Fenômeno Bergoglio, já virou best-seller

Foto: Edgar Jimenez /Flickr

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Abril 2018

Buscar a santidade da vida cotidiana: não olhar para os modelos que parecem inatingíveis, mas para a "classe média da santidade", aqueles "que vivem perto de nós" e aos seus "pequenos gestos".

Este é o convite lançado pelo Papa Francisco com Gaudete et Exsultate, exortação apostólica "sobre a chamada à santidade no mundo contemporâneo." O título reporta-se ao discurso das bem-aventuranças "Exultai e alegrai-vos" (Mateus 05:12), para Bergoglio estrada-mestra para a santidade.

A reportagem é de Severino Colombo, publicada por Corriere della Sera, 27-04-2018.

O convite do Papa não caiu no vazio, a julgar pelo sucesso do livro. A exortação, a terceira de Bergoglio depois de Amoris laetitia (2016) e Evangelii gaudium (2013), tornou-se um imediato best-seller: na lista dos livros mais vendidos da semana (elaborada pela Nielsen BookScan) a ser publicada na próxima edição de "La lettura" supera os romances policiais de Alicia Giménez Bartlett e Maurizio de Giovanni, Stephen King e as Histórias de Ninar para garotas rebeldes.

O papa ocupa o primeiro lugar geral, na edição da Editora Paulina, e o terceiro na edição da San Paolo; o mesmo texto, dividido em cinco capítulos, também está presente no ranking de ensaios em três diferentes edições publicadas pelas Libreria Editrice Vaticana, Ancora e, mais uma vez, San Paolo. O preço é popular, varia entre 1,90 e 5,50 euros. E no site w2.vatican.va a exortação está disponível gratuitamente em sete idiomas, do árabe ao alemão.

Ao sucesso editorial de Gaudete et Exsultate junta-se aquele de Dio è giovane (Deus é jovem, Piemme), obra também presente na lista, pensada para as novas gerações: é um diálogo franco entre Bergoglio e o jornalista Thomas Leoncini em vista do Sínodo sobre a juventude e a fé, a ser realizado no Vaticano em outubro. Finalmente, do ponto de vista editorial, outras satisfações para o papa Francisco poderão advir do livro Dio è un poeta (Deus é um poeta, publicado na terça-feira pela Rizzoli), novamente uma conversa - com o sociólogo francês Dominique Wolton - sobre questões sociais e políticas, que para Bergoglio, como para Pio XI, são "uma das mais altas formas de caridade."

Leia mais