30 Outubro 2025
Em 2023 e 2024, o Sínodo Mundial se reuniu em Roma e adotou novas abordagens para a participação na Igreja Católica. Em 2028, o debate sobre a reforma deverá se tornar ainda mais intenso.
A reportagem é publicada por Katholisch, 28-10-2025.
Os preparativos para a primeira assembleia universal da Igreja no Vaticano superaram mais um obstáculo. Conforme anunciado pela Secretaria do Sínodo em Roma na terça-feira, o XVI Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos encarregou a Secretaria do Sínodo de preparar a assembleia em 2028. Espera-se a participação de centenas de bispos, padres e leigos de todos os continentes.
Anteriormente, os participantes refletiram juntos sobre os recentes encontros das equipes sinodais nacionais e regionais entre si e com o Papa Leão XIV no Vaticano. A homilia do Papa às equipes sinodais no último sábado e outras observações demonstraram como seu ensinamento sobre sinodalidade está se desenvolvendo de forma significativa, afirmou-se.
Tópicos prioritários identificados
De acordo com a declaração, os tópicos prioritários incluem a formação em reflexão sinodal, a conexão entre "ouvir o Povo de Deus" e a tomada de decisões pastorais e práticas, o respeito pelas diferentes culturas e a abordagem daqueles que vivenciam medo e decepção nos processos sinodais. O Conselho instruiu a Secretaria a "desenvolver uma proposta prática que incorpore as necessidades e questões abordadas".
Uma assembleia eclesiástica universal em Roma para 2028 foi acordada sob o Papa Francisco (2013-2025). Seu sucessor, Leão XIV, deve determinar quais tópicos serão discutidos e quais poderes de decisão terá.
Leia mais
- Homilia do Papa Leão sobre o que significa ser uma Igreja sinodal
- Um ano do Documento Final do Sínodo Mundial: um presente em busca de aplicação
- "Nós Somos Igreja" também estará no Jubileu das Equipes Sinodais
- Agora sabemos o que Leão XIV pensa sobre a sinodalidade – e ele concorda principalmente com Francisco. Artigo de Sebastian Gomes
- Sinodalidade e colegialidade na era de Leão XIV: Rumo a uma Igreja verdadeiramente extrovertida? Artigo de José Manuel Vidal
- Fase de implementação do Sínodo Mundial: como o processo continuará
- Os católicos devem construir uma igreja mais humilde, buscando a verdade juntos, diz o papa
- O Papa blinda o Sínodo: "A sinodalidade é um estilo, uma atitude que nos ajuda a ser Igreja"
- Papa Leão XIV dá a primeira indicação de como ele pode mudar a "Sinodalidade". Artigo de Charles Collins