Governo dos EUA afirma ‘este é nosso hemisfério’ e reforça posição contra Maduro

Foto: Eneas de Troya/Flickr

Mais Lidos

  • Novo bispo em Roma, um bispo novo para a Diocese de Lages. Artigo de P. Vitor Hugo Mendes

    LER MAIS
  • Nesta entrevista exclusiva, o filósofo reflete sobre a passagem do tempo, os ataques à Constituição Federal, a troca de nomes no Ministério dos Povos Indígenas e a tensão política eleitoral de 2026

    Marco temporal: ‘Nunca engoliram as nossas conquistas na Constituinte’. Entrevista com Ailton Krenak

    LER MAIS
  • Celibato sacerdotal: Quando a crítica perde a verdade. Artigo de Everson Vianna

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Janeiro 2026

Post do Departamento de Estado e artigo da Casa Branca reforçam que Trump não aceitará ameaças à segurança americana no Hemisfério Ocidental.

A reportagem é de Carter Anderson, publicada por Agenda do Poder, 05-01-2026.

O governo dos Estados Unidos publicou nesta segunda-feira (5) uma mensagem contundente após a operação que resultou na captura de Nicolás Maduro, na Venezuela. Em postagem nas redes sociais, o Departamento de Estado afirmou: “Este é o Nosso hemisfério, e o presidente Trump não permitirá que nossa segurança seja ameaçada”.

A publicação foi feita na plataforma X e traz uma imagem em preto e branco do presidente Donald Trump, acompanhada da frase “Este é nosso hemisfério”, com a palavra “nosso” destacada em vermelho. O mesmo conteúdo também foi divulgado em espanhol por uma conta oficial do Departamento de Estado.

Frase é atribuída a Marco Rubio

Além da postagem nas redes, a Casa Branca publicou um artigo com a mesma declaração, atribuindo a frase ao secretário de Estado, Marco Rubio. Segundo o governo americano, Rubio fez a afirmação durante uma série de entrevistas concedidas a veículos de comunicação dos Estados Unidos ao longo do dia.

De acordo com o texto divulgado pela Casa Branca, Rubio ressaltou que Trump mantém um compromisso “inquebrantável” de impedir que o Hemisfério Ocidental se transforme em refúgio para traficantes de drogas, aliados do Irã ou “regimes hostis” que representem ameaça à segurança nacional americana.

Compromisso com a segurança no Hemisfério Ocidental

“O Hemisfério Ocidental é onde vivemos, e não vamos permitir que ele seja uma base de operações para adversários, concorrentes ou rivais dos Estados Unidos”, afirmou Rubio em uma das entrevistas citadas pelo governo.

Nicolás Maduro é acusado pelos Estados Unidos de narcoterrorismo e outros crimes federais. Após ser capturado em território venezuelano, ele foi levado para Nova York junto com a esposa. Em audiência judicial realizada nesta segunda-feira, o líder venezuelano declarou-se inocente das acusações.

Leia mais