16 Mai 2025
- "Discutimos os esforços necessários para silenciar as armas em todos os conflitos que ocorrem no mundo, em particular com o objetivo de alcançar uma paz sólida e duradoura na Ucrânia e em Gaza", declarou Macron na rede social 'X';
- Macron enfatizou a Leão XIV que a Cúpula dos Oceanos da ONU em Nice (9 a 13 de junho) servirá como plataforma para a França, anfitriã, defender a preservação ambiental em todo o mundo.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 16-05-2025.
O presidente francês Emmanuel Macron se encontrou telefonicamente pela primeira vez com o recém-nomeado Papa Leão XIV, com quem discutiu a necessidade de "fazer os esforços necessários" para alcançar "uma paz sólida e duradoura" na Ucrânia e em Gaza.
"Discutimos os esforços necessários para silenciar as armas em todos os conflitos que assolam o mundo, particularmente com o objetivo de alcançar uma paz sólida e duradoura na Ucrânia e em Gaza", disse Macron na plataforma de mídia social 'X'.
Durante a conversa telefônica entre os dois, Macron disse que eles também concordaram com " a ambição de conciliar o combate à pobreza com a proteção do planeta".
O líder francês falou ao novo papa sobre o Pacto pela Prosperidade, pelos Povos e pelo Planeta , uma iniciativa promovida pela França que foi lançada em Paris em 2023 durante a Cúpula sobre um Novo Pacto Financeiro Global que reuniu grande parte dos países do Sul Global.
Macron também enfatizou a Leão XIV que a Cúpula dos Oceanos da ONU em Nice (9 a 13 de junho) servirá como uma oportunidade para a França, anfitriã, defender a proteção ambiental em todo o mundo.
Leia mais
- Gaza, ataques israelenses intermináveis: mais de 120 mortos em uma cidade de tendas
- Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”
- Gaza, não podemos mais nos resignar ao horror. Artigo de Domenico Gallo
- “Vamos negociar a paz”: Leão se oferece como mediador. Zelensky: obrigado, estamos prontos
- Leão XIV: "O povo quer a paz e eu, com o coração na mão, digo aos líderes do povo: encontremo-nos, conversemos, negociemos!"
- A paz do Papa Leão XIV: É possível a paz nas condições atuais? Artigo de Leonardo Boff
- Primeiro discurso de Prevost, Papa Leão XIV: "O mal não prevalecerá, construamos pontes de paz"
- Macron e Francisco lamentam a “situação prejudicial” em Gaza e exigem “um cessar-fogo imediato”