Como as mudanças no uso da terra afetam a disseminação de doenças entre animais e pessoas?

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • A sombra tenebrosa do bolsonarismo. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Uma contribuição para uma teologia do sacerdócio a partir da tradição afonsina

    LER MAIS
  • A metáfora empregada pelo professor Anselm Jappe, no Ciclo de Estudos Decálogo do Fim do Mundo, evidencia a sanha destruidora de uma sociedade capitalista que pode sentenciar seu próprio fim

    “Estamos num barco sem combustível e arrancando madeiras do casco para alimentar as caldeiras”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


05 Junho 2020

"A maioria dos novos vírus e outros patógenos que surgem nos seres humanos são transmitidos por outros animais, como no caso do vírus que causa o COVID-19", escreve Henrique Cortez[1], jornalista, ambientalista e editor da revista eletrônica EcoDebate, em artigo publicado por EcoDebate, 04-06-2020.

Eis o artigo.

Uma revisão recente publicada na Mammal Review examina como as mudanças no uso da terra – como desmatamento, urbanização e conversão para agricultura – afetaram a transmissão de novos vírus e outros patógenos.

A revisão constatou que as mudanças no uso da terra causam mudanças no comportamento dos animais, o que afeta o surgimento de doenças em seres humanos de uma variedade de animais, incluindo roedores, gado e outros mamíferos. No entanto, muitos hospedeiros, patógenos e impactos das mudanças no uso da terra, além da urbanização, foram sub-estudados.

Os autores da revisão pedem mais pesquisas para ajudar a prever como novas doenças surgem e se espalham em resposta a mudanças no uso da terra.

“Destacamos grandes lacunas em nossa compreensão de como a mudança no uso da terra afeta a propagação de doenças de mamíferos para seres humanos em termos de como os principais hosts, como morcegos, são afetados, e como importantes mudanças no uso da terra, como a agricultura, impactam a natureza. mamíferos e sua interação com o gado ”, disse o co-autor Orly Razgour, PhD, da Universidade de Exeter, no Reino Unido. “Há uma necessidade urgente de mais estudos que vinculem a ecologia animal e as respostas às mudanças no uso da terra com a ecologia de patógenos e a disseminação de doenças”.

 

Referência:

White, R.J. and Razgour, O. (2020), Emerging zoonotic diseases originating in mammals: a systematic review of effects of anthropogenic land-use change. Mam Rev. doi:10.1111/mam.12201.

 

Nota:

[1] Com informações da Universidade de Exeter.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como as mudanças no uso da terra afetam a disseminação de doenças entre animais e pessoas? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV