Assis, para o Natal a Basílica “se transforma” em um presépio de luzes ao ar livre - com vídeo

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • “Estamos em uma crise civilizatória que começou antes da pandemia”. Entrevista com Raúl Zibechi

    LER MAIS
  • “Essa ideia do fim da história é uma invenção dos conservadores”. Entrevista com Thomas Piketty

    LER MAIS
  • O bispo de Tonga: “A Oceania está em risco. É hora de nos ouvirem”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


07 Dezembro 2020

Diante da Basílica Superior de São Francisco será colocada a estátua de uma enfermeira para representar o precioso trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia. Um app também permitirá visitar as instalações online.

A reportagem é de Silvia Morosi, publicada por Corriere della Sera, 05-12-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Um presépio de luzes e estátuas, espalhado por toda a cidade, que terá seu fulcro na fachada da Basílica superior de São Francisco. Diante da qual estará também um personagem verdadeiramente "especial": a estátua em tamanho real de uma enfermeira para representar o precioso trabalho realizado durante a pandemia de Covid pelos profissionais de saúde. Assim Assis, conhecida em todo o mundo por ser a “Cidade dos Presépios” (deve-se justamente a São Francisco o primeiro presépio da história, realizado em Greccio em 1223), se prepara para viver o Natal. O presépio será aceso - junto com a Árvore - no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, após a missa das 17h presidida pelo novo cardeal Mauro Gambetti. “Estátuas e projeções de vídeo - com direção artística de Mario Cucinella - reproduzirão os afrescos de Giotto na Basílica de São Francisco e permitirão que tradição e modernidade se encontrem na espiritualidade franciscana”, destacou o diretor da sala de imprensa do Sagrado Convento de Assis, Padre Enzo Fortunato, apresentando a iniciativa. O presépio será animado por 50 pastores que irão propor a Natividade e a Anunciação, percorrendo as praças e ruas da cidade da Úmbria, para a transformar numa nova Belém. A árvore de natal, instalada na praça inferior da Basílica, é um abeto branco de 13 metros e foi oferecida pelo Departamento de Agricultura e Florestas da Província Autônoma de Trento: será decorada com cerca de 40 mil lâmpadas LED.

A história (virtual) da Basílica

A imagem simbólica do Natal será projetada em toda a fachada da Basílica Superior: a Natividade de Jesus, para renovar o vínculo profundo entre o santo de Assis e o presépio. A Anunciação de Maria, por sua vez, será projetada na fachada da Catedral de San Rufino, dedicada ao primeiro bispo da cidade de Assis. A cada 30 minutos - das 17h às 22h - o presépio será desligado para dar lugar a um vídeo que mostrará aos espectadores o interior do Complexo Monumental, com seus afrescos. Um trabalho de computação gráfica que permitirá, pela primeira vez, admirar o interior da Basílica (e acompanhar a história das restaurações por que passou), mesmo nos horários de fechamento ao público. Também serão iluminados alguns edifícios simbólicos da cidade visíveis do vale: a Basílica de São Francisco, a Basílica de Santa Clara, a Rocca Maggiore e a Rocca Menor, Monte Frumentario, a Torre Cívica da Piazza del Comune e a Catedral de San Rufino, sem esquecer a iluminação cenográfica das ruas que ligam a Basílica de São Francisco e a Catedral.

Um aplicativo disponível a todos

Não poderia faltar este ano uma atenção particular a quem estará longe e não poderá ir à Umbria ou à cidade. Graças ao aplicativo da web nataledifrancesco.it será possível admirar até 6 de janeiro as vídeo-projeções da Natividade de Jesus e da Anunciação de Maria, os afrescos de Giotto e a oficina na Basílica Inferior de São Francisco, e o vídeo exclusivo que mapeia o interior do Complexo Monumental, que permitirá ao espectador mergulhar nos mais de 10 mil metros quadrados de afrescos, realizados pelo estúdio do arquiteto Marco Capasso. Até a cerimônia de 8 de dezembro, contingenciada pela pandemia, ficará disponível nas mídias sociais de São Francisco de Assis e no site Sanfrancesco.org. “Este ano quisemos criar um presépio muito especial - explicou o Custódio do Sagrado Convento de Assis, Frei Marco Moroni - para realçar a beleza da arte de Giotto e torná-la plástica, torná-la imersiva. Nós nos imergimos neste presépio e o Senhor imerge em nossa humanidade. Ele está presente, Ele está entre nós, Ele nos faz companhia e se faz companheiro nas nossas dificuldades e sofrimentos. É a mensagem de Natal de todos os tempos, e hoje ainda mais evidente”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Assis, para o Natal a Basílica “se transforma” em um presépio de luzes ao ar livre - com vídeo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV