02 Setembro 2020
A união de franciscanos/as e jesuítas na "Revolução Laudato Si' Brasil" insere-se em um movimento internacional – a “Laudato Si’ Revolution” – e reveste-se de um grande simbolismo, por aproximar os carismas e as forças dos dois grandes santos fundadores – Francisco e Inácio – que se refletem na imagem do Papa Francisco que personifica os dois, enquanto jesuíta escolhendo o nome de Francisco.
A informação é do Observatório Luciano Mendes de Almeida – OLMA.
Tal união propõe uma “revolução” que incorpora uma profunda mudança de paradigma no relacionamento com a Terra, nossa “casa comum”; em defesa dos pobres e excluídos, concebendo-os como interlocutores e não apenas destinatários; em defesa dos povos indígenas e outras minorias; e, enfim, em defesa da democracia e contra todo tipo de autoritarismo.
Para os idealizadores da união entre franciscanos/as e jesuítas, a “Revolução Laudato Sí” está alinhada em dois caminhos vigorosos movidos por duas espiritualidades que são intensamente convergentes. “Desde o Santo de Assis e o Santo de Loyola, até nossos dias, existe algo de muito profundo que interconecta estes dois caminhos e as práticas que lhes são inerentes, em um natural enriquecimento mútuo. A família inaciana e a família franciscana se percebem unidas, especialmente, no cuidado com os dons da criação, com a casa comum e com a construção de relações justas e respeitosas”, explicam.
À frente da organização da Revolução Laudato Si' Brasil estão o Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia da Conferência da Família Franciscana no Brasil (Sinfrajupe), o Observatório Luciano Mendes de Almeida (OLMA), articulador da Rede de Justiça Socioambiental dos Jesuítas, e o Movimento Católico Global pelo Clima. São parceiros o programa MAGIS Brasil e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
Revolução Laudato Si' Brasil (Foto: Divulgação/OLMA)
Leia mais
- “Esse não é o momento de nos fecharmos, mas sim de sairmos”. Franciscanos lançam campanha pela Revolução Laudato Si’
 - Laudato Si' - Cinco anos - e a Covid 19. É um mal antropogênico, não um mal natural, que possui paralelos com as mudanças climáticas. Entrevista especial com Celia Deane-Drummond
 - Semana Laudato Si' - Cinco anos de Ecologia Integral
 - Laudato si’ e Covid-19: ainda é possível cantar louvores diante de tanto sofrimento?
 - Laudato Si’. Francisco evoca Francisco de Assis
 - “Já passou da hora de pôr em prática a Laudato si’”
 - “Há um fenômeno Laudato Si’ na opinião pública”. Entrevista com Bruno-Marie Duffé
 - Aniversário da Laudato Si’: uma oportunidade para denunciar, defender, agir
 - “Laudato si’ pelas nossas irmãs abelhas”: 20 de maio é o seu dia mundial
 - “A Laudato si’ não foi suficiente. Vaticano precisa priorizar as mudanças climáticas”
 - Semana Laudato Si’: Construir um mundo melhor juntos – Vídeo