É possível ordenar mulheres ao sacerdócio católico, diz nova participante do conselho financeiro vaticano

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Agosto 2020

A professora de direito Charlotte Kreuter-Kirchhof, recentemente nomeada pelo Papa Francisco como membro do grupo de alto escalão que supervisiona as finanças vaticanas, disse, em 10 de agosto, considerar possível que mulheres sirvam como membros do clero da Igreja Católica e ocupem cargos superiores dentro da burocracia da Santa .

A reportagem é publicada por Katholische Nachrichten-Agentur, 10-08-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

“A meu ver, muita coisa é possível nessa área”, contou ela ao sítio eletrônico católico katholisch.de em entrevista. [1] “Há debates acalorados acontecendo, neste momento, na Igreja sobre isso”.

Moradora de Duesseldorf, Kreuter-Kirchhof é uma das seis mulheres que Francisco nomeou para compor o Conselho de Economia, do Vaticano. O papa criou o grupo em 2014 para supervisionar as atividades financeiras tanto do Estado da Cidade do Vaticano quando dos dicastérios (departamentos) da Santa .

Anteriormente o conselho chegou a contar apenas com homens em seu quadro.

Kreuter-Kirchhof, presidente da Associação Hildegardis, que apoia as mulheres na educação acadêmica e na formação para o trabalho, disse na entrevista que vê sinais animadores de um protagonismo feminino na Igreja Católica alemã.

“Em muitas dioceses, as mulheres estão assumindo tarefas centrais e dando uma contribuição substantiva para a viabilidade futura da nossa Igreja”, disse ela.

Kreuter-Kirchhof descreve a nova nomeação para o Conselho de Economia como um “sinal claro da cooperação buscada entre os bispos, padres e leigos/as, bem como da cooperação entre homens e mulheres”. A composição dos membros deste conselho reflete uma união que tem preparado a Igreja para o futuro, afirmou a entrevistada.

As seis novas participantes incluem uma outra alemã, além de Kreuter-Kirchhof: a presidenta da Associação Nacional dos Bancos Cooperativados da Alemanha, Marija Kolak, de Berlim.

As outras quatro membras do conselho vêm da Espanha e do Inglaterra. O grupo inclui ainda um leigo, um italiano e oito prelados. O cardeal alemão Reinhard Marx permanece na coordenação do conselho.

 

Nota:

[1] Entrevista, em alemão, disponível aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É possível ordenar mulheres ao sacerdócio católico, diz nova participante do conselho financeiro vaticano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU