Amazônia. “A caça às terras aterroriza um milhão de indígenas”, denuncia arcebispo de Porto Velho

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Agosto 2019

Após o apelo do Conselho Episcopal da América Latina, agora é a vez das conferências nacionais da América Latina fazerem ouvir seu grito de alarme por causa das queimadas.

A informação é de Lucia Capuzzi, publicada por Avvenire, 24 de agosto de 2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

"Muitas vezes, quando visito as comunidades, os irmãos indígenas me dizem: ‘Padre, eu me pergunto se iremos nos ver de novo, não sabemos se chegaremos até amanhã’. As recentes políticas assustam os índios. As queimadas são o clímax de uma série de práticas criminosas". Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, Rondônia, está na frente de combate aos incêndios que assolam a Amazônia há duas semanas. “E o seu povo. A floresta não é um espaço vazio. É a casa de quase um milhão de indígenas brasileiros", ressalta o presidente do Conselho Missionário Indígena (Cimi) da Conferência Episcopal Brasileira.

"As queimadas, infelizmente, não são uma prática nova. São a base da grilagem, a apropriação de terras. Os grileiros, a serviço de grandes proprietários, usam o fogo para expulsar os moradores. Depois que a terra foi ‘liberada’, fazem documentos falsos para que os latifundiários possam ocupá-la. Desta vez, no entanto, o problema se tornou uma emergência por dois motivos". Primeiro, segundo o bispo de Porto Velho, o governo cortou os recursos para os órgãos encarregados de proteger a Amazônia.

"Depois existe um fato ainda mais graves: os grileiros se sentem apoiados pelas declarações irresponsáveis ​​do governo, ressalta o arcebispo de Porto Velho. Isso fez com que as invasões aumentassem exponencialmente: aqui em Rondônia, a terra indígena dos Karipuna, já legalmente devolvida aos índios, sofreu 9 invasões desde janeiro. Diante do drama, a Igreja, como disseram os bispos brasileiros, tem o dever de levantar a voz em defesa da Amazônia, coração da nossa casa comum".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Amazônia. “A caça às terras aterroriza um milhão de indígenas”, denuncia arcebispo de Porto Velho - Instituto Humanitas Unisinos - IHU