10 Novembro 2025
Um consistório é uma reunião formal do Papa com o Colégio Cardinalício, durante a qual são discutidas questões importantes para a vida da Igreja. Segundo informações, a comunicação está chegando às caixas de entrada de e-mail dos cardeais nestas horas.
A reportagem é publicada por La Repubblica, 09-11-2025.
O Papa Leão XIV convoca seu primeiro consistório. O anúncio, segundo relatos, está chegando às caixas de entrada de e-mail dos cardeais nestas horas. A assembleia está programada para ocorrer em dois dias, em Roma, nos dias 7 e 8 de janeiro.
Segundo informações iniciais, espera-se que seja um consistório extraordinário, que poderá marcar uma virada nas relações entre o Papa e o Colégio Cardinalício, num momento em que maior diálogo e participação são necessários. O jornal católico americano National Catholic Register foi o primeiro a noticiar a decisão de Prevost. A carta endereçada aos cardeais afirma:
"O Santo Padre Leão XIV pretende convocar um consistório extraordinário para os dias 7 e 8 de janeiro de 2026. Em tempo oportuno, o Decano do Colégio Cardinalício enviará a Vossa Eminência a carta oficial com os detalhes".
No entanto, a Santa Sé ainda não confirmou publicamente o evento. Ainda não está claro qual será o tema central da assembleia, nem se todos os cardeais receberam a comunicação oficial.
O que é o consistório?
Um consistório é uma reunião formal do Papa com o Colégio Cardinalício, durante a qual são discutidas e tomadas decisões importantes para a vida da Igreja Católica. É uma reunião regular, e existem dois tipos. O Direito Canônico (cânon 353) explica que “os Cardeais auxiliam principalmente o Supremo Pastor da Igreja por meio da atividade colegiada nos consistórios, nos quais se reúnem por ordem do Romano Pontífice e sob sua presidência; os consistórios podem ser ordinários ou extraordinários”.
No consistório extraordinário, "que se celebra quando as necessidades particulares da Igreja ou o tratamento de questões particularmente graves o obriguem, todos os cardeais são convocados". No consistório ordinário, como o próprio nome indica, são tratados assuntos ordinários (e, "em ocasiões solenes particulares", pode ser público, isto é, aberto a outros além dos cardeais).
O caso da renúncia de Bento XVI
Foi durante um consistório na manhã de 11-11-2013 que Bento XVI — após concluir o processo de canonização dos mártires de Otranto — anunciou aos cardeais reunidos na sala do consistório do Palácio Apostólico que renunciava ao pontificado. Um trauma que, desde então, mesmo que irracionalmente, ressurge sempre que um consistório público ordinário é convocado para votar em determinadas causas de canonização.
Leia mais
- Leão XIV: “para a frente” e “para trás”. Artigo de Jesús Martínez Gordo
- “A convocação do Consistório é um ato de governo, o Papa não quer renunciar”. Entrevista com Adriano Prosperi
- Leão XIV, o desaparecido
- Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI. Prevost concede sua primeira entrevista a Elise Ann Allen
- Guerras, abusos, finanças: a visão de Leão XIV na primeira entrevista
- "Leão XIV continuará o caminho de Francisco, mas não em questões LGBT ou femininas." Entrevista com Elise Ann Allen
- Dois novos livros sobre o Papa Leão olham em 2 direções diferentes. Artigo de Kat Armas
- Leão XIV e a ilusão conservadora: o fim de um espelho?
- Leão XIV: diretrizes semelhantes às de Francisco e um estilo diferente
- Análise do primeiro mês do pontificado de Leão XIV: “Na Igreja Católica conta cada detalhe”, diz vaticanista italiano Marco Politi
- Aqui está o programa do Papa Leão XIV: paz, unidade e uma estocada nos ultraconservadores. Artigo de Marco Politi
- “Leão XIV é um grande admirador de Casaldàliga, tal como Francisco"
- O que o Papa Leão significa para a ação climática global e o colonialismo
- Papa pacificador? Leão XIV se oferece para mediar disputas em guerras globais
- Leão XIV inicia um papado repleto de desafios que ele promete enfrentar com uma perspectiva social e "realista"
- Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises
- Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima