• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A acelerada transição religiosa em Seropédica (RJ). Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Mais Lidos

  • ​Para o pesquisador sobre ética e IA, é preciso desmistificar os episódios em que as máquinas parecem imitar o comportamento humano, já que nelas inexiste a intencionalidade deliberada de enganar, desinformar ou mesmo trapacear, e sim o propósito de responder à questão do interlocutor a qualquer custo

    Antropomorfização da Inteligência Artificial: ainda distante da realidade. Entrevista especial com Anderson Röhe

    LER MAIS
  • Como os Senhores do Caos mergulham o mundo em uma espiral de conflito

    LER MAIS
  • A paz esteja convosco! Porém, a guerra chegou de novo. Artigo de Castor Bartolomé Ruiz

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade da Santissima Trindade - Ano A - Deus Trindade se revela relação, compaixão, misericórdia

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Junho 2025

Seropédica é um caso paradigmático da transição religiosa no Brasil

O artigo é de José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia, publicado por EcoDebate, 25-06-2025.

Eis o artigo.

Seropédica (sede da Universidade Federal Rural – UFRRJ) é uma cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e se tornou município independente de Itaguaí em 1995. A cidade tem apresentado grandes mudanças no cenário religioso nas últimas décadas.

O gráfico abaixo mostra que os católicos representavam 54,7% da população municipal em 1991, caiu para 38,7% em 2000, para 27,4% em 2010 e apenas 19,7% em 2022. Em 31 anos as filiações católicas perderam, em média, mais de 1% ao ano. Seropédica é uma das poucas cidades do país em que os católicos representam menos de 20% da população.

Os evangélicos representavam 20,6% da população em 1991, deram um salto para 35,9% em 2000, subiram para 44% em 2010 e chegaram a 46,3% em 2022. Existem 2,3 evangélicos para cada católico em Seropédica.

O grupo sem religião se manteve em torno de 22% no período e superou os católicos em 2022. As demais religiões somavam 3,1% em 1991, 5,3% em 2000, 6,3% em 2010 e deram um salto para 11,5% em 2022. A distribuição percentual entre os 4 grupos se tornou mais plural entre 1991 e 2022.

Gráfico da percentagem de católicos, evangélicos, sem religião e outras, Seropédica: 1991-2022 (Fonte: Censos demográficos do IBGE de 1991 a 2022).

O gráfico abaixo mostra a distribuição percentual dos quatro grupos religiosos, por idade, para Seropédica, em 2022. No total, os católicos representam 19,7% da população municipal, mas caem para apenas 12,3% no grupo etário 10-19 anos, para 17% no grupo 20-59 anos e apresenta um valor bem maior entre os idosos (60+), com 35%.

Entre os evangélicos, o percentual para toda a população de Seropédica é de 46,3% e sobe para 49,6% entre os jovens de 10-19 anos, para 46,2% entre os adultos de 20-59 anos e cai um pouco entre os idosos, para 43,8%.

A percentagem do grupo sem religião é maior entre os jovens de 10-19 anos (26,2%) e entre os adultos de 20-59 anos (24,5%), mas cai para 12,3% entre os idosos. No grupo etário 10-19 anos há duas vezes mais pessoas que se declaram sem religião do que católicos. A maior percentagem entre as demais religiões ocorreu entre os adultos de 20-59 anos.

Gráfico da percentagem dos 4 grupos religiosos, por idade, Seropédica: 2022 (Fonte: Censos demográficos do IBGE de 2022).

A tabela abaixo mostra a distribuição percentual entre os 4 grupos religiosos em Seropédica e o Índice de entropia de Shannon (ou índice de diversidade de Shannon), que é uma medida usada para indicar o quanto uma população é diversa. Ele foi criado originalmente para estudar a biodiversidade (como se distribuem as espécies em um ambiente), mas também serve para entender diversidade cultural ou religiosa.

Quanto mais igualitária a distribuição das categorias, maior a incerteza sobre qual categoria poderia ser encontrada se selecionasse um item aleatoriamente. Imaginando 4 categorias religiosas e cada uma com exatamente 25% da população, a escolha de uma pessoa aleatoriamente, seria muito difícil prever a religião dela, pois todas são igualmente prováveis. Essa é uma situação de alta incerteza e, portanto, alta entropia.

Quanto menos igualitária (mais desigual) a distribuição, ou seja, se uma ou poucas categorias são altamente dominantes, menor a incerteza. Imaginando que uma categoria religiosa tem 90% da população e as outras três dividem os 10% restantes, no caso de uma escolha de uma pessoa aleatoriamente, seria muito provável que ela pertencesse à categoria dominante. Há muito pouca surpresa ou incerteza. Essa é uma situação de baixa incerteza e, portanto, baixa entropia.

Entre 1991 e 2022, o Índice de Shannon aumentou de 1,094 para 1,260. Esse aumento mostra que a cidade ficou mais plural e diversa em termos religiosos. Ou seja: nenhum grupo religioso está mais em maioria absoluta e há uma distribuição mais equilibrada entre católicos, evangélicos, pessoas sem religião e outras religiões.

Tabela da distribuição religiosa e Índice de Shannon, Seropédica: 1991-2022 (Fonte: Censos demográficos do IBGE de 2022).

Seropédica é um caso paradigmático da transição religiosa no Brasil. Os católicos eram maioria até 1991 e caíram para menos de 20% em 2022, sendo superados pelos evangélicos e pelo grupo sem religião. Mesmo com a mudança de hegemonia entre os dois grandes grupos cristãos, a distribuição percentual entre os 4 grupos se tornou mais plural e diversa.

Referências

ALVES, JED et al. Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil, Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 29, n. 2, 2017, pp: 215-242

ALVES, JED. Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e cenários para o século XXI, Escola de Negócios e Seguro (ENS), maio de 2022.

ALVES, JED. A transição religiosa no Brasil: 1872-2049, Ecodebate, 09/06/2025

ALVES, JED. Transição religiosa em Japeri (RJ) e no Brasil, Ecodebate, 16/06/2025

Leia mais

  • Transição religiosa em Japeri (RJ) e no Brasil. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • A transição religiosa no Brasil: 1872-2049. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Por que o avanço evangélico estagnou e não deve voltar? Artigo de Fabio Miessi e Raphael Corbi
  • O que os números do Censo de 2022 dizem sobre a pertença religiosa no Brasil? Artigo de Geraldo Luiz De Mori, SJ
  • A nova fotografia da religião no Brasil segundo o Censo de 2022. Artigo de Jeferson Batista
  • O acelerado crescimento dos templos evangélicos e a transição religiosa no Brasil. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • A expansão evangélica no Estado: do Executivo ao Judiciário. Entrevista especial com Ronaldo Almeida
  • O panorama religioso no Brasil: perspectivas para as próximas décadas com base no Censo 2022. Artigo de Robson Ribeiro
  • Rio de Janeiro. Os católicos são minoria
  • As rodovias fluminenses e o processo de difusão evangélica no Rio de Janeiro
  • A transição religiosa no Brasil e no Rio de Janeiro: pluralidade gera pluralidade
  • Quem são? Por que eles crescem? No que eles creem? Pentecostalismo e política na América Latina
  • Os evangélicos e o poder na América Latina
  • Cidades de São Paulo onde os evangélicos ultrapassaram os católicos
  • A transição religiosa nas grandes regiões do Brasil
  • A transição religiosa em ritmo acelerado no Brasil
  • Uma projeção linear da transição religiosa no Brasil: 1991-2040
  • A aceleração da transição religiosa no Brasil: 1872-2032. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • “É fundamental tirar a dimensão religiosa da disputa política”, afirma cientista político
  • A encruzilhada do catolicismo brasileiro
  • Transição Religiosa – Católicos abaixo de 50% até 2022 e abaixo do percentual de evangélicos até 2032
  • Catolicismo no Brasil em Declínio: os dados do Censo de 2010
  • América Latina. Catolicismo em queda livre?
  • Nem só católico, nem só evangélico: o Brasil das múltiplas religiões e religiosidades revelado pelos jovens. Entrevista especial com Regina Novaes

Notícias relacionadas

  • Rio Branco/Acre: a capital mais adiantada na transição religiosa

    "Se há quem duvide da transição religiosa no Brasil, a capital do Acre é um exemplo de cidade que já promoveu a mudança de h[...]

    LER MAIS
  • A transição religiosa em ritmo acelerado no Brasil

    LER MAIS
  • Números recordes de abandono na Igreja da Suécia

    Nunca antes a Igreja da Suécia perdeu tantos membros em um ano civil. Quase 86 mil escolheram sair em 2016, segundo reportagem da[...]

    LER MAIS
  • A transição religiosa no mundo no século XXI

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados