sempre por homens. Este é precisamente o ponto sensível, que não é superado. E não se trata apenas de celebrar a missa e os outros sacramentos. Na Igreja Católica, o sacramento da ordem não permite apenas de tratar com a parte "sagrada"; confere também - e de maneira exclusiva - a missão de governar e ensinar, ou seja, de estabelecer normas.

Celebrar, governar, ensinar são as três tarefas reservadas exclusivamente aos homens. O que resta para as mulheres? O direito de "acompanhar as decisões" daqueles senhores. E é o que acontece com Nathalie Becquart, que se encontra como "segunda".

Claro, no mundo profano, as mulheres têm ainda mais dificuldades para se tornar o número um, mas no final elas conseguem. Ursula von der Leyern é, por exemplo, Presidente da Comissão Europeia. No catolicismo, as mulheres estão condenadas a permanecer em segundo lugar pela eternidade? O Papa João Paulo II afirmou isso em 1994, defendendo que a questão não depende da Igreja Católica que - segundo ele - “não tem de forma alguma a faculdade para conferir a ordenação sacerdotal às mulheres” - mas do próprio Deus.

O Papa Francisco é obrigado a respeitar um entrave instituído por um papa, além do mais canonizado?

A intenção de João Paulo II era justamente fechar a porta o mais firmemente possível. Mas, afinal, o Papa Francisco realmente deseja reabri-la? Fazer a pergunta significa questionar-se sobre o pontificado de Francisco. Vemos passos bem pequenos. É claro que o homem, graças a seu carisma particular, deu um novo polimento à função pontifícia. A sua preocupação constante com os mais pobres e frágeis, por um lado irrita muitos católicos "conservadores", por outro lhe garante grande estima fora ou nas margens da Igreja, onde muitos veem expressa a verdade evangélica.

Mas o Papa Francisco realmente espera mudanças profundas na atual organização da Igreja? Pode-se até duvidar. O Sínodo sobre a Amazônia havia decidido a favor da ordenação dos homens casados, mas o papa não seguiu essa indicação. Uma comissão trabalha com a hipótese de ordenar mulheres diáconas; parece que seus trabalhos ficam atolados e nada sairá disso. Quando o papa é questionado se pretende nomear mulheres cardeais - para isso, seria suficiente para ele revitalizar a velha tradição dos cardeais leigos como Mazarin - ele se safa com um "jogo de palavras" dizendo que as mulheres não deveriam ser "clericalizadas", como se fosse necessário proteger as mulheres de um mal que os homens podem sofrer.

Infelizmente, apesar de suas grandes qualidades humanas, Francisco não parece ter percebido a situação. Os pequenos passos representados pelo motu proprio ou pela nomeação de Nathalie Becquart são péssimas dissimulações que não conseguem ocultar a profunda misoginia estrutural do catolicismo e da sua organização fortemente patriarcal e machista. Lucetta Scaraffia, que havia criado o suplemento mensal feminino do Osservatore Romano, descreveu a terrível grosseria dos hierarcas do Vaticano em relação às mulheres; ela tinha visto isso muito de perto. No Vaticano, padres, bispos e cardeais acham normal serem servidos por religiosas, algumas das quais são tão instruídas e detentoras de diplomas ou títulos quanto eles.

O desprezo pelas mulheres coloca em perigo o catolicismo, porque, independentemente do que pensem aqueles senhores com suas mitras, perder as mulheres é perder o futuro. Não existe geração espontânea, nem no catolicismo nem em qualquer outro lugar. O pontificado de Francisco não é revolucionário, é apenas reformador. No entanto, ainda há um motivo para esperança. Os telhados de vidro são como os para-brisas dos automóveis: basta uma batida para que, mais cedo ou mais tarde, estourem.

Leia mais

  • Mulheres leitoras e acólitas: Significado da mudança
  • Uma mulher poderá votar no sínodo do próximo ano. Outras poderão ser nomeadas
  • Nova subsecretária do Sínodo espera por mais mulheres tomando decisões na Igreja Católica
  • Um sinal de confiança para as mulheres na Igreja. Entrevista com Nathalie Becquart
  • Luz verde do Papa Francisco às mulheres nos ministérios do Leitorado e Acolitado
  • Biden, o discurso termina com uma canção bíblica: “Um novo amanhecer”
  • “O futuro da Igreja reside em reabilitar a Igreja doméstica”. Entrevista com dom Mario Grech, o novo secretário do Sínodo dos Bispos
  • Luta contra as mudanças climáticas e salários mínimos para todos, defende Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
  • Mulheres católicas solidárias com Anne Soupa e sua batalha
  • Caminho sinodal: teóloga alemã pede o sacerdócio para as mulheres
  • Uma (pequena) vitória para as mulheres no “Caminho Sinodal” alemão
  • Sínodo para a Amazônia. Um documento com todos os pontos aprovados, para reparar nas grandes coisas e não nas pequenininhas
  • Próximo Sínodo dos Bispos deveria se concentrar nas mulheres
  • O que é o Sínodo para a Amazônia?
  • Carta de Lucetta Scaraffia ao Papa Francisco: ''Clima de desconfiança e deslegitimação. Vamos jogar a toalha''
  • Francisco e as mulheres na Igreja
  • Membros de comissão vaticana defendem que mulheres atuaram como diáconas durante um milênio
  • Religiosas querem ser a “memória perigosa” do Sínodo 2018
  • Freira francesa aconselha Igreja a ouvir os jovens, e só depois, agir
  • “A Igreja irá perder as mulheres que pensam”. Entrevista com Ivone Gebara
  • Ter 20 anos em 2018. Cinquenta anos depois de maio de 1968, a geração atual que relação tem com a fé?
  • A primavera do Papa aposta na desclericalização das ordens religiosas. Proposta da família franciscana entusiasma Francisco
  • Um papa profeta. Artigo de Christine Pedotti
  • Sínodo Pan-Amazônico

Notícias relacionadas

  • Recado para o Papa Francisco: Pelo amor de Deus, faça uma pausa!

    O Papa Francisco tem uma ética de trabalho prodigiosa e profundamente admirável, mas há três bons motivos por que esse líde[...]

    LER MAIS
  • Papa faz visita surpresa a comunidade que acolhe mulheres vítimas de tráfico humano

    Foto: L’Osservatore Romano/EPA O Papa Francisco visitou no dia 12, sexta-feira, a Comunidade Papa João XXIII onde conversou [...]

    LER MAIS
  • 2 de março: Dia Mundial de Oração das Mulheres

    A dimensão feminina na oração ecumênica: nesta sexta-feira, 2 de março, celebra-se em todo o mundo a jornada de meditação q[...]

    LER MAIS
  • A batalha do Vaticano entre 1959 e 1965

    Que trabalho e que talento! As 570 páginas da nossa amiga e cofundadora da CCBF [Conférence Catholique des Baptisé-e-s Francoph[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados