40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 27º dia

Foto: Ibama

22 Setembro 2019


 

 

Dia 27 de Navegação - 22 de Setembro
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva. 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

“Escutai, os que esmagais o pobre, que excluís os humilhados do país! 10 5 “Quando vai passar a festa da lua nova – dizeis –, para negociarmos a mercadoria? Quando vai passar o sábado, para expormos o trigo, diminuir as medidas, aumentar o peso, utilizar balanças mentirosas, 6 comprar o fraco por dinheiro, o indigente por um par de sandálias, para negociarmos até o farelo do trigo.” 7 Por causa do convencimento de Jacó o Senhor jura: “Jamais me esquecerei de tudo o que essa gente faz”. Amós 8,4-7.

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Muitos gestos do Papa Francisco incomodam os poderosos porque, em muitos casos, questionam sua ética e o modo como acumularam às custas da dor e do sofrimento de tantos milhões de pessoas. O Santo Padre até denunciou que esse sistema mata, não dá mais. É necessária uma mudança radical, ou seja, a partir da raiz, desse sistema que produz uma desigualdade insustentável e que está querendo tirar os bens da criação na Amazônia. Sem nenhum escrúpulo, eles destroem tudo para extrair as riquezas deixando a morte como rastro, e pouco ou nenhum benefício para aqueles que vivem lá que terminam em miséria ou ligados a vários problemas sociais que vêm com a maioria das iniciativas extrativistas. Não pode ser generalizado, é verdade, mas em muitos casos é assim. Diante da destruição permanente na Amazônia por interesses de muito poucos que têm muito e só querem acumular mais, e a aparência permissiva de muitos governantes, o Senhor jurou que nunca esquecerá essas ações, como diz a leitura.

 

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

 

Citação para fechar a meditação

Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora Se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano. Laudato Sí', 241.

 

Leia mais