• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Democracia brasileira interrompe escalada autoritária. Artigo de Sandoval Alves Rocha

Foto: Fotos Públicas

Mais Lidos

  • Opção preferencial pelos machos: masculinismo católico e os padres fitness. Artigo de Renan Dantas e Tabata Tesser

    LER MAIS
  • Uma encíclica sobre os pobres e as primeiras viagens. O verdadeiro início do pontificado de Leão XIV

    LER MAIS
  • Uma grande comemoração nos 80 anos da vitória chinesa sobre o Japão e um encontro triangular são um ponto de virada para a nova configuração geopolítica. O início de uma nova era, marcada pela potência militar e a ascensão global da China

    O voo do dragão chinês. Começa uma nova era na ordem hegemônica mundial. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    23º Domingo do Tempo Comum – Ano C – Seguir Jesus um caminho exigente

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

06 Setembro 2025

"O mandato bolsonarista representou um dos períodos mais ameaçadores da democracia brasileira. É verdade que o Brasil ainda possui uma democracia falha e em vias de consolidação, mas o bolsonarismo se posicionou claramente contra o regime democrático desafiando os princípios constitucionais, atentando contra as estruturas do Estado Democrático de Direito e colocando em risco as vidas da maioria da população brasileira constituída por pessoas pobres, mulheres, negros, pardos, periféricos, indígenas, imigrantes, LGBTQIPA+ e outras minorias vulneráveis."

O artigo é de Sandoval Alves Rocha.

Sandoval Alves Rocha é doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Ciências Sociais pela Unisinos/RS, bacharel em Teologia e bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE, MG), membro da Companhia de Jesus (jesuíta), trabalha no Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), em Manaus.

Eis o artigo.

Estamos passando por um momento histórico em que a democracia brasileira é testada a partir do julgamento da tentativa de um Golpe de Estado colocada em curso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que não aceitou a derrota nas eleições de 2022. O ex-presidente demonstrou durante todo o seu mandato tendências autoritárias e contrárias ao regime democrático que o havia elegido em 2018, através do voto livre e direto.

Durante este período, Bolsonaro manifestou saudosismo em relação ao Regime Repressivo, cultuou figuras representativas da Ditadura Militar e trabalhou intensamente para fragilizar e abolir direitos básicos da população, como, saúde, educação, alimentação, meio ambiente e comunicação. Por outro lado, ele estabeleceu fortes alianças com setores sociais conservadores ligados ao escravagismo, ao antiambientalismo, ao negacionismo científico e ao crime organizado. O Brasil se viu sequestrado pelo obscurantismo político e social.

O mandato bolsonarista representou um dos períodos mais ameaçadores da democracia brasileira. É verdade que o Brasil ainda possui uma democracia falha e em vias de consolidação, mas o bolsonarismo se posicionou claramente contra o regime democrático desafiando os princípios constitucionais, atentando contra as estruturas do Estado Democrático de Direito e colocando em risco as vidas da maioria da população brasileira constituída por pessoas pobres, mulheres, negros, pardos, periféricos, indígenas, imigrantes, LGBTQIPA+ e outras minorias vulneráveis.

Direitos conquistados com muita luta e esforço com a redemocratização se viram em processo de enfraquecimento e anulação a partir da articulação dos setores políticos vinculados ao bolsonarismo, com o apoio de grandes empresários e financistas. Avanços adquiridos em períodos anteriores sofreram retrocessos, como o alívio do desemprego, a redução da pobreza e extrema pobreza, a melhoria educacional, a redução do desmatamento florestal, a elevação da produção de riqueza nacional, a ampliação do multilateralismo e o reconhecimento internacional.

Esta fase obscurantista foi evidenciada ao público em momentos críticos vividos pelos brasileiros, destacando-se a devastação do meio ambiente, o retorno do Brasil ao Mapa da Fome, a elevação do desemprego, o aumento das violações dos direitos humanos, a perseguição de jornalistas, a explosão de fake news nas redes sociais, a necropolítica adotada na Pandemia da Covid-19, a marcha das forças armadas contra o Poder Judiciário (agosto de 2021) e o ataque violento aos poderes da república (08 de janeiro de 2023).

