EUA e os abusos. Sete dias de retiro para bispos com o padre Cantalamessa

Mais Lidos

  • Um degelo sino-americano glacial. Artigo de Francesco Sisci

    LER MAIS
  • Suécia paralisa seu plano de digitalização das escolas

    LER MAIS
  • O que junho de 2013 ainda ensina, 10 anos depois

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

24 Outubro 2018

A convite do Papa Francisco, a Conferência Episcopal anunciou a Semana de oração e reflexão de 2 a 8 de janeiro, em Chicago. O pregador da Casa Pontifícia orientará o retiro.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 23-10-2018. A tradução é de Graziela Wolfart.

Sete dias de oração e reflexão, de 2 a 8 de janeiro de 2019, guiados pelo pregador da Casa Pontifícia, o frei capuchinho Raniero Cantalamessa. É um retiro espiritual, a convite do Papa Francisco, ao qual foram chamados todos os pastores dos Estados Unidos, devido à crise que vive a Igreja estadunidense pelos escândalos dos abusos sexuais de menores.

A notícia foi comunicada hoje ao meio-dia em Washington (seis da tarde em Roma) pela Presidência do episcopado estadunidense. “A convite do Papa Francisco, os bispos dos Estados Unidos – afirma o comunicado – se reunirão para um retiro espiritual que acontecerá no Seminário Mundelein da arquidiocese de Chicago. Os bispos se reunirão em oração e unidade por sete dias, de 2 a 8 de janeiro, como irmãos no episcopado”.

“O Papa gentilmente ofereceu o pregador da Casa Pontifícia, o padre Raniero Cantalamessa O.F.M., para o serviço de diretor do retiro – indicou o cardeal Daniel Di Nardo, arcebispo de Galveston-Houston e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos – e por isto lhe sou grato. Agradeço também ao cardeal Blase Cupich por seu gentil oferecimento para utilizar o campus do Seminário Mundelein como local para este retiro”.

O anúncio chegou depois do encontro entre o cardeal Di Nardo e o Papa no início deste mês. “O retiro acontecerá enquanto os bispos estadunidenses continuam com seu esforço para enfrentar a atual crise dos abusos sexuais. Em setembro deste ano, o Comitê administrativo da Conferência Episcopal anunciou um plano de ação que inclui um mecanismo de denúncia por parte de terceiros, normas de conduta para os bispos e protocolos para os bispos que renunciam ou são suspensos por causa dos abusos”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EUA e os abusos. Sete dias de retiro para bispos com o padre Cantalamessa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU