40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 19º dia

Índia no rio Amapá | Foto: Ricardo Stuckert

14 Setembro 2019


 

 

Dia 19 de Navegação - 14 de Setembro
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva. 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

"(...) Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele." João 3, 13-17.

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Este Sínodo nos torna sensíveis ao profundo amor de Deus pelo mundo e pela vida, e quanto temos sido incapazes de abraçar esse amor para encarna-lo como sociedade. No entanto, em tantos lugares, de maneira constante e diária, esse amor se faz presente e eficaz no pequeno e no silencioso; na vida das comunidades, na entrega dos servos da Igreja, no amor de uma mãe pelos filhos, na beleza da criação presente em todas as criaturas, em sinais de fé e esperança que, embora passem despercebidos, estão lá, tecendo uma trama de sentido e de Reino no meio dessa realidade quebrada da Amazônia. Lá reconhecemos o amor de Deus que ainda está presente, dando vida e superando o que causa a morte. Acreditamos no Jesus da vida que surge como um sinal que abre sempre novos horizontes e, com Ele, o mundo será salvo junto com a ajuda de todos os defensores da vida que tecem na trama diária aquela outra possível Amazônia, aquele outro mundo possível, o Reino.

 

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

 

Citação para fechar a meditação

Missa acerca do mundo. Teilhard de Chardin: Jesus, oculto sob os poderes do mundo, você se tornou tudo verdadeira e fisicamente para mim, tudo ao meu redor, tudo em mim. Quero agora consumir em uma única aspiração a embriaguez do que já possuo e a sede pelo que ainda me falta.

 

Leia mais