Os mesmos católicos que condenam o “relativismo” e a “cultura da morte” vem construindo um mortal mundo da pós-verdade

Foto: Marco Verch | Flickr CC

11 Fevereiro 2021

“Muitos dos que lamentam mais ruidosamente a ‘ditadura do relativismo’ não foram apenas imunes a evidências factuais e propensos a teorias da conspiração e malucas; eles também não são avessos aos ditadores. Podemos ver isso no aumento de críticas automáticas ao liberalismo, flertando com o iliberalismo e zombando da democracia. Vemos isso ainda mais graficamente em formas de nacionalismo cristão, integralismo católico e admiração por ditadores fascistas do século XX como Franco e Salazar. Essas mesmas pessoas parecem incapazes de reconhecer, ou simplesmente não estão preocupadas com o aumento global do autoritarismo populista sobre o qual o Papa Francisco avisa em sua recente encíclica, ‘Fratelli Tutti’”, escreve Sam Rocha, professor do Departamento de Educação da University of British Columbia, em artigo publicado por America, 09-02-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o artigo.

 

Católicos romanos nos EUA que frequentemente usam as expressões “cultura da morte” e “ditadura do relativismo” cada vez mais habitam – e tem ajudado a construir – um mundo que esses slogans descrevem. Uma “cultura da morte” real e presente e uma “ditadura do relativismo” agora residem com os grupos que fazem dessas citações papais mantras e para os quais essas expressões carregam mais significado e significância.

Em 1995, o papa João Paulo II promulgou sua encíclica “Evangelium Vitae” (“Evangelho da Vida”, na qual ele fortemente se opõe à “cultura da morte”. Uma década depois, no final de sua homilia, antes de ser eleito como sucessor de João Paulo II, o então cardeal Joseph Ratzinger expressou sua própria crítica cultural neste sentido: “Nós estamos construindo uma ditadura do relativismo que não reconhece qualquer coisa como definitiva e cujo objetivo final consiste somente nos seus próprios egos e desejos”.

A expressão “ditadura do relativismo”, como a anterior “cultura da morte”, rapidamente se tornou popular. Ao passar do tempo, as duas começaram a funcionar como uma retórica curta. De muitas formas, essa foi uma união merecida, como João Paulo II também criticou o relativismo pelo nome em sua encíclica e durante o seu pontificado, mesmo antes de Ratzinger expressá-lo de forma mais contundente.

O impacto duplo dessas expressões sobre o catolicismo nos Estados Unidos nos últimos 15 anos foi notável. É claro que é verdade que, no contexto de suas fontes primárias e autores notáveis, essas expressões certamente tiveram intérpretes atenciosos e críticos razoáveis e continuam a ser fontes fecundas para estudar em detalhes até hoje e no futuro.

Sem descartar esses tratamentos salutares, entretanto, também devemos admitir que um sentido descontextualizado desses termos se tornou intensamente popular em certos círculos da Igreja nos Estados Unidos. Eles funcionam como pilares pejorativos que permitem ao “guerreiro da cultura católica” declarar um inimigo com algum apelo à autoridade papal.

Falar da “cultura da morte” e da “ditadura do relativismo” é invocar uma fórmula reconhecível que resume perfeitamente um sentido particular de identidade contracultural católica que tem se aliado cada vez mais social e politicamente aos protestantes evangélicos e ao Partido Republicano. Nesse uso, esse mantra combinado se tornou um truísmo, na melhor das hipóteses, e um slogan, na pior, mesmo além de seu uso católico. Pior ainda, tornou-se uma contradição performativa e um escândalo que zomba do Evangelho.

Em seus últimos dias, o governo Trump iniciou uma onda de matança, executando prisioneiros federais em um ritmo sem precedentes; o número de americanos mortos pela covid-19 ultrapassou os 400 mil; e cinco pessoas morreram em uma violenta insurreição fracassada no Capitólio. Adicione a isso a contínua crise de refugiados, as ameaças existenciais das mudanças climáticas, o aumento do autoritarismo populista em todo o mundo e a luta contra o racismo nos EUA, e não é difícil ver que a cultura da morte está viva e bem.

Mas aqueles que são mais propensos a apoiar a pena de morte e recusar os protocolos de segurança da covid-19, que justificam e desculpam a insurreição violenta, rejeitam refugiados e migrantes e negam a realidade da mudança climática e da injustiça racial, são precisamente aqueles que condenaram a “cultura da morte”. A tragédia e a farsa desta situação talvez sejam apenas rivalizadas – ou aguçadas – pelas imagens gráficas e horríveis das bandeiras do Blue Lives Matter (Nota da IHU On-Line: movimento contrário ao Black Lives Matter e em apoio aos policiais nos EUA) voando no mesmo lugar onde um policial que apoiava Trump foi espancado até a morte com um extintor de incêndio. Uma cultura da morte, de fato. Senhor tenha piedade.

Da mesma forma, existem inúmeras teorias de conspiração bem documentadas que vão desde acusações vazias de infiltração na Igreja Católica, que até se aliaram à linguagem conspiratória política do “Deep State” (Estado Profundo), a falsas e não verificadas teorias da Nova Era, como “Plandêmica”, “QAnon” e “o Kraken”. Essas teorias da conspiração são frequentemente o motor epistemológico que impulsiona as ameaças à vida listadas acima.

Acrescente a isso o fenômeno geral de “fake news”, “fatos alternativos” – para não mencionar a atitude arrogante em relação a fantasias etno-estatais agressivamente racistas, grupos de ódio e tropas antissemitas em abundância – e é igualmente claro que o autoproclamado os inimigos da “ditadura do relativismo” tornaram-se um dos povos mais relativistas que já vimos, morando em minúsculos silos de mídia, muitas vezes anônimos, dirigidos por egomaníacos ferozes que frequentemente estão em conflito uns com os outros.

Novamente, é uma farsa trágica de proporções monumentais. Recentemente, vimos um membro da Câmara dos Representantes dos EUA se recusar a assumir a responsabilidade por sugerir muito desse absurdo.

Podemos observar o mesmo absurdo na inversão das duas expressões. Aqueles que professam se opor a uma “cultura da morte” não apenas se mostraram totalmente capazes de suportar uma onda de matanças e lançar dúvidas cínicas sobre ameaças existenciais à vida; eles também contribuíram para uma morte profunda da cultura, incluindo sua própria cultura católica. Seu romantismo paranoico e nostálgico por uma tradição católica que é em grande parte um produto de sua própria criação evita tudo, exceto suas fontes cada vez mais estreitas e aprovadas pelo kitsch, semeando divisão e dor em suas famílias e na igreja de forma mais ampla.

Da mesma forma, muitos dos que lamentam mais ruidosamente a “ditadura do relativismo” não foram apenas imunes a evidências factuais e propensos a teorias da conspiração e malucas; eles também não são avessos aos ditadores. Podemos ver isso no aumento de críticas automáticas ao liberalismo, flertando com o iliberalismo e zombando da democracia. Vemos isso ainda mais graficamente em formas de nacionalismo cristão, integralismo católico e admiração por ditadores fascistas do século XX como Franco e Salazar. Essas mesmas pessoas parecem incapazes de reconhecer, ou simplesmente não estão preocupadas com o aumento global do autoritarismo populista sobre o qual o Papa Francisco avisa em sua recente encíclica, “Fratelli Tutti”.

Tudo isso mostra que os supostos opositores da “ditadura do relativismo” não são apenas relativistas com disposição; eles estão conformados com ideologias ditatoriais e com políticos autocratas – mesmo que sejam céticos em relação a seu papa.

Eu gostaria que essas reversões não fossem nada além de comentários sociológicos impessoais. Eles não são. Fui criado e educado profundamente em uma subcultura católica dos Estados Unidos, onde essas contradições performativas podem ser encontradas hoje. De muitas maneiras, devo a essa formação o crédito por minha capacidade de reconhecer esta situação dolorosa e constrangedora em que nos encontramos.

Eu sei da preocupação que esses católicos têm com as mulheres e crianças na sua oposição firme e ao aborto legal, mas também vejo sua oposição a soluções possíveis reais, como assistência natal e materna universal e licença parental, conforme suas promessas de décadas continuam a garantir nós que a próxima eleição ou nomeação para o Supremo Tribunal fará toda a diferença. Eles transformaram o aborto de realidade a um problema e são resolutamente contra a consideração de opções sociais realistas e viáveis.

Mais uma vez, aprendi a pensar, raciocinar e argumentar com esses católicos; eu sei de seu amor pelas ideias e pelas virtudes intelectuais. Mas vi esses princípios se transformarem em sofismas e irracionalidade total. A questão não é mera hipocrisia ou inconsistência; agora beira uma espécie de insanidade.

Esses católicos nos EUA são agora uma parte ativa e integrante da “cultura da morte” e “ditadura do relativismo”. Eles estão feridos e precisam de cura e perdão, mas devem primeiro ser chamados ao arrependimento e à fé.

Leia mais