13 Novembro 2025
Uma dúzia de países, incluindo Espanha, Brasil, Alemanha e França, estão unindo forças na COP30 contra boatos que ameaçam "a resposta climática global e a estabilidade social".
A reportagem é de Manuel Planelles, publicada por El País, 12-11-2025.
“Chegou a hora de infligir mais uma derrota aos negacionistas”, declarou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, na abertura da COP30, a cúpula climática realizada em Belém, na Amazônia. Em seu discurso na sessão plenária da conferência internacional, o presidente apontou diretamente para a desinformação e os algoritmos das redes sociais que disseminam informações errôneas contra as evidências científicas, em um momento em que o aquecimento global impacta todos os cantos do planeta. Nesta quarta-feira, uma dúzia de países se uniu em uma aliança contra a desinformação que alimenta o negacionismo e que se enraizou em muitos centros de poder, a começar pela Casa Branca.
Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Espanha, Suécia e Uruguai assinaram uma declaração, também patrocinada pela ONU e pela Unesco, expressando sua preocupação com “o crescente impacto da desinformação, da informação errônea, do negacionismo, dos ataques deliberados contra jornalistas, defensores, cientistas, pesquisadores e outras vozes públicas ambientais, e outras táticas usadas para minar a integridade das informações sobre mudanças climáticas”. Eles alertam que essas práticas “diminuem a compreensão pública, atrasam ações urgentes e ameaçam a resposta climática global e a estabilidade social”.
Os signatários se comprometem a financiar projetos que combatam essas práticas — o Brasil já contribuiu com um milhão de dólares para essa iniciativa — e a “promover ações climáticas informadas e inclusivas”, com “acesso equitativo a informações precisas, consistentes, baseadas em evidências e compreensíveis sobre mudanças climáticas”. Eles também se comprometem a solicitar que as empresas de tecnologia “avaliem” se o design de seus algoritmos contribui “para minar a integridade do ecossistema de informações climáticas”. Além disso, eles apelam ao setor privado em geral para que garanta “práticas publicitárias transparentes e que respeitem os direitos humanos, fortalecendo a integridade das informações sobre mudanças climáticas e apoiando informações e jornalismo confiáveis”.
Esta declaração, aberta à adesão de mais países, é resultado da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas. Como resultado deste projeto, um fundo especial foi lançado em junho para financiar iniciativas, tendo recebido 447 propostas de quase 100 países. A declaração de quarta-feira insta todas as nações a contribuírem para este fundo. “As crescentes ameaças à integridade da informação representam um dos maiores desafios do nosso tempo, enfraquecendo os alicerces do debate público e da confiança pública e minando a capacidade das sociedades de construírem soluções coletivas”, resume a declaração.
Nesta quarta-feira, a ClientEarth, uma organização focada no uso do direito como ferramenta para o ativismo ambiental, apresentou um relatório na cúpula do clima que está em consonância com a declaração assinada por esses dez países.
O estudo alerta que “as plataformas priorizam, amplificam e incentivam a desinformação climática”. Isso significa que elas estão violando, por exemplo, as “obrigações da Lei de Serviços Digitais da UE”.
“A desinformação climática está sendo usada para obstruir ações climáticas”, alerta a ClientEarth, que aponta para empresas de combustíveis fósseis e suas afiliadas por usarem “táticas sofisticadas para minar décadas de trabalho para construir consenso e impulsionar ações nos níveis internacional, nacional e local”. Eles acrescentam que “outros atores” estão “simplesmente buscando lucrar com a economia da indignação”. “No curto prazo, a desinformação e a informação errônea sobre o clima colocam os cidadãos em risco dos impactos de eventos climáticos extremos causados ou exacerbados pelas mudanças climáticas”, observa a organização. “No longo prazo, elas corroem a confiança pública e a vontade política de tomar as medidas urgentemente necessárias para prevenir os piores impactos das mudanças climáticas”, conclui o estudo.
Leia mais
- Desinformação climática explode nas redes e mira a COP30, em novembro
- “É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, diz Lula na abertura da COP30
- Aquecimento global e desinformação
- Desinformação climática é um dos motores da tragédia, diz pesquisadora
- “Ciência de aluguel”: a desinformação climática chancelada por influenciadores científicos
- A desinformação climática e o marketing da morte
- A crise climática e o colapso da civilização. Artigo de Liszt Vieira
- Desinformação e mudanças climáticas são os maiores riscos globais
- A comunidade científica considera novas abordagens para a combater a desinformação climática
- Desinformação climática: algoritmo do YouTube promove vídeos de negacionistas
- Mudanças climáticas: Twitter não combate desinformação
- Respondendo aos negacionistas climáticos com fatos simples