Bolsonaro esconde Mandetta em coletiva com outros cinco ministérios e acirra conflito

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

31 Março 2020

O governo federal escondeu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na coletiva de imprensa para divulgação dos dados sobre o coronavírus. Nesta segunda-feira (30), o chefe da pasta teve que dividir o tempo e espaço com outros três ministérios, Defesa, Casa Civil e Cidadania, além da Advocacia Geral da União (AGU).

A reportagem é de Igor Carvalho, publicada por Brasil de Fato, 30-03-2020.

Escondido, Mandetta falou por apenas 13 minutos, tempo distante das quase duas horas que teve coletiva de imprensa da última sexta-feira (27). Após o pronunciamento dos ministros, as perguntas dos jornalistas se concentraram no ministro da Saúde, que não negou o clima ruim com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“As tensões são normais, até pelo tamanho dessa crise. Seria pequeno da minha parte, achar que esse (briga com presidente) é um grande problema. Não vamos perder o foco, o foco é o coronavírus”, explicou Mandetta.

Quando perguntado sobre a possível demissão do ministro da Saúde, Walter Braga Netto, chefe da Casa Civil, negou, mas fez uma ponderação. “Não existe essa ideia de demissão do ministro Mandetta. Vamos deixar claro, essa hipótese não existe. No momento”. Após a resposta, Mandetta retrucou. “Vamos lá, em política, quando um fala ‘não existe’, outro já diz ‘existe’.”

Mesmo com pouco tempo de fala durante a coletiva, Mandetta manteve sua postura anti-Bolsonaro, quando o assunto é o isolamento da população e afirmou que sua pasta mantém a orientação. "O Ministério da Saúde mantém seu posicionamento sempre científico e técnico.”

Durante coletiva na última sexta-feira, Mandetta bateu de frente com Bolsonaro e alguns de seus principais apoiadores, os empresários. O ministro chegou a ironizar os protestos convocados para apoiar o presidente. "Daqui duas ou três semanas, os mesmos que fizeram uma carreata de apoio, serão os mesmos que estarão em casa.”

Números

Após a coletiva dos ministros, o Ministério da Saúde confirmou os dados sobre o coronavírus no país. De acordo com a pasta, são 4.579 casos de pessoas contaminadas pelo vírus e 159 mortes em decorrência da doença. Em 24 horas, foram 23 novos óbitos.

Em relação ao número de infectados, o Brasil teve uma alta de 8% em relação ao domingo (29), quando tinha 4.256 doentes. São Paulo segue puxando a fila dos infectados, com 1.517 infectados, seguido pelo Rio de Janeiro, com 657 casos e Ceará, com 372 pessoas que estão contraíram a covid-19.

Ao todo, quinze estados da União já registraram ao menos um óbito e São Paulo também lidera no número de mortes (113), depois vem Rio de Janeiro (18), Pernambuco (5), Ceará (5), Piauí (3) e Rio Grande do Sul (3). Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina tiveram uma morte.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolsonaro esconde Mandetta em coletiva com outros cinco ministérios e acirra conflito - Instituto Humanitas Unisinos - IHU