30 Agosto 2025
De 24 a 31 de agosto será celebrada a Semana Panikkariana 2025, em comemoração aos 15 anos da partida do filósofo, teólogo e místico indo-catalão Raimon Panikkar.
Nesta ocasião, Milena Carrara, herdeira de todos os escritos de Panikkar, presidente da Fundação VIVARIUM e diretora da publicação das Obras Completas, participará no dia do aniversário da partida de Raimon, terça-feira, 26 de agosto, em uma conversa intitulada “Minha relação com um grande mestre: Raimon Panikkar”, na qual falará sobre sua proximidade e a herança panikkariana que recebeu. Milena Carrara, filósofa, acompanhou Panikkar na organização de toda a obra do autor e juntos viveram a experiência da viagem ao monte Kailāsa, que resultou no livro assinado por ambos: “Peregrinação e retorno à Fonte”.
O teólogo Ph.D Lucas Cerviño, do Chile, apresentará “Elementos para uma mística translúcida e integral”; o teólogo Ph.D Camilo López, da Colômbia, abordará “Deus é o que resta quando negamos todos os seus atributos”; e Víctor Ricardo Moreno, diretor da VIVARIUM Colômbia, falará sobre “A experiência mística ordinária na visão cosmoteândrica”. Essas meditações farão parte do retiro cosmoteândrico de 30 a 31 de agosto na sede da SALMOS Espiritualidade Integral, na Colômbia.
A doutoranda Maria Camila Castro, com uma tese sobre Panikkar na Cornell University, Estados Unidos, oferecerá a conferência virtual “O som do silêncio mundano” na sexta-feira, 28 de agosto.
Como novidade, está prevista a sustentação de uma tese com fundamento panikkariano em uma universidade da Colômbia: “Fundamentos Teológicos, Identitários e Formativos para uma Escola Diocesana de Mística e Espiritualidade no Século XXI, a partir da Teologia Mística presente em escolas contemporâneas e da Visão Integral de Raimon Panikkar e Ken Wilber”. Data e horário ainda a confirmar, mas ocorrerá no final de agosto.
Durante a Semana Panikkariana, haverá também uma oficina de meditação para acompanhantes e cuidadores de pacientes em salas oncológicas, intitulado “Como meditar juntos em meio à dor”, na sede da Rede Hospitalar Méderi de Bogotá, conduzido por itinerantes da Escola SALMOS.
Raimon Panikkar (1918–2010)
Filósofo, teólogo, místico e sacerdote católico nascido em Barcelona, filho de mãe catalã e pai indiano hindu. Sua herança cultural dupla influenciou profundamente seu pensamento, tornando-o pioneiro no diálogo inter-religioso e intercultural. Estudou química, filosofia e teologia em universidades europeias e indianas, foi ordenado sacerdote em 1946 e obteve doutorados em filosofia, ciências e teologia. Lecionou em Harvard e na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, como catedrático de Filosofia Comparada das Religiões.
Escreveu mais de 80 livros e 900 artigos, buscando integrar as tradições espirituais do Oriente e Ocidente, propondo uma visão cosmoteândrica: a unidade profunda entre Deus, o cosmos e o ser humano. Para Panikkar, a revelação divina é uma presença viva na história humana, e a teologia deve atuar como hermenêutica da experiência humana, discernindo a abertura transcendental na prática cotidiana.
Obras destacadas:
-
O Cristo desconhecido do hinduísmo
-
A Trindade e as religiões do mundo
-
O silêncio de Deus
-
Religião e religiões
-
A experiência védica
Programa da Semana Panikkariana 2025
Domingo, 24 de agosto: Meditação dominical – Canal Vivarium Raimon Panikkar Colômbia no YouTube
Terça-feira, 26 de agosto: 15º aniversário da partida de Raimon Panikkar – encontro virtual no YouTube: “Minha relação com um grande mestre: Raimon Panikkar”, com Milena Carrara (Itália) – horário: Europa 17h / Brasil 12h / Colômbia 10h / América Central 8h
Quinta-feira, 28 de agosto: Conferência virtual “O som do silêncio mundano” – Maria Camila Castro, doutoranda em Filosofia, Cornell University – horário: Europa +2h / Brasil 21h / Colômbia 19h / América Central 17h
Sábado 30 a domingo 31 de agosto: Retiro Panikkariano – Silêncio, Meditação, Contemplação
-
“Elementos para uma mística translúcida e integral” – Lucas Cerviño, PhD
-
“Deus é o que resta quando negamos todos os seus atributos” – Camilo López, PhD
-
“A experiência mística ordinária na visão cosmoteândrica” – P. Víctor R. Moreno
-
Eucaristia Cosmoteândrica com homilia e meditação de Raimon Panikkar
Sustentação de tese: “Fundamentos Teológicos, Identitários e Formativos para uma Escola Diocesana de Mística e Espiritualidade no Século XXI, a partir da Teologia Mística presente em escolas contemporâneas e da Visão Integral de Raimon Panikkar e Ken Wilber”. Data e horário a confirmar.
Workshop: Pacas Digestoras, técnica cosmoteândrica para compostagem – SALMOS Espiritualidade Integral, Colômbia.
Leia mais
- Uma possível leitura panikkariana do momento atual. Artigo de Rita Grassi
- Raimon Panikkar, teólogo da dissidência
- Raimon Panikkar: diálogo e interculturalidade
- Superar a cristologia tribal, o desafio proposto por Raimon Panikkar
- Panikkar e o silencioso direito humano para o infinito
- Raimon Panikkar na oração inter-religiosa desta semana
- Raimon Panikkar, um centenário nos 50 anos de 68
- A Terra se defende. Artigo de Leonardo Boff
- Coronavírus: Qual a relação do meio ambiente com a pandemia? Artigo de Bernardo Egas
- Coronavírus: uma represália de Gaia, da Mãe Terra?
- A crise mostra a fragilidade do liberalismo. É hora de recomeçar pela solidariedade
- Morrer sozinhos. A epidemia também nos desapropria do luto, o rito que nos torna humanos
- A pandemia do coronavírus e um dilema sem precedentes: escolher entre economia e saúde
- Coronavírus. Que a lição fique inscrita indelevelmente: precisamos uns dos outros
- O que estou aprendendo
- “Precisamos do Papa Francisco para ter esperança.” Entrevista com Enzo Fortunato, frei franciscano do Sacro Convento de Assis
- O mundo depois do coronavírus. Artigo de Yuval Noah Harari
- Vírus, chegou o momento da audácia
- A audácia que nos é possível. Artigo de Massimo Recalcati
- Zizek sobre o coronavírus: Um golpe letal no capitalismo para reinventar a sociedade
- Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus
- Torre de Babel e as lições da história em tempos de pandemia
- Alternativas para uma economia pós-coronavírus
- Três obrigações bioéticas na resposta à Covid-19 e à escassez de recursos
- O mundo pós-pandemia. Artigo de Raúl Zibechi
- Intrusão viral. Artigo de Murilo Corrêa e Andityas Matos
- Para além dos consensos, a possibilidade de uma vida plural em comum. Artigo de Rita Grassi. Revista IHU On-Line, Nº 546