13 Novembro 2025
A cantora presenteou-o com uma canção dedicada a São Francisco. O Papa recordou o aniversário do ano seguinte: "Uma escolha providencial". Apresentou-a ao seu secretário peruano: "O maior fã, se não do mundo, pelo menos da América Latina".
A informação é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Repubblica, 12-11-2025.
O Papa Leão XIV conheceu Laura Pausini e declarou-se fã dela desde o primeiro Festival de Sanremo, em 1993, onde ela venceu na categoria Revelações. No entanto, "o maior fã, se não no mundo, pelo menos na América Latina" é seu secretário particular, o padre Edgard Rimaycuna. O próprio Pontífice declarou isso à famosa cantora, a quem recebeu brevemente hoje no Vaticano, antes da audiência geral.
"Eu me sinto abençoada, me sinto superabençoada", exclamou Pausini, e, como se pode ver nas imagens do encontro divulgadas pelo Vaticano, ela levou a mão à boca e acrescentou: "Tudo isso está me deixando um pouco nervosa...". Sorrisos, piadas e algumas frases em espanhol foram trocadas entre o Pontífice e a artista, que explicou ao Papa que tem 51 anos e também relembrou sua apresentação no Peru, "la primera vez", quando tinha 25 anos.
Uma escolha providencial
Laura Pausini presenteou o Papa com uma canção única e inédita, uma interpretação de "Brother Sun, Sister Moon", extraída do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. Uma mensagem de paz e amor pela criação, explicou a cantora, também em função da decisão de tornar o dia 4 de outubro, festa de São Francisco, um "feriado nacional". "Espero que goste!", disse Pausini.
Leão observou que no ano seguinte, a partir de janeiro, haveria um ano jubilar inteiro dedicado a São Francisco, marcando o 800º aniversário de sua morte, durante o qual seus restos mortais também seriam expostos. "Então, escolhi essa data de propósito", disse Pausini. "Verdadeiramente providencial", respondeu Leão.
O papel das mulheres
Laura Pausini estava acompanhada por uma delegação da edição italiana da revista de música Billboard Italia, que presenteou o Papa com uma placa simbólica da Billboard Women in Music, destacando a importância de sempre reconhecer e ouvir as vozes das mulheres na música, um sinal de como a música pode se tornar uma linguagem universal de paz e solidariedade. Segundo um comunicado, Laura Pausini recebeu o prestigioso prêmio Global Icon Award de Silvia Danielli, coeditora da Billboard Italia, como parte do Billboard Women in Music 2025 (em Milão, nos dias 25, 26 e 28 de novembro). Este prêmio é concedido à artista que, com seu talento e dedicação, inspirou e uniu gerações ao redor do mundo.
Nota do IHU
Laura Pausini estará em São Paulo, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em 27-02-2027.
Leia mais
- Vaticano anuncia novo documento do Papa Leão XIV
- Documento do Papa Leão XIV consagra a Teologia da Libertação. Artigo de Frei Betto
- Dilexi te: “Não é caridade, mas Revelação.” Leão XIV e o 'magisterium pauperum'. Artigo de Andrea Grillo
- “Dilexi te”: o prólogo do Papa Leão. Artigo de Lorenzo Prezzi
- ‘Dilexi te’: Leão surpreende com puro evangelho. Artigo de Alberto Roseli
- Papa Leão assina primeira exortação, 'Dilexi te', focada no amor aos pobres
- O Papa pede aos bispos que resistam a Trump: "Devemos apoiar os migrantes"
- O título e o conteúdo da primeira encíclica do Papa Leão XIV
- Uma encíclica sobre os pobres e as primeiras viagens. O verdadeiro início do pontificado de Leão XIV
- Encíclica, viagens, nomeações para a Cúria: os três "deveres" de Leão XIV durante as férias em Castel Gandolfo
- Os pobres e a inteligência artificial: os temas dos primeiros documentos papais de Leão XIV? Artigo de José Lorenzo
- Dois novos livros sobre o Papa Leão olham em 2 direções diferentes. Artigo de Kat Armas