Greve Global pelo Clima mobiliza cidades no Brasil e no mundo

Mais Lidos

  • O que a história da foto falsa gerada por supercomputadores nos ensina. Artigo de Paolo Benanti

    LER MAIS
  • “A inteligência artificial será como um novo módulo inconsciente do nosso cérebro”. Entrevista com Andy Clark

    LER MAIS
  • Gaël Giraud: economista, matemático, teólogo. Trabalhava para o governo de Paris, era o menino prodígio dos bancos e agora querem amordaçá-lo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Setembro 2019

A Greve Global pelo Clima ocorrerá no Brasil e em outros 130 países, com mais de mil cidades com manifestações organizadas pelo mundo em defesa do meio ambiente. Além da greve e manifestações no dia 20, ocorrerão também uma série de debates sobre o tema durante esta semana, como os organizados pela Coalização pelo Clima, que também estará presente no ato paulistano, às 16 horas, no MASP.

A reportagem é de Ronnie Aldrin Silva, publicado por Fundação Perseu Abramo - FPA, 16-09-2019.

O evento mundial decorre da iniciativa da jovem sueca Greta Thunberg, postulante ao prêmio Nobel da Paz e ganhadora de diversos prêmios por sua militância ambiental. A pauta principal é a justiça ambiental para o ser humano, sendo o combustível fóssil identificado como um dos principais causadores do aquecimento global.


A jovem Greta participa de manifestação em Nova York. Foto: Manuel Elias | ONU

Não são poucos os avisos científicos e empíricos à população mundial e às autoridades governamentais e grandes corporações de um possível colapso ecológico global caso práticas efetivas de reparação do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável não sejam adotadas por todos. Isso levou vários cientistas a afirmar que estamos em meio à sexta extinção em massa da história da vida na Terra.

Especialmente no Brasil, esta mobilização serve também como resposta às nocivas práticas ambientais do atual governo, permissivas e estimuladoras da degradação do meio ambiente, em especial à Amazônia e seus povos originários.

Também se somarão ao evento global outras pautas relativas aos direitos sociais e trabalhistas, com atos e paralisações organizados pela CUT e outras centrais sindicais, bem como por uma variedade de movimentos sociais. Em Seattle, nos EUA, trabalhadores da Amazon farão greve contra as políticas ambientais da empresa. Em Nova York, todos os alunos das mais de 1.700 escolas públicas da cidade tiveram sua ausência escolar autorizada pela prefeitura para poderem participar do evento.

A greve ocorrerá em diversas cidades do Brasil e do mundo no próprio local de trabalho no período matutino, e em atos no período da tarde. Por meio do site globalclimatestrike é possível identificar os locais de grande parte dos eventos, bem como organizar um em sua cidade.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Greve Global pelo Clima mobiliza cidades no Brasil e no mundo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU