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Yanis Mhamdi: "Israel é o estado que mais mata jornalistas no mundo"

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30 Julho 2025

Este jornalista do jornal francês Blast foi um dos membros da Flotilha da Liberdade. Nesta entrevista, ele relata as horas que esse grupo de defensores dos direitos humanos passou em detenção ilegal em Israel.

Em 1º de junho, dez voluntários humanitários e dois jornalistas partiram de Catânia, Itália, a bordo do navio Madleen, como parte da campanha 2025 da Flotilha da Liberdade. O destino dessa missão de solidariedade civil era Gaza, onde a fome é usada como mais uma arma de guerra. O objetivo desses defensores dos direitos humanos era romper o bloqueio humanitário de forma real, mas também simbólica, denunciando que o silêncio e a inação internacionais não equivalem a neutralidade, mas sim a cumplicidade na limpeza étnica sofrida pela população palestina.

Entre a tripulação estava Yanis Mhamdi, jornalista do canal independente francês Blast, que estava lá para documentar a missão. Mhamdi cobre os acontecimentos atuais na Palestina há algum tempo e produziu o documentário Netanyahu: Retrato de um Criminoso de Guerra. Nele, além de analisar as origens e a ideologia de uma figura contra a qual o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão por acusações que incluem crimes de guerra e crimes contra a humanidade, ele também examina outros fatores que levaram à radicalização do sionismo e à intensificação do genocídio do povo palestino.

Yanis Mhamdi foi finalmente libertado em 16 de junho. Ele conseguiu recuperar a maior parte do material apreendido por membros das forças armadas sionistas após seu sequestro ilegal em águas internacionais. A partir de setembro, ele começará a trabalhar em um novo relatório documentando sua viagem pelo Mediterrâneo a bordo do Madleen.

A entrevista é de Adrian Coto Couceiro, publicada por El Salto, 11-07-2025.

Eis a entrevista.

Qual foi o principal motivo pelo qual você decidiu se juntar ao Madleen e participar da Flotilha da Liberdade ?

O principal motivo foi que sou jornalista e tive a oportunidade de filmar e documentar várias pessoas dispostas a arriscar suas vidas para expor o bloqueio humanitário a Gaza. Esse era o primeiro objetivo, e o segundo era mostrar que, após 7 de outubro de 2023, haverá um bloqueio midiático em Gaza, onde nenhum jornalista internacional terá permissão para entrar. Eu esperava que, se o navio finalmente chegasse à Faixa de Gaza, eu pudesse, de alguma forma, suspender esse bloqueio midiático entrando lá como jornalista ocidental.

Você poderia descrever o que aconteceu na noite de segunda-feira, 9 de junho?

Às 2h da manhã, dois tripulantes do Madleen soaram o alarme. Estávamos todos dentro da cabine, investigando o que poderia ter acontecido, quando ouvi o som de um drone. Aquele drone começou a liberar um líquido branco; acho que era tinta, mas não tenho certeza. Então, um segundo drone apareceu, emitindo um barulho ensurdecedor. Um barco do exército israelense chegou e nos abordou. Eu estava filmando o que estava acontecendo com minha câmera. De repente, dezenas de soldados abordaram nosso barco, e eu me vi diante de um deles. Ele apontou a arma para mim e ordenou que eu largasse a câmera ou ele atiraria em mim. Fomos imediatamente presos. Eles nos colocaram no convés do barco por várias horas, no frio intenso. Quando começou a esquentar, nos colocaram dentro do barco e não nos deixaram sair. Chegamos ao porto de Ashdod por volta das 21h. após uma longa viagem de mais de 7 horas, tendo sido interceptado em águas internacionais, a cerca de 200 km de Gaza.

Não conseguíamos dizer a que horas estávamos; a cela estava infestada de percevejos. Era muito difícil dormir porque eles deixavam a luz acesa, então perdíamos a noção do dia e da noite.

Que tipo de documento o exército israelense obrigou você a assinar ao chegar ao porto de Ashdod?

