• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Uma aliança na cúpula climática de Belém contra a desinformação que alimenta o negacionismo e “atrasa ações urgentes”

Foto: Flickr

Mais Lidos

  • “Dilexi Te”: implode a estrutura metodológica da teologia. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Um protesto indígena interrompe a sede da COP30: “Nossa terra não está à venda” (vídeo)

    LER MAIS
  • “A emergência da extrema-direita não é compreensível sem o investimento que bilionários fizeram nela mundo afora”, afirma o cientista político

    Combate à extrema-direita necessita anunciar um projeto de transformação social. Entrevista especial com Luis Felipe Miguel

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

13 Novembro 2025

Uma dúzia de países, incluindo Espanha, Brasil, Alemanha e França, estão unindo forças na COP30 contra boatos que ameaçam "a resposta climática global e a estabilidade social".

A reportagem é de Manuel Planelles, publicada por El País, 12-11-2025.

“Chegou a hora de infligir mais uma derrota aos negacionistas”, declarou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, na abertura da COP30, a cúpula climática realizada em Belém, na Amazônia. Em seu discurso na sessão plenária da conferência internacional, o presidente apontou diretamente para a desinformação e os algoritmos das redes sociais que disseminam informações errôneas contra as evidências científicas, em um momento em que o aquecimento global impacta todos os cantos do planeta. Nesta quarta-feira, uma dúzia de países se uniu em uma aliança contra a desinformação que alimenta o negacionismo e que se enraizou em muitos centros de poder, a começar pela Casa Branca.

Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Espanha, Suécia e Uruguai assinaram uma declaração, também patrocinada pela ONU e pela Unesco, expressando sua preocupação com “o crescente impacto da desinformação, da informação errônea, do negacionismo, dos ataques deliberados contra jornalistas, defensores, cientistas, pesquisadores e outras vozes públicas ambientais, e outras táticas usadas para minar a integridade das informações sobre mudanças climáticas”. Eles alertam que essas práticas “diminuem a compreensão pública, atrasam ações urgentes e ameaçam a resposta climática global e a estabilidade social”.

Os signatários se comprometem a financiar projetos que combatam essas práticas — o Brasil já contribuiu com um milhão de dólares para essa iniciativa — e a “promover ações climáticas informadas e inclusivas”, com “acesso equitativo a informações precisas, consistentes, baseadas em evidências e compreensíveis sobre mudanças climáticas”. Eles também se comprometem a solicitar que as empresas de tecnologia “avaliem” se o design de seus algoritmos contribui “para minar a integridade do ecossistema de informações climáticas”. Além disso, eles apelam ao setor privado em geral para que garanta “práticas publicitárias transparentes e que respeitem os direitos humanos, fortalecendo a integridade das informações sobre mudanças climáticas e apoiando informações e jornalismo confiáveis”.

Esta declaração, aberta à adesão de mais países, é resultado da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas. Como resultado deste projeto, um fundo especial foi lançado em junho para financiar iniciativas, tendo recebido 447 propostas de quase 100 países. A declaração de quarta-feira insta todas as nações a contribuírem para este fundo. “As crescentes ameaças à integridade da informação representam um dos maiores desafios do nosso tempo, enfraquecendo os alicerces do debate público e da confiança pública e minando a capacidade das sociedades de construírem soluções coletivas”, resume a declaração.

Nesta quarta-feira, a ClientEarth, uma organização focada no uso do direito como ferramenta para o ativismo ambiental, apresentou um relatório na cúpula do clima que está em consonância com a declaração assinada por esses dez países.

O estudo alerta que “as plataformas priorizam, amplificam e incentivam a desinformação climática”. Isso significa que elas estão violando, por exemplo, as “obrigações da Lei de Serviços Digitais da UE”.

“A desinformação climática está sendo usada para obstruir ações climáticas”, alerta a ClientEarth, que aponta para empresas de combustíveis fósseis e suas afiliadas por usarem “táticas sofisticadas para minar décadas de trabalho para construir consenso e impulsionar ações nos níveis internacional, nacional e local”. Eles acrescentam que “outros atores” estão “simplesmente buscando lucrar com a economia da indignação”. “No curto prazo, a desinformação e a informação errônea sobre o clima colocam os cidadãos em risco dos impactos de eventos climáticos extremos causados ​​ou exacerbados pelas mudanças climáticas”, observa a organização. “No longo prazo, elas corroem a confiança pública e a vontade política de tomar as medidas urgentemente necessárias para prevenir os piores impactos das mudanças climáticas”, conclui o estudo.

Leia mais

  • Desinformação climática explode nas redes e mira a COP30, em novembro
  • “É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, diz Lula na abertura da COP30
  • Aquecimento global e desinformação
  • Desinformação climática é um dos motores da tragédia, diz pesquisadora
  • “Ciência de aluguel”: a desinformação climática chancelada por influenciadores científicos
  • A desinformação climática e o marketing da morte
  • A crise climática e o colapso da civilização. Artigo de Liszt Vieira
  • Desinformação e mudanças climáticas são os maiores riscos globais
  • A comunidade científica considera novas abordagens para a combater a desinformação climática
  • Desinformação climática: algoritmo do YouTube promove vídeos de negacionistas
  • Mudanças climáticas: Twitter não combate desinformação
  • Respondendo aos negacionistas climáticos com fatos simples

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Quando o fracasso vira muro

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados