02 Julho 2025
A obrigação dominical obriga os católicos a comparecer à missa. Mas agora o arcebispo da Arquidiocese de Olomouc está suspendendo-a parcialmente. O motivo: a escassez de padres.
A reportagem é publicada por Katholisch.de, 01-07-2025.
Devido à grave escassez de padres, o arcebispo da Arquidiocese Tcheca de Olomouc, dom Jozef Nuzik, emitiu uma dispensa da participação obrigatória na missa dominical para casos especiais. Em uma carta lida em todas as igrejas arquidiocesanas no domingo, Nuzik explica que esta é "uma medida de assistência para aqueles que, devido à escassez de padres, têm sérios problemas para comparecer à missa dominical".
Caso a missa dominical seja cancelada em sua paróquia, os fiéis são incentivados a visitar uma igreja vizinha ou a participar de uma Liturgia da Palavra com um diácono, disse o arcebispo. Assistir à missa noturna também é possível. Se isso não for possível por motivos graves – como a falta de transporte público –, eles podem substituir a participação na missa por devoção pessoal, oração comunitária em família ou acompanhamento de um culto via rádio, televisão ou internet até 31-12-2025.
Obrigação dominical regulamentada na lei
A obrigação dominical exige que todos os católicos participem da Santa Missa aos domingos ou na véspera. O Cânon 1248 do Código de Direito Canônico (CIC) afirma: "O domingo em que se celebra o mistério pascal deve, por tradição apostólica, ser observado em toda a Igreja como o primeiro dia santo de preceito". Esta regra também se aplica a feriados religiosos como Natal, Páscoa, Dia de Todos os Santos e outros.
Nuzik é o arcebispo de Olomouc desde fevereiro de 2024 e presidente da Conferência Episcopal Tcheca desde abril. Originário da Eslováquia Morávia, foi ordenado sacerdote em 1995 e trabalhou em paróquias rurais por quase duas décadas. Por isso, está particularmente familiarizado com o catolicismo popular na Província da Igreja Morávia.
Leia mais
- A escassez de padres cresce para mais de 3 mil católicos por sacerdote, mostram dados do Vaticano
- Haverá ainda padres?
- Celibato dos padres: novas perspectivas
- D. Norberto, bispo de Ji-Paraná, Rondônia: “Se a Igreja tornasse o celibato opcional, talvez mais padres o vivessem por convicção”
- Menos padres não significa menos Igreja
- Deus chama ao sacerdócio tanto solteiros como casados
- ''Sacerdote e prior, descobri a vocação com minha esposa''
- ''Não haverá mais padres na Alemanha''
- Igreja Católica importa padres para conter queda do número de fiéis
- A grande coragem de ser pároco. Artigo de Gianfranco Ravasi
- A Paróquia e o Concílio Vaticano II. Artigo de Egydio Schwade
- O que resta do padre? Um pároco responde
- “Estão faltando padres”. Entrevista com Alphonse Borras, teólogo belga - Parte 1
- ''Na Igreja, precisamos de testemunhas, não de mestres.'' Entrevista com Franz Jung, bispo de Würzburg, Alemanha
- O problema dos seminários católicos
- "Com a reforma das paróquias, está cada vez mais difícil ser padre." Entrevista com Thomas Frings
- Faltam padres? A solução está nos homens casados
- Faltam sacerdotes, poder aos leigos