23 Julho 2025
Antes da eleição papal, os cardeais discutiram intensamente os problemas da Cúria Romana, relata o cardeal-arcebispo de Westminster, dom Vincent Nichols. Ele também relata seu encontro com o astro de cinema Ralph Fiennes.
A reportagem é de Katholisch.de, 22-07-2025.
Segundo o Cardeal Vincent Nichols, novas reformas da Cúria Romana serão anunciadas no Vaticano neste outono. Como o arcebispo de Westminster explicou em Windsor, as discussões dos cardeais antes da eleição papal giraram principalmente em torno dos problemas atuais da Cúria, informou o jornal britânico "The Tablet" (domingo). "Discutimos muito sobre como deveríamos lidar com a Cúria", disse Nichols após uma palestra nas Palestras Anuais da Casa de São Jorge, no Castelo de Windsor. A Casa de São Jorge é uma organização britânica cujo objetivo é promover mudanças por meio do diálogo. A Princesa Anne estava entre os convidados para a palestra anual.
Nichols também explicou que os cardeais identificaram as qualidades que esperavam do papa nas congregações gerais antes do conclave — e que Robert Prevost personificava todas elas. Ele é um clérigo com mentalidade missionária, intelectualmente sofisticado, com experiência pastoral e cosmopolita, além de competência curial. "Ninguém mais, acredito, tem tanta experiência", disse Nichols. "É por isso que a votação não demorou muito".
Em sua palestra, Nichols falou sobre a importância da esperança, o lugar da religião em uma sociedade secular e os sinais encorajadores do crescente interesse dos jovens pela fé católica. Isso, disse o cardeal, é "uma resposta ao lado espiritual" da natureza humana.
Além disso, o público também demonstrou interesse em sua avaliação do filme "Conclave", lançado nos cinemas no final do ano passado. Nichols considerou a representação dos procedimentos do conclave na Capela Sistina "muito precisa", enquanto os conflitos entre os cardeais retratados foram "de arrepiar os cabelos". Ele também relatou que o ator Ralph Fiennes havia pedido seu conselho sobre como um prelado de alto escalão deveria se comportar. Fiennes demonstrou grande interesse: "Passamos cerca de três horas juntos, e eu perguntei a ele: 'Você quer experimentar a túnica?' – e ele experimentou".