Frases do dia

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


19 Outubro 2020

Tá difícil!

“A vida não anda fácil para o PT a menos de um mês das eleições municipais. Em 16 das 21 capitais em que tem candidato, a legenda não chegou a 10% das intenções de voto nas últimas pesquisas. Só dois nomes disputam a liderança — Luizianne Lins (Fortaleza) e João Coser (Vitória)” – Bruno Boghossian, jornalista – Folha de S. Paulo, 18-10-2020.

Baixa renda

“Os dados do Ibope sugerem que o partido enfrenta uma barreira inicial naquela que havia se tornado uma das principais bases políticas da sigla: o eleitorado de baixa renda. Nesse grupo, a corrida começou marcada pelo desinteresse e pela ascensão de outras candidaturas” – Bruno Boghossian, jornalista – Folha de S. Paulo, 18-10-2020.

Sem garantia

“O PT saiu das eleições municipais de 2004 com nove capitais. Foi perdendo uma a uma nos pleitos seguintes e chegou a 2016 cravando um único ponto vermelho no mapa: Rio Branco, no Acre. Agora, em 2020, lidera a campanha em apenas uma capital, Vitória, sem garantia de levar nenhuma” – Thaís Oyama, jornalista – Portal Uol, 18-10-2020.

Botas velhas

“Não é exatamente uma surpresa. O partido de Lula optou por ir para a corrida eleitoral sozinho, fora de forma e calçando botas velhas” – Thaís Oyama, jornalista – Portal Uol, 18-10-2020.

Irrelevância

“O PT segue firme em direção à irrelevância. E quem acha que o resultado das eleições municipais será o maior desastre da história do partido é porque ainda não se deu ao trabalho de olhar o que o espera em 2022” – Thaís Oyama, jornalista – Portal Uol, 18-10-2020.

Humberto Costa

"Faltou generosidade política ao PT", disse Humberto Costa em entrevista ao UOL momentos antes de seguir, no Recife, para a inauguração do comitê eleitoral de seu filho Henrique Costa, candidato a vereador pelo mesmo partido.

União da esquerda

"Qual a necessidade de ter candidato em todo Brasil, de Leste a Oeste, quando [o PT] poderia ser mais generoso em alguns lugares e construir um caminho melhor para 2022? Acho que quiseram transformar essa eleição em algo muito difícil. Deveríamos ter uma campanha nacionalizada contra Bolsonaro, juntar toda esquerda. Não acho que houve disposição do PT para seguir esse caminho” – Humberto Costa, senador –P T-PE – Portal Uol, 17-10-2020.

Polarização

“Há dois anos a política brasileira parecia dividida entre o petismo e aquilo que a ele se opunha, Jair Bolsonaro. Passou o tempo e tanto o capitão como Lula estão diante de um dilema: os candidatos do PT estão encalhados no Rio e em São Paulo, onde começou a fritura de Jilmar Tatto, e Bolsonaro terá que pensar duas vezes antes de entrar firme nas campanhas dessas duas cidades” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 18-10-2020.

Novo fogo

“A emboscada policial que matou 12 de uma “narcomilícia” apreendeu, entre as armas que carregavam, três metralhadoras. É uma novidade. Um passo a mais. Metralhadoras eram consideradas menos convenientes pela dificuldade de dirigir tiros mais precisos, nos confrontos. Sua utilidade estaria em ataques do tipo militar, os chamados assaltos. Se é isso que sua chegada prenuncia, não se sabe. Mas que trazem novidade, e para pior, é certo” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 18-10-2020.

Movimento feminista

"Infelizmente, existe esse movimento feminista. Muitas mulheres às vezes não são nem mulheres, para falar o português claro. E se levantam contra porque coisas que homens” – Robinho, ex-jogador do Santos – O Estado de S. Paulo, 17-10-2020.

Vaquinha

“O governador João Doria (PSDB) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) articulam uma espécie de “vaquinha” entre entes da Federação para garantir a aquisição em massa da vacina chinesa (coronavac) contra a covid-19, caso não haja ajuda federal. A ideia é passar o chapéu via consórcios de governadores da região amazônica, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e também entidades de municípios, sem ajuda de Jair Bolsonaro. Doria, Randolfe e o secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, terão audiências em Brasília na próxima semana” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 17-10-2020.

Estica…

“O temor é de que Eduardo Pazuello insista em um calendário de vacinação considerando apenas o imunizante de Oxford (governo federal)” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 17-10-2020.

…e puxa

“O conselho de secretários reagiu, como a Coluna antecipou, e pediu inclusão da Sinovac (governo de São Paulo)” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 17-10-2020.

Será?

“Elcio Franco, secretário executivo do ministério, recuou: não descarta a compra da chinesa. Mas, mesmo assim, para os envolvidos nas negociações, nada ainda é certo” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 17-10-2020.

Crime

“Enquanto isso, a epidemia de “fake news” sobre as vacinas, principalmente a chinesa, rola solta” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 17-10-2020.

Chico Stone

“Assim como a cruzada de pernas de Sharon Stone no filme “Instinto Selvagem” entrou para a história do erotismo cinematográfico, o vídeo do traseiro endinheirado do senador Chico Rodrigues entrará para a história da nova moralidade política, aquela que surgiu no rastro da campanha de Jair Bolsonaro, tendo como passistas Fabrício Queiroz e governador Wilson Witzel” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 18-10-2020.

Rouboceno

“Não quero ser injusta com o Rio de Janeiro. André do Rap anda rindo à toa no Paraguai; garimpeiros, grileiros e madeireiros avançam sobre a Amazônia e políticos continuam forrando as cuecas com lobos-guarás. A diferença é que, por aqui, o latrocínio virou arte. Enquanto o mundo adentra o antropoceno, era geológica marcada pela força tectônica da humanidade, o Brasil encara o rouboceno, sem nenhuma perspectiva de guinada” – Fernanda Torres, atriz e roteirista – Folha de S. Paulo, 18-10-2020.

Questão vital

“Os saberes ancestrais são hoje reconhecidamente valiosos para a nova bioeconomia e a criação de empregos verdes. No contexto atual da pandemia, é importante não esquecermos a contribuição essencial de nossos indígenas da Amazônia para a saúde do homem e, agora, para a luta contra a Covid-19, uma vez que a região oferece ao mundo princípios ativos fundamentais para o seu tratamento” – Mario Christian Meyer, fundador do Programa Internacional de Salvaguarda da Amazônia para o Desenvolvimento Sustentável, professor suíço-brasileiro foi membro, em 1992, da delegação oficial do Estado do Amazonas na cúpula de chefes de estado da ECO-92 – O Estado de S. Paulo, 19-10-2020.

O legado à ciência ocidental

"A Amazônia e os índios já legaram à ciência ocidental e à indústria muitos princípios ativos essenciais, a exemplo da guaranina, da emetina, artemisinina ou, ainda, como a pilocarpina, e o captopril, comercializados por dois dos cinco maiores laboratórios farmacêuticos do globo. Na Amazônia, certamente estão muitas respostas que a medicina precisa para curar os males que afligem a humanidade. Sem falar dos trilhões gerados pela borracha…" – Mario Christian Meyer, fundador do Programa Internacional de Salvaguarda da Amazônia para o Desenvolvimento Sustentável, professor suíço-brasileiro foi membro, em 1992, da delegação oficial do Estado do Amazonas na cúpula de chefes de estado da ECO-92 – O Estado de S. Paulo, 19-10-2020.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV