06 Junho 2017
Filme será modificado para abordar elementos referentes à decisão de Trump, diz revista 'Variety'. Para Al Gore, que conduz história, medida é 'imprudente e indefensável'.

A sequência do famoso documentário "Uma verdade inconveniente" incluirá a polêmica decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris contra a mudança climática, informou o site da revista especializada "Variety".
A produção, intitulada "An inconvenient sequel: Truth to power" ("uma sequência inconveniente: a verdade para o poder", em tradução livre), chegará às salas de cinema americanas em 28 de julho, mas o estúdio Paramount Pictures modificará o filme para incluir elementos referentes à decisão tomada por Trump.
"A montagem final abordará o que aconteceu", declarou Katie Martin, porta-voz do estúdio, em declarações ao site. Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, é novamente o condutor da história, que narra como se alcançou o Acordo de Paris, certificado em 2015.
'Imprudente e indefensável'
Para Gore, a decisão de Trump é "imprudente e indefensável", segundo indicou em um comunicado. "Debilita a posição dos EUA no mundo e ameaça prejudicar a capacidade da humanidade para resolver a crise climática a tempo. Mas não há dúvida: se o presidente não liderar, a população não o fará", acrescentou.
O novo documentário, dirigido por Bonni Cohen e Jon Shenk, fez parte do The New Climate, uma nova seção do Festival de Cinema Independente de Sundance, dedicada à reflexão e discussão sobre o meio ambiente. O filme inclui declarações de Trump como candidato à Casa Branca nas quais brincava sobre o aquecimento global.
No final de março, Trump assinou um decreto com o qual busca a independência energética do país e a criação de empregos, particularmente na indústria do carvão, às custas de começar a desmantelar o legado contra a mudança climática do seu antecessor, Barack Obama.
O presidente declarou ainda que a "guerra ao carvão" terminou, ao prometer o cancelamento de regulações do governo federal que, em seu julgamento, estão "matando empregos", e antecipar uma "nova revolução energética", centrada em fomentar a produção nacional e reduzir a dependência do exterior."Uma verdade inconveniente", dirigido por Davis Guggenheim, conquistou o Oscar de melhor documentário em 2006.
Leia mais
- Dez anos depois, filme "Uma Verdade Inconveniente" é atual
- Cardeais juntam-se às críticas a Trump por abandonar o Acordo de Paris
- EUA: decisão de sair do Acordo de Paris renova os chamados para a ação climática
- Nota do Observatório do Clima sobre saída dos EUA do Acordo de Paris
- Saída dos EUA do Acordo de Paris reflete pensamento de uma elite industrial decadente, diz professor da FGV
- Elon Musk deixa grupo de conselheiros de Trump após saída do Acordo de Paris
- Cinco efeitos globais da saída dos EUA do Acordo de Paris
- Estados Unidos impedem acordo sobre mudança climática e o Acordo de Paris no G7
- Trump deve retirar EUA do acordo sobre mudanças climáticas
- A guerra de Trump contra o meio ambiente é uma guerra contra os jovens e nascituros
FECHAR
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Sequência de 'Uma verdade inconveniente' incluirá saída dos EUA do Acordo de Paris - Instituto Humanitas Unisinos - IHU