30 Julho 2025
A reportagem é publicada por Religión Digital, 30-07-2025.
O Papa fez uma saudação surpresa aos cerca de 120.000 jovens reunidos na Praça São Pedro e arredores na noite passada, enquanto passeava por eles em seu Papamóvel no final da missa de boas-vindas ao Jubileu da Juventude, que está sendo celebrado esta semana com vários eventos.
Leão XIV caminhou pela praça e depois pela Via della Conciliazione, a grande avenida que leva ao Vaticano , onde os jovens, cerca de 120.000, segundo a mídia do Vaticano, o aplaudiram entusiasticamente.
🔴+++#PapaLeoneXIV a sorpresa a Piazza #SanPietro saluta le migliaia di #giovani presenti alla Messa di benvenuto per il #GiubileodeiGiovani+++
— Tv2000.it (@TV2000it) July 29, 2025
👉Ha fatto un giro in #papamobile per salutare tutti i settori della piazza ma anche i tanti ragazzi in Via della Conciliazione.… pic.twitter.com/7DFi9aW33v
Ao final do percurso de mais de 20 minutos, que começou durante o dia e terminou ao cair da noite, com a praça iluminada, o Papa foi até o altar para falar aos jovens, que agitavam bandeiras da Espanha, Brasil, Colômbia, Argentina e Canadá, entre muitos outros.
"Vocês são o sal da Terra, a luz do mundo", disse ele em três idiomas — italiano, espanhol e inglês —, que ele usou de forma intercambiável enquanto os elogiava: "Seu entusiasmo, seus clamores por Jesus Cristo serão ouvidos até o fim do mundo."
O Papa lembrou que "hoje vocês começam o caminho do Jubileu da Esperança, e o mundo precisa de mensagens de esperança; vocês são essa mensagem", e "esperamos que todos vocês sejam sinais de esperança no mundo".
"Nos próximos dias, vocês terão a oportunidade de ser uma força, uma luz, para a Itália e para o mundo inteiro", acrescentou.
"Que o nosso clamor seja também pela paz no mundo, digamos todos: Queremos a paz no mundo", disse ele, exortando os jovens a serem "testemunhas da paz, da reconciliação que todos buscamos", antes de finalizar com "boa semana, nos vemos em Tor Vergata", a esplanada nos arredores de Roma, onde se espera a presença de um milhão de jovens.
O pontífice americano e peruano fez uma aparição inesperada no final da celebração, conduzida por Dom Rino Fisichella, dando as boas-vindas aos jovens que realizarão numerosos eventos nos próximos dias antes da missa final no próximo domingo, que Leão XIV celebrará em Tor Vergata.
No sábado também será realizada uma vigília, na qual se espera a presença do Papa, e não está descartado que ele faça uma chegada espetacular de helicóptero diante dos jovens.