06 Outubro 2026
"Neste aniversário da Constituição Federal de 1988, o horizonte se apresenta sombrio e preocupante. Avançam discursos e práticas que colocam os direitos humanos sob suspeita, enquanto interesses econômicos disputam terras, territórios, riquezas naturais e até corpos."
O artigo é de Roberto Liebgott, membro do Conselho Indigenista Missionário – Cimi, Regional Sul, publicado por CIMI, 05-10-2026.
Eis o artigo.
O dia 5 de outubro de 1988 ficou marcado na história do Brasil como a data da promulgação da chamada Constituição Cidadã. Depois de duas décadas de ditadura, a nova Constituição estabeleceu direitos fundamentais, garantias sociais e trabalhistas e liberdades democráticas. Também reconheceu a diversidade da sociedade brasileira e, de modo especial, os direitos dos povos indígenas, das comunidades quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais, assegurando o reconhecimento de seus diferentes modos de ser, viver, e sua relação própria com os territórios que tradicionalmente ocupam, dos quais dependem para a reprodução de suas vidas, culturas e identidades.
Ao longo de 38 anos, muitos desses direitos foram incorporados à vida social e política brasileira. Mas, ao mesmo tempo, fortaleceram-se as forças que se opõem a eles. Projetos de lei, decisões e interpretações jurídicas, disputas políticas e interesses econômicos passaram a tensionar, relativizar e, em alguns casos, buscar restringir garantias que pareciam consolidadas.
Neste aniversário da Constituição Federal de 1988, o horizonte se apresenta sombrio e preocupante. Avançam discursos e práticas que colocam os direitos humanos sob suspeita, enquanto interesses econômicos disputam terras, territórios, riquezas naturais e até corpos. O direito à vida, à dignidade e à existência de diferentes povos e grupos sociais passa, muitas vezes, a ser tratado como obstáculo ao lucro, à exploração e à acumulação.
Ao mesmo tempo, ressurgem, com força, preconceitos que a Constituição buscou enfrentar: o racismo, o machismo, a misoginia, a homofobia, a intolerância religiosa, e as mais diferentes formas de discriminação e exclusão. Aquilo que deveria ser motivo de vergonha passa, em determinados espaços, a ser dito em voz alta, defendido como opinião e até convertido em plataforma política.
Há também uma disputa em torno do próprio sentido da democracia. As eleições revelam uma sociedade profundamente atravessada por conflitos, desinformação, intolerâncias e diferentes projetos de país. O debate público passa a conviver com discursos que relativizam direitos fundamentais, atacam instituições e apresentam a exclusão de determinados grupos como suposta condição para garantir liberdade a outros.
É nesse terreno que a Constituição Cidadã permanece sendo desafiada. Seus direitos não estão assegurados apenas porque foram escritos no texto constitucional. Precisam ser reconhecidos, defendidos e concretizados todos os dias, sobretudo quando estão em ameaça os direitos dos povos indígenas e quilombolas, das mulheres, da população negra, das pessoas LGBTQIA+, dos trabalhadores, dos pobres e de tantos outros grupos historicamente marginalizados.
Por isso, celebrar os 38 anos da Constituição é também lembrar que a democracia não foi concluída. É uma construção permanente, feita de participação, memória, resistência e compromisso com a dignidade humana. E é justamente por isso que não podemos aceitar que direitos conquistados depois de décadas de luta sejam desmontados pouco a pouco, por dentro das próprias instituições que deveriam protegê-los.
Haveremos de resistir. Não porque os direitos estejam garantidos para sempre, mas porque serão os pobres, em seu cotidiano, os primeiros a sofrer as consequências da intolerância, da desigualdade e da falta de perspectiva de vida.
Hoje, mais do que nunca, a Constituição permanece sob o fio da navalha. De um lado, estão aqueles que defendem a democracia, os direitos humanos, a justiça social e o reconhecimento dos diferentes modos de vida. De outro, avançam projetos que pretendem concentrar riquezas, terras, poder e direitos nas mãos de poucos, enquanto transformam a pobreza e a exclusão em problemas individuais.
Caberá aos homens e mulheres que acreditam num outro mundo possível impedir que os direitos sejam transformados — como pretendem as elites dominantes — em privilégios de poucos. Defender a Constituição, neste momento, é defender a vida e a possibilidade de um país em que os direitos não sejam concessões de quem detém o poder, mas garantias efetivas para todas e todos.
Leia mais
- Direitos da população LGBTQIA+ na sociedade política: homossexuais, população trans, democracia e eleições de 2026. Entrevista especial com Berenice Bento e Lucas Bulgarelli
- 1º turno das eleições de 2026 é marcado por metamorfoses, tecnonepotismo e insatisfação. Entrevista especial com Tatiana Vargas-Maia e Ricardo Costa de Oliveira
- O heterogêneo campo da extrema-direita brasileira. Recusa à Constituição de 1988 e de lógicas democráticas pós-1945 une campos distintos. Entrevista especial com Jorge Chaloub
- São demais os perigos dessa vida, e dessas eleições, para o Brasil
- Os militares leem a Constituição como uma “licença para intervir”. Entrevista com Carlos Fico
- Gabriel Vilardi. Os povos indígenas e a defesa da natureza como titular de direitos na Constituição Federal: uma análise descolonial a partir de Ellacuría. Prefácio de Luis Ventura Fernández
- Lula versus Bolsonaro: a decisão dos eleitores brasileiros afetará a todos nós. Editorial do The Guardian
- 1º turno das eleições de 2026 é marcado por metamorfoses, tecnonepotismo e insatisfação. Entrevista especial com Tatiana Vargas-Maia e Ricardo Costa de Oliveira
- "O segundo round será uma partida tensa, com golpes baixos, e mais escândalos podem surgir”. Entrevista com Pablo Ortellado
- Uma vitória arrasadora da direita no Brasil
- Lula surpreendentemente acompanha o ritmo. O desafio agora gira em torno do futuro
- O nome Bolsonaro vence da prisão
- Novo Congresso impõe derrota à agenda ambiental enquanto Lula enfrenta difícil segundo turno
- Extrema direita se consolida como hegemonia e 2º turno exigirá ‘Lula do Velho Testamento’, avaliam analistas
- O candidato de extrema-direita Flávio Bolsonaro derrota Lula no primeiro turno das eleições no Brasil. Artigo de Bernardo Gutiérrez