• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Alemanha. Milhares de educadores religiosos fazem um chamado para repensar os ensinamentos sobre sexualidade

Imagem: Theodoranian | Wikicommons

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • O massacre no Rio. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

05 Julho 2019

Tendo em vista o processo sinodal da Igreja alemã, uma organização representada por milhares de educadores religiosos na Alemanha está fazendo um chamado para a Igreja Católica reconsiderar seus ensinamentos sobre moralidade sexual, mais especificamente sobre homossexualidade. Os bispos estão dispostos a irem tão longe, como os leigos, educadores religiosos, querem? É difícil imaginar como eles poderiam.

A reportagem é de Robert Shine, publicada por New Ways Ministry, 03-07-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A Associação de Professores Católicos de Educação Religiosa, que representa 70 mil professores católicos nas escolas estatais, publicou sua carta antecipando o processo sinodal anunciado pelos bispos alemães no último ano.

Logo da Associação de Professores Católicos de Educação Religiosa

Uma das três principais áreas na pauta é a moralidade sexual. A Associação escreveu que as impressões dos estudantes sobre a Igreja são bastante negativas, visões que emergem “do poder supercarregado em autoimagens sacerdotais clericalistas, da demonização da sexualidade, do tabu da homossexualidade e do ostracismo de divorciados recasados”. O portal La Croix International noticiou o pedido:

“Os professores insistem que a desajeitada e pesada linguagem da teologia urgentemente necessita de reformulação a partir de uma ‘educação religiosa compreendida pelos valores comunicacionais, não apenas impondo de cima para baixo...’”.

“Eles também acreditam que a Igreja precisa repensar questões de moralidade sexual, particularmente a questão da homossexualidade, e precisa com urgência ‘olhar honestamente para suas próprias filas’ com atenção à sexualidade e a possibilidade de diferentes relacionamentos”

“’Infelizmente, os alunos não podem mais encontrar na Igreja oficial e no modo em que ela se comporta aquilo que nós lhes ensinamos, que são as palavras ditas por Cristo e a forma que ele viveu na terra, proclamando que sua mensagem central é o Reino de Deus’, disse Gabriele Klingberg, diretora da Associação de Professores Católicos”.

Muitos clérigos alemães ecoaram o chamado dos educadores para reforma. O cardeal Reinhard Marx disse que a Igreja necessita considerar seus ensinamentos sobre sexualidade e homossexualidade como parte dos esforços maiores para reforma. Antes do verão europeu, Julia Knop dirigiu-se aos bispos alemães, dizendo-lhes que, em vista da crise dos abusos sexuais do clero, o "agora era impossível de negar o elo destrutivo [entre] o poder, o celibato e a moralidade sexual na Igreja". Ela estava certa que "o problema não eram os homens gays no sacerdócio, mas os ensinamentos problemáticos da igreja sobre a sexualidade", relatou a La Croix International.

Outra voz, dom Heiner Wilmer, SCI, de Hildesheim, chamou para uma “nova teologia” na Igreja. La Croix Internacional compartilhou:

O bispo lamentou que no último século a Igreja “resvalou” na forma de proclamar o Evangelho, levando as pessoas a ver simplesmente uma instituição centrada na moralidade sexual.

"Nós permitimos que a Igreja se deteriorasse em uma instituição moral focada no que pode ou não acontecer debaixo dos lençóis", disse ele, ao mesmo tempo em que enfatiza que o sexto mandamento não é o único mandamento.

Wilmer disse que a mensagem de Jesus Cristo “não foi primordialmente moral”, mas objetivava libertar e redimir os seres humanos.

“No Evangelho de São Mateus ele não fala ‘se vocês se juntarem, serão a luz do mundo’ ou ‘se estiverem conforme as normas sexuais, vocês serão o sal da Terra’. Ele usou o indicativo e não o condicional ou imperativo, e disse ‘Vocês são o sal da Terra e a luz do Mundo como vocês são’”, disse o bispo.

Mas alguns membros da Igreja têm se agarrado em atitudes desatualizadas. O padre Romano Christen, que está à frente da formação dos padres da arquidiocese de Colônia, recentemente descreveu a homossexualidade como o “resultado de (sub) desenvolvimento psicológico” resultando em um “complexo de inferioridade de gênero”. O Amor entre o mesmo gênero seria a “procura narcisista” e uma “fixação no prazer” para “satisfazer sua auto piedade”, relatou o diário Spiegel. Christen também promove terapia de conversão.

O caminho que a igreja alemã tomará é incerto. Os bispos expressaram seus desejos para repensar seriamente os desafios dos dias atuais e afirmaram a necessidade do envolvimento dos leigos. Os bispos estão dispostos a irem tão longe, como os leigos, educadores religiosos, querem? É difícil imaginar como eles poderiam. E ainda,o  papa Francisco encorajou os bispos para deixarem o Espírito Santo liderar, então talvez haja esperança.

Leia mais

  • Carta do Papa aos bispos alemães provoca diferentes respostas
  • A carta do Papa à Igreja alemã. Um comentário
  • Bispo alemão afirma que somente uma nova teologia pode salvar a Igreja
  • Bispos alemães contra a Igreja imóvel do papa. Artigo de Marco Marzano
  • Teólogos repreendem bispos da Alemanha sobre reforma da Igreja
  • Bispos alemães: Papa deixa embaçada a questão da intercomunhão
  • A Igreja precisa discutir seriamente o celibato, o papel das mulheres e a moral sexual, afirma Cardeal Marx
  • Intercomunhão: ''É um sinal de apoio ao caminho ecumênico comum''. Entrevista com Johannes Oeldemann
  • "Não existe apenas o sexto mandamento", constata bispo alemão
  • Cardeal adverte que os dados oficiais de abuso são somente a “ponta do iceberg”
  • ''Os jovens me dirão como ser bispo.'' Entrevista com Heiner Wilmer
  • Ano do coração ferido. Entrevista com Heiner Wilmer
  • O Papa aos bispos: não ao clericalismo; ele provoca abusos sexuais e de poder
  • Um liturgista alemão culpa as “fantasias de poder” da missa pela crise de abusos
  • Abusos sexuais na Igreja Católica: o princípio do fim da hipocrisia
  • Francisco ordena que sejam denunciados os abusos clericais em todo o mundo e empodera arcebispos para fazerem investigações
  • A hierarquia e a necessidade de uma ''cultura da vulnerabilidade''
  • Uma igreja cansada e ainda mundana
  • O Papa Francisco trata de temas que já não importam mais a ninguém. E por isso incomoda

Notícias relacionadas

  • Seria Ratzinger contrário à proposta de intercomunhão dos bispos alemães?

    LER MAIS
  • Congregação para a Doutrina da Fé não autoriza intercomunhão defendida pelos bispos alemães

    LER MAIS
  • Líder dos bispos alemães pede maior transparência nas finanças diocesanas

    LER MAIS
  • O que leva os alemães a deixar a Igreja Católica?

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados