05 Janeiro 2026
- “O bem do querido povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz”
A informação é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 04-01-2025.
Após o Ângelus e depois de manifestar sua proximidade com os familiares das vítimas fatais em Crans-Montana, Leão XIV mostrou-se “preocupado com a evolução da situação na Venezuela” e afirmou que “o bem do querido povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz”. Por isso, pediu que se respeite “a soberania do país”, a Constituição, assim como “os direitos humanos de todos e de cada um”.
Também defendeu a construção de “um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial atenção aos mais pobres da sociedade”. E concluiu convidando à oração e à confiança na intercessão dos santos venezuelanos José Gregorio e irmã Carmen Rendiles.
Santos José Gregorio Hernández e Carmen Rendiles
Queridos irmãos e irmãs, desejo expressar novamente minha proximidade a todos os que sofrem pela tragédia ocorrida em Crans-Montana, na Suíça. Asseguro minhas orações pelos jovens falecidos, por seus entes queridos e familiares. Acompanho com grande preocupação a evolução da situação na Venezuela. O bem do querido povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país, assegurando o Estado de Direito inscrito na Constituição, respeitando os direitos humanos e civis de todos e de cada um, e trabalhando para construir juntos um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial atenção aos mais pobres da sociedade. Agradeço a todos os jovens e aos jovens pobres que sofrem em razão da difícil situação econômica. Por isso rezo e os convido a rezar, confiando nossa oração à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e dos santos José Gregorio Hernández e irmã Carmen Rendiles.
Leia mais
- Vaticano pede que Maduro "abra as prisões injustas da Venezuela"
- Sob as mãos de ferro dos EUA e as flores arrancadas da Venezuela e da América Latina. Artigo de Ivânia Vieira
- Trump anuncia um segundo ataque a um suposto barco de drogas da Venezuela, matando três pessoas
- Tensão no Caribe: ação militar cirúrgica dos EUA na Venezuela, intervenção direta ou só intimidação?
- Trump afirma que 11 pessoas morreram no ataque dos EUA a "um navio venezuelano" que ele acusa de transportar drogas
- Os Estados Unidos estão "dispostos a usar todo o seu poder" contra o tráfico de drogas da Venezuela
- Trump faz ‘bravata contra drogas’, mas foco é petróleo venezuelano, avalia especialista em direito internacional
- Trump envia quatro mil fuzileiros navais ao Caribe para combater cartéis de drogas
- O Exército dos EUA pisará a América Latina? Artigo Luis Nassif
- Sheinbaum, sobre a entrega de 26 traficantes de drogas aos Estados Unidos: "É para a segurança do nosso país"
- Por que Brasil não classifica facções como terroristas?
- Trump e América Latina e Caribe: Um laboratório de controle? Artigo de Carlos A. Romero, Carlos Luján, Guadalupe González, Juan Gabriel Tokatlian, Mônica Hirst
- A Suprema Corte dos EUA permite que Trump retire a proteção legal de mais de 300.000 venezuelanos