25 Junho 2025
- A decisão afirma que o padre praticou "atos de relevância e conotação sexual contra a vítima" — que tinha 15 anos na época — e afirma que "o ato descrito constitui um ato de evidente violação sexual, afetando diretamente o bem legal protegido, com o referido relato parecendo ser fundamentalmente consistente com as demais provas incorporadas ao caso".
- Felipe Berríos, padre, ativista e escritor chileno, fundador de diversas organizações como 'Techo' e 'Infocap', esteve envolvido no escândalo em 2022 devido a diversas denúncias contra ele de abuso sexual de sete mulheres, que na época dos fatos teriam entre 14 e 23 anos.
- "Ele é culpado de crimes contra o sexto mandamento cometidos com menores e de crimes de solicitação para pecar contra o sexto mandamento, durante ou por ocasião da confissão", detalhou o comunicado da Companhia de Jesus.
A informação é publicada por Religión Digital, 25-06-2025.
Na terça-feira, o 34º Juizado de Santiago emitiu um arquivamento final e completo da investigação sobre abuso sexual de menor contra o padre chileno Felipe Berríos devido ao prazo de prescrição dos fatos, embora tenha confirmado que eles ocorreram.
"Após toda a análise e levando em consideração a presunção de inocência do acusado e a credibilidade da denúncia, um único incidente envolvendo uma vítima, ocorrido em agosto de 2000, foi considerado provado", afirma a decisão judicial.
A decisão afirma que o padre praticou "atos de relevância e conotação sexual contra a vítima" — que tinha 15 anos na época — e afirma que "o ato descrito constitui um ato de evidente violação sexual, afetando diretamente o bem legal protegido, e tal relato parece ser fundamentalmente consistente com as demais provas incorporadas ao caso".
#ÚLTIMOMINUTO
— Fast Check CL (@fastcheckcl) June 24, 2025
📌 El Juzgado de Garantía de Santiago decretó el sobreseimiento total y definitivo del sacerdote Felipe Berríos del Solar, tras una denuncia presentada por una mujer que lo acusó de haber cometido abuso sexual cuando ella tenía 15 años. Los hechos ocurrieron el 17… pic.twitter.com/x2j8vyN9iZ
"As declarações da vítima estão em harmonia com os depoimentos das testemunhas e demais provas documentais juntadas no curso da investigação, as quais, analisadas segundo a crítica fundamentada, permitem apurar os elementos constitutivos do crime de abuso sexual de pessoa maior de 12 anos (...), crime previsto e punido no artigo 366, em relação ao artigo 361, nº 1, ambos do Código Penal vigente à época dos fatos", conclui o inquérito.
O caso, no entanto, foi arquivado "total e definitivamente" porque "a responsabilidade penal do acusado Felipe Hernán Berríos del Solar havia sido extinta em virtude da prescrição da ação penal".
Felipe Berríos, padre, ativista e escritor chileno, fundador de diversas organizações como Techo e Infocap, se envolveu em um escândalo em 2022 devido a diversas acusações contra ele de abuso sexual de sete mulheres, que na época dos fatos tinham entre 14 e 23 anos.
🔴Tribunal dicta sobreseimiento por prescripción para Felipe Berríos pese a acreditarse abuso sexual https://t.co/DGeQRgnbUJ
— La Tercera (@latercera) June 24, 2025
Por essas acusações, Berríos foi suspenso do sacerdócio, embora em junho de 2023 o Ministério Público tenha encerrado a investigação contra ele, depois que o Ministério Público decidiu não prosseguir com a investigação.
Em maio de 2024, ele foi expulso da Companhia de Jesus da qual era membro, e também foi proibido de "todo contato pastoral com menores por um período de 10 anos".
"Ele é culpado de crimes contra o Sexto Mandamento cometidos contra menores e de solicitar que outros pequem contra o Sexto Mandamento, durante ou por ocasião da confissão", detalhou a declaração da Companhia de Jesus.
Felipe Berríos sempre negou os fatos dos quais é acusado, inclusive o agora comprovado pelos tribunais.
Leia mais
- Jesuíta chileno, Felipe Berrios, é investigado por abusos
- Chile. Felipe Berríos renuncia à Companhia de Jesus após ser acusado de abuso sexual e não se sentir apoiado pela congregação
- Chile. Jesuítas chilenos abrem investigação sobre Felipe Berríos após denúncia de abuso
- Chile. Padre Felipe Berríos recusou o cargo de coordenador nacional de acampamentos
- Chile. O padre jesuíta Felipe Berríos entra no governo de Gabriel Boric como coordenador nacional das ocupações do Ministério da Moradia
- Chile. Felipe Berríos sobre o caso de Renato Poblete: “Há um erro, nós como congregação temos uma responsabilidade que precisamos corrigir”
- Chile. “Em vez de pedir tanto perdão, precisamos mudar”. Entrevista com Felipe Berríos, jesuíta
- Existe uma “máfia” na Igreja chilena e João Paulo II “freou” a sua modernização, avalia Felipe Berríos
- Felipe Berríos, jesuíta, sobre Karadima: A Igreja deve desprender-se desse abuso de poder
- Chile. O relatório definitivo dos abusos: “a resposta da Igreja foi insuficiente e negligente”
- Dois padres são expulsos por abuso sexual no Chile, um é marginalizado dos jesuítas e punido por 10 anos, e o outro excluído do estado clerical
- Chile. Las 80 denuncias por abuso sexual que ha enfrentado la Iglesia
- Chile. Mulher é indicada para liderar batalha contra abuso sexual
- Chile. Promotor garante "julgamento histórico" sobre abuso sexual clerical
- Chile: Igreja deve colaborar com a Justiça em casos de abuso, diz enviado papal
- Chile. Investigadores apontam 158 católicos em inquérito de abuso sexual infantil