• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Unidade na diversidade: por uma eclesiologia sinodal renovada. Artigo de Eliseu Wisniewski

Foto: Amaury Gutierrez/Unsplash

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

24 Outubro 2025

"A leitura é recomendada não apenas a teólogos e agentes pastorais, mas também a todos os que desejam compreender o atual momento de reforma eclesial como um processo espiritual e histórico. A coletânea cumpre, assim, dupla função: é, ao mesmo tempo, testemunho e reflexão; teoria e prática; palavra e caminho", escreve Eliseu Wisniewski, presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos), Província do Sul, mestre em Teologia pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

A obra "Unidad en la diversidad: por uma eclesiología sinodal renovada", coordenada por Emilia Robles, é uma publicação da PPC Editorial de 2025. O livro, com 417 páginas e o ISBN 9788428842778, explora a temática da unidade na Igreja a partir de uma perspectiva de eclesiologia sinodal renovada.

Eis o artigo.

A coletânea Unidade na diversidade: por uma eclesiologia sinodal renovada, organizada por Emília Robles, representa uma das contribuições mais expressivas e abrangentes à reflexão teológica sobre a sinodalidade em especial, no horizonte do atual processo sinodal promovido pelo Papa Francisco. Publicada pela PPC Editorial em 2025, a obra articula um conjunto plural de perspectivas teológicas, pastorais e sociais que, em sua diversidade, traduzem concretamente o próprio princípio sinodal que pretendem estudar: o caminhar conjunto de sujeitos eclesiais diversos na escuta recíproca e no discernimento comunitário.

Um dos méritos centrais da obra está na coordenação de Emília Robles, cuja trajetória singular marcada pela atuação como leiga engajada, educadora popular e teóloga, confere ao volume uma coerência entre forma e conteúdo. Ao reunir autores e autoras de distintas origens, contextos e sensibilidades eclesiais, Robles dá testemunho de uma prática sinodal que ultrapassa o discurso teórico e se materializa na própria estrutura do livro. A obra reflete, assim, uma eclesiologia que se constrói a partir da vida, e não apenas sobre a vida.

Do ponto de vista teológico, a coletânea se insere no esforço atual de reinterpretar a ecclesia como comunidade de comunhão, participação e missão, retomando as intuições centrais do Concílio Vaticano II. O prefácio do Papa Francisco oferece o enquadramento magisterial do tema, ao apontar a sinodalidade como caminho de conversão pastoral e espiritual para toda a Igreja. A metáfora da borboleta, utilizada pelo pontífice, sintetiza de modo eficaz a ideia de um processo de transformação paciente, orgânico e irreversível.

No plano das contribuições específicas, o livro apresenta textos que abordam dimensões complementares da sinodalidade: aspectos teológicos e espirituais (Robles, Martínez-Gayol), missionários e pastorais (Modino, González Sáiz), socioculturais (Benedicto, Equipe Itinerante), e ecumênicos e inter-religiosos (Vázquez Jiménez, Larios). Essa multiplicidade de enfoques é, simultaneamente, a força e o desafio da obra: ao mesmo tempo em que ela  amplia o horizonte da reflexão, dificulta a constituição de uma unidade sistemática de pensamento, característica inerente a coletâneas de natureza interdisciplinar e colaborativa.

A divisão em quatro partes: A palavra seguia crescendo, Desafios que se cruzam, No centro da Igreja e Nas periferias existenciais, traduz um percurso metodológico que vai do fundamento teológico à práxis pastoral. Tal progressão revela uma intencionalidade pedagógica, permitindo que o leitor acompanhe a passagem da reflexão doutrinal à concretização prática da sinodalidade em diferentes contextos.

Livro "Unidad en la diversidad: Por una eclesiología sinodal renovada", de Emilia Robles (2025).

Ainda que algumas seções apresentem sobreposição temática, a estrutura geral é coerente e reflete o esforço de articular teoria e prática. O enfoque nas “periferias existenciais”, especialmente nos capítulos sobre pastoral penitenciária, migrações e Amazônia, expressa de modo concreto a preocupação do Papa Francisco com uma Igreja “em saída” e com a inclusão de sujeitos historicamente marginalizados dos processos decisórios eclesiais.

Ao mesmo tempo, a obra mantém fidelidade ao núcleo cristológico e pneumatológico da sinodalidade, evitando reduções meramente sociológicas. O discernimento espiritual e a escuta do Espírito são constantemente reafirmados como eixos hermenêuticos centrais, o que preserva a dimensão teológica do debate.

Apesar de sua riqueza, a obra apresenta alguns limites. O primeiro refere-se à ausência de um diálogo mais aprofundado com a teologia latino-americana, especialmente com autores e autoras de outros países alinhados com esta perspectiva teológica poderia enriquecer ainda mais a abordagem sinodal. Há, inclusive, uma oportunidade pouco explorada de conectar a sinodalidade à teologia do povo e à teologia da libertação, temas em consonância com o magistério do Papa Francisco. Outro ponto diz respeito à variedade de estilos e níveis de elaboração dos capítulos, algo inerente às obras coletivas. Algumas contribuições possuem caráter mais ensaístico, testemunhal, enquanto outras seguem rigor acadêmico mais acentuado. Essa heterogeneidade, embora compreensível, pode dificultar a leitura contínua e o aprofundamento sistemático do tema por parte de pesquisadores que busquem maior densidade conceitual.

Contudo, Unidade na diversidade é uma obra de elevado valor teológico e pastoral. Seu maior mérito consiste em encarnar o princípio que anuncia: a sinodalidade como experiência de comunhão na diferença, fundada na escuta e no discernimento comunitário. O livro traduz uma eclesiologia viva, que se constrói em diálogo com as realidades humanas e culturais, e reafirma que a Igreja só poderá ser plenamente missionária se for, antes, verdadeiramente sinodal.

A leitura é recomendada não apenas a teólogos e agentes pastorais, mas também a todos os que desejam compreender o atual momento de reforma eclesial como um processo espiritual e histórico. A coletânea cumpre, assim, dupla função: é, ao mesmo tempo, testemunho e reflexão; teoria e prática; palavra e caminho.

Leia mais

  • Por uma eclesiologia sinodal renovada. Artigo de Eliseu Wisniewski
  • Sinodalidade: “estilo” pastoral ou estrutura constitutiva da Igreja?
  • Ainda tentando explicar o significado da sinodalidade
  • “A sinodalidade se refere ao ser, ao fazer e ao estilo da Igreja”, afirma Dom Luis Marín
  • O que é sinodalidade? Artigo de Massimo Faggioli
  • Papa Francisco e sinodalidade: O longo jogo. Artigo do cardeal Joseph R. Tobin
  • Sinodalidade: um conceito bem-vindo, mas difícil de alcançar
  • Reforma da Igreja: quando a sinodalidade decola
  • Sinodalidade: um processo construído aos poucos na América Latina. Artigo de Luis Miguel Modino
  • O caminho da sinodalidade. Um estilo de viver e atuar na Igreja. Artigo de Enzo Bianchi

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados