09 Agosto 2025
A St. Xavier's College cancelou sua palestra anual em memória de Stan Swamy em Mumbai, originalmente programada para a noite de 9 de agosto, após um protesto da Akhil Bharatiya Vidyarthi Parishad (ABVP), entidade estudantil afiliada ao Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), organização nacionalista hindu.
A reportagem é de Nirmala Carvalho, publicada por Crux, 08-08-2025.
A palestra, organizada pelo Departamento de Estudos Inter-religiosos da faculdade, seria proferida virtualmente pelo Pe. Prem Xalxo sobre o tema “Migração para a subsistência: esperança em meio às misérias”.
A ABVP enviou uma carta contundente ao diretor da faculdade, opondo-se ao evento e levantando preocupações sobre o legado do padre Stan Swamy. A carta alegava que Swamy era um dos principais acusados no caso de violência de Bhima Koregaon e havia sido preso sob a Lei de Prevenção de Atividades Ilícitas (Uapa), lei antiterrorismo. O secretário da ABVP de Mumbai, Prashant Mali, alegou ainda que Swamy tinha ligações com o Partido Comunista da Índia (Maoísta), que havia sido banido.
Swamy morreu de COVID-19 em 05-07-2021, meses após sua prisão em outubro de 2020 por supostamente apoiar rebeldes maoístas no leste da Índia. A ordem dos jesuítas e ativistas de direitos humanos se opuseram veementemente à prisão, alegando que ela tinha motivação política, e negaram que o padre estivesse apoiando insurgentes.
Após o protesto escrito da ABVP, uma delegação se reuniu com a administração da faculdade, que posteriormente cancelou a palestra alegando “circunstâncias inevitáveis” em 06-08-2025. A palestra visava homenagear o falecido padre jesuíta e ativista dos direitos tribais, falecido em 2021 enquanto estava sob custódia judicial.
O padre George Pattery, ex-provincial do Sul da Ásia, parecia não estar ciente do cancelamento. “Se for assim, é um triste comentário sobre nosso senso de justiça”, disse ele ao Crux.
O padre jesuíta Frazer Mascarenhas é o ex-diretor da St. Xavier's College Mumbai, que serviu por 12 anos e foi declarado pelo Tribunal Superior de Bombaim como parente mais próximo de Swamy.
“As acusações da ABVP contra o padre jesuíta Stan Swamy são totalmente infundadas, pois a Polícia de Pune e agora a NIA, até agora, apenas fizeram alegações contra ele e não conseguiram prová-las em tribunal por mais de 5 anos. Na verdade, o caso ainda não foi iniciado e pode ser adiado para sempre por medo de ser considerado inventado”, disse ele ao Crux.
“Como agora é impossível provar as acusações devido à sua morte, os jesuítas, representados por mim, entraram com dois processos no Tribunal Superior de Bombaim para exonerar o nome do padre Stan e pagar uma indenização pelas falsas acusações e pelos maus-tratos na prisão que lhe custaram a vida”, disse o padre.
“Compreendemos perfeitamente que será difícil para os ativistas da ABVP apreciarem argumentos tão sutis, mas é lamentável que isso tenha levado ao cancelamento de uma Palestra Memorial significativa. É possível avaliar o estado de decadência da democracia em que nosso país se encontra”, disse Mascarenhas.