24 Janeiro 2026
Segundo a mídia americana, ele foi usado como "isca" para prender o pai. Os dois estão detidos no Texas. O governo nega: "Nós o prendemos porque ele havia sido abandonado."
A informação é publicada por La Repubblica, 22-01-2026.
Um menino de cinco anos foi detido por agentes de imigração nos arredores de Minneapolis enquanto voltava da escola para casa e levado, junto com o pai, para um centro de detenção no Texas. Segundo relatos iniciais da mídia americana, o menino foi usado como isca para prender o pai.
Liam Ramos e seu pai foram presos na entrada de sua casa, informou o superintendente do Distrito Escolar de Columbia Heights em uma coletiva de imprensa. O menino não é o único abordado pelo ICE nas últimas duas semanas. Outras três crianças do mesmo distrito escolar foram detidas por agentes em um intervalo de poucos dias: dois jovens de 17 anos e uma menina de 10 anos.
A foto de Liam, usando um gorro de lã azul e uma mochila, cercado por policiais fortemente armados e mascarados, viralizou na internet, causando choque e indignação.
Agentes federais de imigração acompanham Liam Conejo Ramos, de 5 anos, até um veículo em frente à sua casa em Minneapolis, na terça-feira (Foto: Columbia Heights Public Schools).
A negação
O Departamento de Segurança Interna dos EUA negou que um menino de 5 anos tenha sido detido por agentes de imigração do ICE em Minneapolis. "O ICE não tinha como alvo uma criança. A criança foi abandonada", afirmou o departamento em uma publicação no X.
"Em 20 de janeiro, o ICE realizou uma operação direcionada para prender Adrian Alexander Conejo Arias, um imigrante indocumentado do Equador que havia sido liberado para os Estados Unidos pelo governo Biden", dizia o comunicado. Quando os agentes se aproximaram, "Conejo Arias fugiu a pé e abandonou seu filho. Para a segurança da criança, um de nossos agentes do ICE permaneceu com ele enquanto os outros agentes prendiam Conejo Arias."
Segundo as garantias, "os pais estão sendo questionados se desejam ser deportados juntamente com seus filhos ou se preferem que eles sejam colocados sob os cuidados de uma pessoa designada como segura". "Essa decisão está em consonância com as medidas de controle de imigração adotadas pela administração anterior", explica-se.
Leia mais
- Mais um assassinato em Minneapolis: será esta a gota d'água? Artigo de Sebastiaan Faber
- Minneapolis, Vance ataca a vítima: "Imunidade absoluta para o Agente Ice"
- Vídeo de mulher morta a tiros por agentes do ICE em Minneapolis refuta versão da Casa Branca: não foi "terrorismo" nem "ataque"
- Mais imigrantes estão morrendo sob custódia do ICE
- 'Nosso povo vive com medo': bispos dos EUA defendem migrantes em meio à repressão de Trump
- EUA: com poderes ampliados, agentes da polícia anti-imigração de Trump espalham terror
- O que vimos durante uma audiência do tribunal de imigração e prisão do ICE: o colapso da justiça na América
- Fissuras na máquina de deportação de Trump? Entrevista com Dara Lind e Omar Jadwat
- As novas restrições de Trump não deixam nenhum migrante a salvo: "Ser residente legal nos EUA é ser um cidadão de segunda classe"
- Por que o presidente Trump está tratando a imigração ilegal como sacrilégio? Artigo de Sam Sawyer
- Trump anuncia suspensão “permanente” da imigração de “países do terceiro mundo” após ataque de cidadão afegão à Guarda Nacional