Assim que chegamos ao porto, me perguntaram: "Você quer voltar para casa logo? Então você tem que assinar este documento." O documento afirmava que eu havia entrado ilegalmente em território israelense, fazia referência a um artigo de uma lei que eu desconhecia e me proibiria de entrar em Israel por 100 anos. Recusei-me a assinar o documento porque, obviamente, eu não havia entrado ilegalmente em território sionista; em vez disso, o exército deles tinha vindo para nos encontrar e interceptar. As consequências de não assiná-lo foram a minha prisão por uma semana. Argumentei que era jornalista, que não era um dos militantes da Flotilha da Liberdade e que tinha o direito de relatar o que estava acontecendo. Mas, para eles, eu também fazia parte do que chamavam de "os criminosos no barco".

Poderia descrever as condições em que foi detido?

Primeiro, fomos levados para a delegacia, onde fomos interrogados, e depois aqueles que se recusaram a assinar o documento foram levados para a prisão. Lá, os soldados não nos violaram, mas fomos mantidos sob o que considero "tortura psicológica". Quer dizer, os outros prisioneiros tinham o direito de assistir televisão e ler, mas nós não. Tínhamos uma saída (para o pátio) à tarde, que durava entre 30 e 45 minutos. Não sabíamos que horas eram; a cela estava infestada de percevejos. Era muito difícil dormir porque deixavam a luz acesa constantemente, então perdíamos a noção do dia e da noite. Somado a tudo isso, na sexta-feira, 13 de junho, ocorreu o ataque sionista ao Irã, então o espaço aéreo foi fechado e eu me encontro ilegalmente bloqueado, impossibilitado também de ver meu advogado.

Quando você é um jornalista ocidental, você tem mais sorte do que os jornalistas palestinos, que são mortos sem hesitação.

Você já pensou que não conseguiria sair dessa situação de detenção ilegal?

Claro que fiquei com medo. Entre quinta-feira, 12 de junho, e sexta-feira, 13 de junho, o juiz informou ao meu advogado que eu seria um dos últimos a ser libertado, pois deixei claro aos jornalistas que poderiam se juntar à flotilha no futuro que isso teria consequências e que eles poderiam enfrentar uma longa pena de prisão. Além disso, como eu disse, o espaço aéreo estava fechado, então a situação era ainda mais estressante, pois eu sentia que não conseguiria retornar. Some-se a isso o fato de que o Estado sionista assassinou mais de 200 jornalistas palestinos desde 7 de outubro de 2023, porque eram jornalistas e estavam documentando o genocídio. Portanto, o sionismo persegue jornalistas deliberadamente. Eles não me mataram porque eu era um jornalista ocidental, mas acabei na prisão. Quando você é um jornalista ocidental, você tem mais sorte do que jornalistas palestinos, que são assassinados sem remorso. Essa é a realidade, é o Estado que mais mata jornalistas no mundo.

Uma parte da imprensa francesa o rotulou como ativista ou militante, desdenhando seu trabalho como jornalista. Por que acha que isso acontece?

Isso foi consequência da propaganda sionista disseminada pela França, negando os direitos derivados da minha condição de jornalista com a intenção de validar minha detenção ilegal. Nossa tentativa de chegar a Gaza para romper o bloqueio humanitário e de informação é protegida pelo direito internacional e humanitário, mas, obviamente, a imprensa francesa não abordou isso. Eles me rotularam de militante, com a intenção de me desacreditar. É como quando a imprensa francesa diz que jornalistas palestinos mortos pelo sionismo não são jornalistas, mas sim próximos do Hamas, que não estão exercendo sua profissão. É uma forma de negar que a potência ocupante assassina jornalistas. Mas, ao contrário, acredito que aqueles que não são realmente jornalistas são aqueles que espalham a propaganda sionista, e são os verdadeiros militantes pró-Israel. Enquanto isso, sou jornalista tentando documentar uma ação humanitária, em relação à qual o próprio relatório da ONU afirma que este navio deveria ter permissão para passar.

No mesmo dia da nossa interceptação, o cônsul francês fez todo o possível para que assinássemos o documento que Israel havia nos instado a assinar e, assim, sermos repatriados, algo que não aceitei.

Como você se sente com esse desprezo?

A verdade é que sou categorizado na França como ativista por aqueles que trabalham para os bilionários que compram a mídia e as redes de televisão francesas. Oitenta por cento da imprensa francesa está nas mãos de bilionários que buscam e conseguem ganhar mais influência sobre os políticos para ganhar um pouco mais de dinheiro, disseminando uma ideologia racista, de extrema direita e capitalista. Isso lhes permite enriquecer. Mas até o Ministério do Interior francês, apesar de toda a manipulação que ocorreu, entendeu que sou jornalista e que deveria ser libertado.

