27 Junho 2025
Uma semana depois do “Novo Leilão do Fim do Mundo” da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no qual Petrobras, Exxon, Chevron e CNPC arremataram 19 blocos na Foz do Amazonas, o presidente Lula defendeu de novo a exploração de combustíveis fósseis na região. Lula acionou a narrativa falaciosa de que o dinheiro do petróleo e do gás da Foz vai financiar a transição energética do país. Só que o Brasil ainda não tem plano de transição energética. E se não houver petróleo e gás na Foz, não haverá transição energética no país?
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 26-06-2025.
“Ninguém vai me dizer ‘não vai explorar petróleo na Margem Equatorial [leia-se “Foz do Amazonas”]’. A gente vai tratar com muita seriedade, pesquisar, quer ver se tem, e, se tiver, vamos tratar, porque será o único petróleo que vai garantir o financiamento desse país, e pro mundo, fazer a transição ecológica definitivamente e abrir mão do combustível fóssil”, disse o presidente em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na 4ª feira (25/6).
Lula classificou o [suposto] petróleo da Margem Equatorial como um ativo estratégico para garantir recursos à transição energética, reiterando que o país fará tudo com base em critérios técnicos e ambientais, relata O Globo. No entanto, se a questão técnica fosse de fato respeitada, a exploração da Foz do Amazonas não iria adiante, já que analistas ambientais do Ibama recomendaram por três vezes negar a licença para o poço de exploração de combustíveis fósseis que a Petrobras quer perfurar no bloco FZA-M-59.
Não é novidade que Lula é um entusiasta da exploração de combustíveis fósseis no Brasil, apesar da necessidade de eliminá-los o quanto antes para se conter as mudanças do clima. Mas não deixa de surpreender o apoio que o presidente pediu na reunião do CNPE ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que, além de defender explorar petróleo no Brasil “até a última gota” e a conclusão da usina nuclear de Angra 3, até agora não entregou o plano nacional de transição energética, sob responsabilidade de sua pasta.
Lula pediu suporte a Silveira dizendo que a pressão não é fácil, relata o Valor. “Vocês sabem que há interesses antagônicos, então é importante que vocês estejam alertas para ajudar as coisas darem certo neste país”, disse.
CBN, IstoÉ Dinheiro, IstoÉ, UOL, Correio Braziliense, Tribuna do Norte, Brasil 247 e Folha PE repercutiram a nova defesa de Lula pela exploração da Foz.
Em tempo
Uma década após a assinatura do Acordo de Paris, que exigia uma rápida redução do uso de carvão, o consumo do combustível fóssil continua em alta, destaca o Financial Times, em matéria traduzida pela Folha. A resiliência pode ser atribuída a uma combinação de vantagens econômicas e eventos geopolíticos. Do ponto de vista econômico, o carvão é barato e abundante em economias emergentes como China, Índia e Indonésia. E a pandemia de COVID-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 impulsionaram seu uso. A pandemia resultou em grandes pacotes de estímulo econômico e um surto industrial após a crise, particularmente na China, o maior usuário de carvão do mundo.
Leia mais
- Sob protestos, governo leiloa 19 blocos para exploração de petróleo na Foz do Amazonas
- Brasil vai explorar 19 campos de petróleo no Delta do Rio Amazonas
- MPF tenta suspender na justiça leilão de petróleo na Foz do Amazonas
- Governo anuncia leilão para mais 47 blocos de petróleo na Foz do Amazonas
- Nova regra tenta blindar leilões de petróleo e gás da consulta a povos tradicionais
- ANP deve suspender imediatamente leilão com blocos na foz do Amazonas, recomenda MPF
- Como a Petrobras avança na extração na Foz do Amazonas
- Ministro de Minas e Energia afirma que Ibama vai autorizar exploração de petróleo na foz do Amazonas
- Lula promete a Alcolumbre liberar exploração de petróleo na foz do Amazonas
- Presidente da COP30 não vê contradição entre petróleo na foz do Amazonas e agenda ambiental de Lula
- Lula critica IBAMA por “lenga-lenga” na licença para Petrobras explorar a foz do Amazonas
- Presidente da COP30 não vê contradição entre petróleo na foz do Amazonas e agenda ambiental de Lula
- Invasões avançam no Oiapoque à espera do petróleo na foz do Amazonas
- Lula promete a Alcolumbre liberar exploração de petróleo na foz do Amazonas
- Ala pró-petróleo do governo teme proximidade da COP30 e pressiona por licença para a foz do Amazonas
- Ministro de Minas e Energia afirma que Ibama vai autorizar exploração de petróleo na foz do Amazonas
- ANP tenta “vender” Bacia de Pelotas como “substituta” da Foz do Amazonas
- Lula promete licenças para petróleo na foz do Amazonas e asfalto na BR-319
- Brasil deve pensar na demanda global, diz Silveira ao defender petróleo na foz do Amazonas
- Após questionamentos sobre perfuração na Foz do Amazonas, autoridades do AP atacam Ibama