• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Ansiedade e incerteza seguem proibição de viagens de Trump aos EUA

Mais Lidos

  • Somos argila, mas portadores do “Sopro vital”. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Indígena que assessorou guerrilha zapatista é eleito presidente da Suprema Corte do México

    LER MAIS
  • Países não podem se desenvolver economicamente excedendo os limites planetários, diz a economista

    “Precisamos de um novo retrato da humanidade”. Entrevista especial com Kate Raworth

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade de Pentecostes – O sopro do Espírito impulsiona para a missão. Comentário de Virma Barion

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Junho 2025

Uma proibição do presidente Donald Trump que restringe total ou parcialmente as viagens aos EUA de cidadãos de vários países gerou ansiedade e incerteza entre os defensores católicos da imigração.

A reportagem é de Gina Christian, publicada no National Catholic Reporter, 05-06-2025.

Em 4 de junho, Trump emitiu uma proclamação declarando que cidadãos de Afeganistão, Birmânia, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen não serão mais admitidos nos EUA. Além disso, Trump restringiu parcialmente a entrada de cidadãos do Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

A proibição se aplica tanto a imigrantes quanto a não imigrantes, que a lei de imigração dos EUA define como aqueles que buscam residência permanente ou temporária. Atualmente, existem mais de 20 tipos de vistos de não imigrantes.

"Estamos particularmente preocupados com a forma como essa política afetará as famílias que tentam se reunir nos Estados Unidos", disse Anna Gallagher diretora executiva da Catholic Legal Immigration Network Inc., conhecida como CLINIC, à OSV News.

Para o padre haitiano Eugène Almonor, Oblato de Maria Imaculada e capelão da Comunidade Católica Haitiana da Arquidiocese da Filadélfia, a proibição significa que ele não poderá visitar sua família imediata, embora agora seja cidadão americano. Almonor disse que não quer arriscar viajar para o Haiti.

"Se eu não puder voltar (para os EUA), não sei o que posso fazer", disse ele. "Ontem à noite, não consegui dormir, porque pensei: 'Tenho um plano de ir ao Haiti este ano'. Mas se eu for, será que consigo voltar?" Até mesmo uma futura peregrinação à França e à Itália foi questionada, disse Almonor.

O Padre Thomas Hagan, Oblato de São Francisco de Sales e cidadão americano, viaja regularmente entre os EUA e o Haiti, onde passou três décadas ministrando em Porto Príncipe através da Hands Together. Ele fundou a organização sem fins lucrativos em 1986 para oferecer desenvolvimento educacional, pastoral e humanitário à maior e mais pobre favela do Haiti, a Cité Soleil.

Questionado pela OSV News se ele teme não ser admitido de volta nos EUA, apesar de seu passaporte americano, Hagan disse: "Terei que ver. Avisarei se houver algum problema".

Entre os motivos citados por Trump para a proibição estavam política externa, segurança nacional, preocupações com o combate ao terrorismo, altas taxas de permanência com visto vencido e a "recusa histórica" ​​dos países listados em aceitar seus cidadãos deportados.

A política — sujeita a revisão regular e mais robusta do que uma proibição semelhante para várias nações muçulmanas sob o primeiro governo Trump — se aplica especificamente a cidadãos estrangeiros dos países designados que estão fora dos EUA e não têm um visto válido na data efetiva da proibição, 9 de junho às 00h01 EDT.

Residentes "permanentes legais" dos EUA e aqueles com vistos de imigrante e não imigrante emitidos antes dessa data não são afetados. Também estão excluídos aqueles que receberam asilo, refugiados já admitidos nos EUA ou indivíduos que receberam proteção contra deportação ao abrigo da Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes. A proclamação também declarou que os indivíduos podem continuar a buscar tais proteções "em conformidade com as leis dos Estados Unidos".

Cidadãos com dupla nacionalidade que possuam cidadania de um dos países designados estão isentos se viajarem com um passaporte emitido por uma nação não afetada.

Outras exceções incluem vistos de imigrantes para familiares próximos "com evidências claras e convincentes de identidade e relacionamento familiar", como dados de DNA; adoções; vistos especiais de imigrantes afegãos; vistos especiais de imigrantes para funcionários do governo dos Estados Unidos; e vistos de imigrantes para minorias étnicas e religiosas que enfrentam perseguição no Irã.

A proibição não afeta diplomatas, funcionários da OTAN, funcionários de organizações internacionais designadas (como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial) e indivíduos em "trânsito imediato e contínuo" pelos EUA em missão oficial ou diretamente para a sede das Nações Unidas em Nova York.

Também estão fora da proibição atletas, treinadores, familiares próximos e funcionários-chave da Copa do Mundo, das Olimpíadas e de qualquer outro grande evento esportivo aprovado pelo secretário de Estado americano.