"This war has crossed every moral, security and ethical boundary": Meet the Israelis who refuse to fight in Gazahttps://t.co/0c2cjZXdfg

— Haaretz.com (@haaretzcom) July 9, 2025

Em relação ao governo francês, o que o senhor pensa depois que ele não condenou o ataque que levou à sua prisão em águas internacionais?

É simplesmente a lógica de muitos anos de política de colonização sionista. Israel goza de impunidade. Evidentemente, graças à mobilização de uma parcela significativa da nossa sociedade, o governo francês queria que fôssemos libertados o mais rápido possível. Posso dizer que o cônsul francês, no próprio dia da nossa interceptação, fez todo o possível para que assinássemos o documento que Israel nos instava a assinar e, assim, fôssemos repatriados, pedido que recusei. A França queria que fôssemos libertados, mas sempre seguiu as diretrizes estabelecidas pelas autoridades sionistas.

No verão passado, você esteve nos Territórios Palestinos Ocupados para filmar um documentário sobre assentamentos ilegais. Como o Estado sionista trata os jornalistas lá?

É realmente muito difícil trabalhar na Cisjordânia tentando documentar a ocupação; você é constantemente tomado por uma sensação de medo. Fui atacado e perseguido, ainda mais pela polícia sionista do que pelo exército. Na verdade, a polícia é mais violenta e reprime com ainda mais severidade do que o exército. A Cisjordânia, segundo os Acordos de Oslo, é dividida em três partes: Áreas A, B e C. Portanto, estar na Área C é perigoso porque é a área controlada pelo exército israelense e administrativamente controlada por Israel; é uma verdadeira zona de ocupação. Mas a área mais perigosa é, na verdade, a Área A, que é teoricamente controlada pela Autoridade Palestina, mas que o exército sionista coloniza em todos os níveis, e onde os colonos podem matá-lo a qualquer momento. Antes de chegar a Belém para filmar meu documentário, eu até consultei um psiquiatra sobre os efeitos traumáticos que esse trabalho poderia ter sobre mim.

No, Israeli soldiers killed in Gaza are not martyrs | Opinion | @gershonbaskin https://t.co/LIKi0rONRM

— Haaretz.com (@haaretzcom) July 9, 2025

Você pode nos contar mais sobre esse projeto?

Sim, o documentário que eu estava filmando no verão passado se chama Alice in Setterland. Provavelmente será lançado em setembro ou outubro deste ano. Nele, narrarei a colonização pelos olhos de uma pessoa que tem cidadania israelense, mas é de origem palestina. O protagonista é dono de um restaurante e vive com medo constante dos colonos, que frequentemente cometem assassinatos naquela área. Com isso, tentarei desmascarar a propaganda sionista que tenta fazer parecer que os árabes que têm cidadania vivem normalmente no que hoje é considerado Israel. Isso está longe de ser verdade; os palestinos que vivem lá, mesmo que tenham cidadania, não têm os mesmos direitos que os colonos, que também são protegidos pela polícia e pelo exército.

Durante a viagem da Flotilha da Liberdade, você resgatou um barco de refugiados que cruzava o Mediterrâneo. Como você vivenciou esse episódio?

Este episódio transmite o verdadeiro cemitério que é o Mar Mediterrâneo, onde refugiados arriscam suas vidas tentando atravessá-lo e chegar à Europa em busca de um futuro melhor. É uma jornada verdadeiramente arriscada, em um contexto em que a União Europeia paga milhões de euros à Líbia, através da Frontex, para impedir que esses barcos cheguem ao território europeu e para repatriar refugiados de lá (para a Líbia), onde muitos deles são presos, torturados e até vendidos como escravos. E tudo isso é financiado pela União Europeia. Além disso, no episódio que vivenciamos com o barco de refugiados, conseguimos salvar quatro pessoas que pularam do navio em que navegavam para evitar a captura pela guarda costeira líbia. Para nós, foi um momento muito importante, que serviu como uma espécie de episódio fundador do espírito Madleen. Todos nós que viajamos nele estivemos envolvidos na salvação dessas quatro pessoas.

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