Teólogo Tomáš Halík entrega ao papa carta pedindo reformas

Teólogo Tomáš Halík. Foto: lidovky.cz

Mais Lidos

  • Após uma catástrofe, existem três caminhos, explica um dos criadores do termo resiliência: continuar como antes, votar em um ditador que promete segurança ou evoluir e renascer

    “Não se pode debater com fanáticos como Trump. Se você não pensa como ele, você é um idiota”. Entrevista com Boris Cyrulnik, neuropsiquiatra

    LER MAIS
  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS
  • Sobre a possibilidade de um golpe de Estado. Artigo de Jean Marc von der Weid

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

01 Março 2019

O padre e teólogo tcheco Tomáš Halík se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano na última quarta-feira, 27, e apresentou a ele uma carta elogiando o papa pelos seus esforços para reformar a Igreja Católica e pedindo o estabelecimento de uma visão clara do futuro.

A reportagem é de Tom McEnchroe, publicada em Radio Praha, 27-02-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A carta recebeu o apoio de quase 75.000 signatários, incluindo 2.500 professores de teologia e figuras públicas de todo o mundo. Halík disse ao site Aktualne.cz que as opiniões sobre o atual papel da Igreja Católica foram coletadas junto a todos os signatários e agora estão sendo publicadas em vários idiomas. Ele também disse que foi criada uma rede intercontinental de teólogos pronta para conceber e implementar impulsos de reforma.

Pe. Tomáš Halík em encontro com o Papa Francisco (Foto: Radio Praha)

Vencedor do Prêmio Templeton, Halík, 71 anos, tem se envolvido ativamente na doutrina teológica da Igreja Católica desde os anos 1990.

Nota de IHU On-Line: Entre os vários livros de Halík publicados em português, pode ser conferido Paciência com Deus. Oportunidade para um encontro, São Paulo: Edições Paulinas, 2017, 5a. edição.

Leia mais