Tanto Hagan quanto Almonor disseram que a proibição para o Haiti era muito dura. "Não acho que haja a necessidade de impedir a entrada de todos que vêm do Haiti. Isso não faz sentido, especialmente para muitas pessoas boas", disse Hagan.

"O Haiti considera os Estados Unidos um país amigo", disse Almonor. "Se vocês são amigos, por que (a proibição)? ... Acho que não é bom para o povo haitiano, nem para o povo americano, porque entre o povo americano e o povo haitiano existe... uma boa relação".

Dom Thomas Wenski, arcebispo de Miami, disse à OSV News que a proibição ao Haiti ocorre porque as viagens de e para aquele país já estão limitadas, com os pedidos de visto para a embaixada americana paralisados ​​e apenas voos limitados para o país.

"Mais preocupante", disse ele, é o fim, pelo governo Trump, do status de proteção temporária, ou TPS, e dos vistos humanitários para cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos.

"Cerca de 500 mil pessoas serão afetadas pelo fim dos vistos humanitários — tornando pessoas que chegaram aqui legalmente e receberam autorização de trabalho repentinamente ilegais e sem permissão para trabalhar", disse Wenski em um e-mail de 5 de junho à OSV News. "O mesmo acontecerá com o fim do programa TPS, que afeta milhares de outros, incluindo haitianos, venezuelanos e nicaraguenses".

O arcebispo disse que o Departamento de Imigração e Alfândega "intensificou a fiscalização, prendendo não apenas 'maus atores' (aqueles com antecedentes criminais), mas também outros. Os centros de detenção estão superlotados, as famílias estão ansiosas, os empregadores estão perplexos (sobre) como substituir aqueles que perderão suas autorizações de trabalho".

"Já vimos o impacto devastador que o cancelamento de oportunidades de imigração humanitária e de refugiados teve até agora neste ano em termos de distanciamento familiar, e esta política só vai agravar e ampliar esse dano", disse Gallagher, da CLINIC. "Continuamos comprometidos em apoiar as famílias imigrantes e defender políticas que promovam a unidade familiar e estejam alinhadas aos valores católicos de misericórdia e justiça. É essencial que nossos líderes reflitam esses valores em suas ações, garantindo que todos os indivíduos sejam tratados com o respeito e a justiça que merecem".

Leia mais

  • Escolhas para os católicos dos EUA nas eleições de 2024. Artigo de Massimo Faggioli
  • Os Estados Unidos estão caminhando em direção a um estado de tecnovigilância em massa
  • Procurar asilo é um direito humano básico, declaram líderes religiosos
  • A crise no Haiti é “complicada” e “muito delicada”, afirma o Arcebispo de Miami Thomas Wenski
  • Haiti: um labirinto de pobreza e violência sustentado pelo intervencionismo
  • Países da Otan concordam com amplo programa de rearmamento
  • Intrigas, discriminação e perseguição no “reino de Alá”. Artigo de Luciana Garcia de Oliveira
  • Sem cooperação não há vistos: é assim que Trump pode forçar qualquer país a aceitar os imigrantes que deporta. Artigo de Paola Nagovitch
  • Por um estado cristão antiliberal na Hungria. Orbán reforma a Constituição para proibir a Parada do Orgulho LGBTI com um texto que coloca os homens antes das mulheres
  • Como as deportações de Trump estão testando os limites da autoridade presidencial
  • Igrejas da América Central na rota dos deportados de Trump
  • Bannon diz que pediu a Trump para "investigar" Musk e deportá-lo imediatamente
  • Trump proíbe a entrada nos EUA de pessoas de 12 países e limita o acesso a outros sete a partir de segunda-feira
  • Violência de gangues deixa quase 200 mortos no Haiti
  • EUA: cortes no Departamento de Educação podem ter impacto na educação católica, dizem especialistas
  • Haiti, a ilha que não existe. Artigo de Lucia Capuzzi
  • O fim da cidadania por direito de nascimento ordenado por decreto de Trump chega à Suprema Corte
  • Trump proíbe a entrada nos EUA de pessoas de 12 países e limita o acesso a outros sete a partir de segunda-feira
  • Com bom ator, saga de imigrante na França não vira um dramalhão. Comentário de Inácio Araujo

Notícias relacionadas

  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Nunca vi um mexicano mendigar nos Estados Unidos. Alejandro González Iñárritu expressa decepção encontro de Peña Nieto e Trump

    LER MAIS
  • Pregação e hospitalidade enchem as igrejas

    "Mesmo antes de ver este relatório eu já sustentava que o necessário para termos uma paróquia de sucesso é haver uma boa preg[...]

    LER MAIS
  • Presidente mexicano debaixo de fogo por ter convidado el señor Trump

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados