Papa felicita jornal de esquerda progressista pelo seu 50º aniversário

Foto: indeciso42/Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Cosmovisão, cultura e território são peculiares a cada povo e não devem ser generalizados. Se algumas etnias foram colonizadas, outras resistem e lutam por sua autonomia, cultivando seus próprios sistemas jurídicos

    Os 115 povos originários colombianos: cosmologias diversas e pilares de vida para reconstruir o tecido social. Entrevista especial com Marcela Gutiérrez Quevedo

    LER MAIS
  • O país suspenso. Poder, desgaste e expectativa no Brasil que caminha em 2026. Artigo de Paulo Baía

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

16 Janeiro 2026

Leão XIV felicitou o jornal italiano La Repubblica pelo seu 50º aniversário. Em carta ao editor-chefe Mario Orfeo, o Papa destaca que o jornal, fundado em 1975, tem sede em Roma e, portanto, está "dentro da diocese papal". Ele elogia o jornalismo independente e afirma que essa liberdade também se aplica à cobertura de assuntos da Igreja. O jornal publicou a carta na quinta-feira.

A informação é publicada por Katholisch, 15-01-2026.

O Papa escreve: "Este é o propósito da liberdade de imprensa: que, apesar de todas as diferenças de opiniões, pontos de vista e culturas, ela atue sempre com transparência e correção, criando assim a possibilidade de debate que, desde que não seja hostil, contribua para o bem comum e a unidade da humanidade."

Ele continua: "O diálogo supera os conflitos e é o fundamento da paz. Desejo que vocês sempre construam uma comunicação livre e orientada para o diálogo, inspirada na verdade e sem preconceitos."

Contra o estreitamento do discurso

A liberdade de imprensa e o pluralismo de opiniões são preocupações que o Papa dos Estados Unidos enfatizou diversas vezes. Quatro dias após sua eleição, ele disse: "Conclamamos a todos a proteger o precioso bem da liberdade de expressão e de imprensa". E continuou: "Somente pessoas informadas podem tomar decisões livres".

Em 9 de janeiro, em seu primeiro discurso de Ano Novo aos diplomatas acreditados junto ao Vaticano, ele afirmou: "É lamentável constatar que, particularmente no Ocidente, o espaço para a verdadeira liberdade de expressão está sendo cada vez mais restringido". Uma "nova linguagem com conotações orwellianas" está se desenvolvendo. Em seu "esforço para ser cada vez mais inclusiva", ela leva à "exclusão daqueles que não se conformam às ideologias que a inspiram". Isso, por sua vez, leva a restrições à liberdade de consciência e afeta, por exemplo, médicos que se recusam a realizar abortos.

Eugenio Scalfari (1924-2022), editor fundador do jornal La Repubblica, causou polêmica durante o pontificado de Francisco ao relatar longos encontros com o Papa sem tomar notas, distorcendo assim parte do conteúdo. O jornal, que já foi o de maior circulação na Itália, está atualmente à venda para o grupo grego Antenna.

Leia mais