29 Agosto 2025
A campanha “Um Dia de Comida para Gaza”, promovida pela Diocese Episcopal de Nova York e pela Catedral de São João Divino, de Manhattan, coletou 50 mil dólares. O recurso foi encaminhado à instituição World Central Kitchen (WCK), que ofertará 100 mil refeições à população palestina sitiada.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
“Ao alimentar as multidões em Matus, Marcos e Lucas, Jesus disse aos discípulos: ‘Dai-lhes vocês mesmos algo para comer’”, lembrou o bispo diocesano Matthew Heyd em entrevista ao portal The Christian Post, ao explicar a campanha.
A WCK é uma instituição de caridade fundada pelo chef José Andrés para ajudar pessoas afetadas por guerras e desastres. Ela já forneceu milhares de refeições aos moradores de Gaza nos últimos dois anos.
“Apoiar os esforços da WCK é uma forma de fazermos a diferença em uma situação catastrófica. Cuidar uns dos outros reflete o amor de Deus por nós”, justificou o bispo.
Em abril do ano passado, sete integrantes da equipe da WCK foram mortos em Gaza quando as Forças de Defesa de Israel atacaram um comboio de ajuda humanitária que entregava alimentos a um armazém local. As cozinhas de campanha da WCK em Gaza tiveram que parar suas atividades duas vezes este ano por causa da falta de alimentos.
Leia mais
- EUA recuam em relação ao apelo do Conselho de Segurança da ONU para que Israel permita a entrada de ajuda em Gaza
- Gaza: a primeira fome no Oriente Médio
- "Netanyahu está criando obstáculos ao cessar-fogo. Estamos assistindo a uma limpeza étnica". Entrevista com Daniel Levy
- A fome de Gaza é a nossa vergonha global, mas o mundo prefere ficar olhando. Artigo de Binaifer Nowrojee
- Israel deve ser parado. Artigo de Íris Leal
- Israel ameaça banir organizações humanitárias em meio à fome generalizada em Gaza
- Cem ONGs denunciam o "uso de ajuda humanitária como arma" por Israel em Gaza
- Por que ONGs estão criticando envio aéreo de ajuda em Gaza?
- Mais de 160 ONGs pedem o fim do "plano mortal de distribuição israelense" em Gaza
- ONGs israelenses quebram tabu e denunciam genocídio em Gaza
- Lançamentos aéreos de ajuda humanitária em Gaza são ineficazes e perigosos, alerta coordenador de Médicos Sem Fronteiras
- "Lançar farinha de paraquedas é inútil e perigoso; precisamos de mil caminhões por dia". Entrevista com Amjad Shawa, trabalhador humanitário
- A ONU tentará aproveitar a pausa nos ataques anunciada por Israel para ajudar a população faminta em Gaza
- Médicos Sem Fronteiras e mais de 100 organizações internacionais denunciam o uso da fome como arma de guerra em Gaza