Tornar-se cristãos. Reflexão de José Tolentino Mendonça

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Julho 2019

Paulo nos obriga a manter uma distância crítica do naturaliter christianus do qual falava Tertuliano. Não, Paulo não é espontaneamente cristão, nem o somos nós. Ele chega ao cristianismo em uma dramática reviravolta, quando nada o fazia prever, o que envolveu uma inversão total de seu destino. Não é por acaso que Lucas o descreve como "caído por terra" (Atos 22: 7), atingido por uma cegueira funcional (como se tivesse que voltar a aprender o que significa ver) e guiado por outros, pela mão (Atos 22:11); ou que sua própria história o torna objeto de surpresa e desorientação: "Aquele que outrora nos perseguiu, anuncia agora a fé que antes destruía" (Gal 1:23), diziam os cristãos da Judeia.

O comentário é do arcebispo português José Tolentino Mendonça, arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, publicado por Avvenire, 29-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

O cristianismo em Paulo começa com a necessária operação de instauração, ou re-instauração, do sujeito crente. Assim, a lição de Paulo é que não somos cristãos, mas nos tornamos cristãos, e isso nos obriga a romper com o conformismo teológica de um cristianismo como fato dado, que é simplesmente dado como garantido. O oposto é verdadeiro: com Paulo, o ato de crer é regulado e moldado por uma experiência de transformação.

Como ele mesmo escreve na Segunda Carta aos Coríntios: "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem" (2 Co 3:18).

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tornar-se cristãos. Reflexão de José Tolentino Mendonça - Instituto Humanitas Unisinos - IHU