13 Janeiro 2026
Leão XIV recebeu a líder da oposição venezuelana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Corina Machado, no Vaticano nesta segunda-feira, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé.
A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 12-01-2026.
O Papa Leão XIV recebeu María Corina Machado, líder da oposição venezuelana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, no Vaticano nesta segunda-feira, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé. O nome da líder do principal movimento de oposição ao regime de Nicolás Maduro aparece no fim de uma longa lista de nomes recebidos pelo Papa em audiência nesta manhã.
Esta é a primeira aparição pública de Machado desde a captura e transferência de Maduro para os Estados Unidos em 2 de janeiro, após uma intervenção de um grupo de forças especiais americanas que resultou na morte de cerca de 100 pessoas, a maioria membros da guarda do líder deposto.
Machado, que após a intervenção ordenada por Donald Trump havia manifestado o desejo de retornar em breve à Venezuela para participar da transição política, adiou seus planos iniciais depois que o presidente americano indicou que a estratégia política que uniu as forças de oposição não contava com o respeito nem o apoio dos venezuelanos. Trump tem um encontro marcado com a política venezuelana em Washington esta semana.
La imagen te del día. La líder venezolana y Premio Nobel de la Paz, María Corina Machado, en audiencia con el papa León XIV en el Vaticano. pic.twitter.com/eOlBUHI5Yq
— Gabriel Bastidas (@Gbastidas) January 12, 2026
Recentemente, surgiram notícias de que o Vaticano tentou mediar a entrada de Maduro na Rússia para evitar o que poderia ter se tornado um banho de sangue, mas essa tentativa foi rejeitada pelos Estados Unidos, que decidiram intervir e liderar a transição por conta própria, por ora, sem o envolvimento de Corina.
Após sua intervenção na Venezuela, o Papa, depois da oração do Angelus em 4 de janeiro, expressou sua "preocupação com a evolução da situação na Venezuela" e insistiu que "o bem do amado povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz", exortando que "a soberania do país", a Constituição e "os direitos humanos de cada pessoa" sejam respeitados.
Leia mais
- A ganhadora do Prêmio Nobel esqueceu-se da paz: María Corina Machado defendeu a ofensiva de Trump contra a Venezuela
- Trump teria “baixado o polegar” para Corina Machado por vaidade: não gostou que ela aceitasse o Prêmio Nobel da Paz
- Papa Leão XIV: Um golpe nos poderosos
- EUA: Nova Estratégia de Segurança Nacional é a maior ruptura ao Direito Internacional desde 1945. Entrevista especial com Armando Alvares Garcia Junior
- O Papa Leão XIV condena a invasão dos EUA à Venezuela e insta Trump a buscar o diálogo
- Venezuela. O Papa: "Que prevaleça o interesse do povo". Mas crescem as dúvidas no Vaticano sobre o ataque
- O Papa pede que se respeite “a soberania da Venezuela” e que se “supere a violência”
- Vaticano pede que Maduro "abra as prisões injustas da Venezuela"
- Após o sequestro de Maduro, Trump toma medidas para confiscar o petróleo venezuelano
- Compreender a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela. Artigo de Gabriel Zucman
- A Venezuela está prenunciando a nova ordem mundial que Trump quer impor
- EUA elaboraram três cenários para a queda de Maduro, e nenhum deles terminou bem para a Venezuela
- Trump redobra o cerco à Venezuela e ordena impedir a entrada e saída do país de “petroleiros sancionados” pelos EUA
- O governo Trump, após apreender um petroleiro na costa da Venezuela: "Estamos focados em fazer muitas coisas em nosso quintal"