Felizmente, o Brasil por meio de suas instituições democráticas iniciou uma reação dando um basta neste espiral diabólico, derrotando o candidato da Ditadura Militar nas eleições de 2022. A partir deste momento, outras reações democráticas frearam a marcha autoritária, levando muitos bolsonaristas e o próprio Bolsonaro à condenações judiciais, com a prisão e cassação de direitos eleitorais. A democracia volta a respirar criando esperança de consolidação e melhoria na vida do brasileiro. Garantindo a vontade popular, somente a democracia pode gerar perspectivas de melhores condições de vida para a maioria da população.

A democracia possibilita e promove a organização da sociedade civil, que se mobiliza não somente para ampliar os seus direitos, mas sobretudo para implantá-los na vida do país, criando uma nação fraterna e sustentável. É na democracia que o povo pode eleger livremente seus representantes e criar formas mais efetivas de participação e controle social. É na democracia que se aprende a respeitar o diferente e cria-se os limites imprescindíveis da convivência social sem agressão nem atentados à vida.

Precisamos ainda avançar nas conquistas democráticas e empenhar esforços para criar uma cultura do respeito à diversidade, da participação social, do cuidado com o meio ambiente, da proteção dos bens comuns nas cidades, nas florestas e nos campos. A defesa da democracia frente aos ataques de grupos autoritários é uma ação indispensável para podermos continuar sonhando com um país mais justo e solidário.

O julgamento da trama golpista como desfecho da reação democrática iniciada nas eleições de 2022, mostra a maturidade da nossa democracia. É certo que esta democracia precisa melhorar efetivando os direitos fundamentais e tirando do papel promessas vazias, no entanto, é preciso comemorar esta vitória histórica da democracia brasileira frente aos agouros ameaçadores do autoritarismo.

Leia mais

  • Por que qualquer anistia para golpistas é inconstitucional. Artigo de Lenio Luiz Streck
  • O caso Bolsonaro não é lawfare. Artigo de Rafael Valim
  • 2º dia Julgamento Bolsonaro: defesas atacam delação de Cid e negam golpe
  • Como foi o primeiro dia do julgamento de Jair Bolsonaro
  • Bolsonaro está no banco dos réus por tentativa de golpe em um julgamento essencial para a democracia global. Artigo de Bernardo Gutiérrez
  • Diário do julgamento – Ato 1: ex-presidente e generais viram réus
  • “Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita
  • Bolsonaro, os generais e o teatro dos inocentes
  • Jair já se foi. Agora só resta o bolsonarismo. Artigo de Marcos Farias
  • The Economist: julgamento de Bolsonaro é "lição democrática"
  • O dia seguinte à condenação de Bolsonaro. Análise de Rudá Ricci
  • PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro; Silas Malafaia é alvo de busca e apreensão
  • Jair Bolsonaro: prisão domiciliar é decretada pelo STF por “flagrante desrespeito”
  • Ato pró-anistia mobiliza multidão e mostra que bolsonarismo não está derrotado, dizem analistas
  • E agora? PGR pede condenação de Bolsonaro e 7 réus do “núcleo central” da trama golpista
  • Democracia brasileira sofreu sucessivos golpes sob Bolsonaro. Entrevista com Eugênio Bucci
  • Ato em São Paulo revela virada estética, afetiva e política do bolsonarismo pós-8 de janeiro. Artigo de Isabela Kalil e Álex Kalil
  • Denúncia prova que 8 de janeiro era parte de plano golpista de Bolsonaro. Entrevista com Rafael Borges
  • Em país marcado por golpes, decisão do STF de tornar Bolsonaro réu é histórica, avaliam juristas
  • Bolsonaro em Copacabana: anatomia de um (semi)fracasso. Artigo de Mayra Goulart

Notícias relacionadas

  • Carta pessoal do papa à presidente afastada Dilma Rousseff: a história do "golpe branco"

    LER MAIS
  • Enquanto isso no julgamento pelo impeachment...

    LER MAIS
  • “La historia es nuestra, la hacen los pueblos”

    “Dilma não evitou nenhuma pergunta nem nenhuma provocação. Teve de repetir-se à saciedade, para responder uma e outra vez ao[...]

    LER MAIS
  • Deus, lágrimas e ranger de dentes na véspera da votação

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados