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Trump afirma que africânderes brancos são vítimas de perseguição. Líderes cristãos na África do Sul dizem que não

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11 Março 2025

Líderes cristãos brancos na África do Sul rejeitaram as alegações de que o povo africânder branco é vítima de violência e retórica odiosa. "A narrativa apresentada pelo [governo dos EUA] é baseada em fabricções, distorções e mentiras descaradas", disseram em uma declaração conjunta divulgada em 12 de fevereiro. "Ela não reflete a realidade do nosso país e, se algo, serve apenas para aumentar as tensões existentes na África do Sul."

A informação é de Russell Pollitt, S.J., publicado por America - The Jesuit Review, 26-02-2025.

Os signatários, mais de 400 líderes de diversas denominações cristãs, também expressaram "séria preocupação" sobre a súbita retirada da ajuda dos EUA para a África do Sul, observando que os mais pobres do país serão os mais afetados pela interrupção da ajuda. Especialmente preocupante tem sido a suspensão dos fundos dos EUA para o Pepfar, o Plano de Emergência do Presidente para Alívio da AIDS.

Os líderes explicam: “[A] retirada do apoio à África do Sul afeta desproporcionalmente a comunidade HIV, que depende de medicamentos antirretrovirais. A África do Sul tem um número significativo de pessoas HIV+, para as quais o acesso a medicamentos antirretrovirais é uma questão de vida ou morte.”

A carta foi composta em resposta a uma ordem executiva emitida pelo presidente Donald Trump em 10 de fevereiro, “tratando das violações dos direitos humanos na África do Sul.”

O Sr. Trump disse que responsabilizaria a África do Sul pelas violações de direitos contra os africânderes brancos, um grupo de pessoas que ele descreveu como “camponeses inocentes e desfavorecidos.” O Sr. Trump anunciou que “cortaria todo o financiamento futuro para a África do Sul até que uma investigação completa dessa situação fosse concluída!” Ele estendeu um convite aos africânderes brancos para virem como refugiados para os Estados Unidos, mesmo enquanto sua administração essencialmente fechava os programas de reassentamento de refugiados para todas as outras categorias de refugiados.

A ordem executiva do Sr. Trump foi emitida logo após o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa assinar o polêmico "Expropriation Bill" em 23 de janeiro. Essa medida permite a apreensão de terras agrícolas e a redistribuição de propriedades pelo estado.

A equidade fundiária continua sendo uma promessa não cumprida A nova lei tem como objetivo abordar as desigualdades históricas na África do Sul. Trinta anos após o fim do apartheid, os sul-africanos negros ainda possuem apenas uma pequena fração das terras agrícolas em todo o país— a grande maioria da terra permanece nas mãos da minoria branca da nação. A nova lei afirma que a terra pode ser expropriada sem compensação quando for "justo e equitativo e no interesse público" fazê-lo, ou seja, quando se tratar de terra que não está sendo utilizada ou terra que o atual proprietário não tem intenção de desenvolver.

O reverendo Peter-John Pearson, diretor do Escritório de Ligação Parlamentar da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral, em uma entrevista realizada por texto, disse que a proclamação do Sr. Trump tem o efeito de normalizar “idéias racistas absurdas” destinadas a “criar simpatia pela brancura,” uma tentativa de normalizar o que ele descreveu como crenças absurdas.

O padre Pearson se preocupa que “o racismo esteja sendo justificado ao criar uma irmandade dos feridos, o que joga diretamente nas mãos da noção de brancura sitiada,” indiferente aos fatos. Uma narrativa de perseguição branca na África do Sul, aparentemente endossada pelo Sr. Trump, disse ele, alinha-se estreitamente com as representações de direita dos sul-africanos brancos como “vítimas perpétuas” que precisam de proteção constante.

Há vários anos, dois grupos políticos de direita na África do Sul, Solidariteit e AfriForum, têm feito petições aos oficiais dos EUA para que vejam os africânderes como vítimas. Reagindo a essas alegações, o proeminente jornalista político Max du Preez, ele próprio africânder, escreveu: “Africânderes não são vítimas. Juntamente com outros sul-africanos brancos, continuamos privilegiados e amplamente super-representados nas esferas profissional e econômica.”

O padre Pearson acredita que a repentina atenção da Casa Branca à África do Sul seja motivada pela decisão do governo de apresentar acusações de genocídio contra Israel à Corte Internacional de Justiça em Haia, na Holanda, em dezembro de 2023.

Em sua ordem executiva, o Sr. Trump acusou o governo da África do Sul de adotar uma posição contra os Estados Unidos e seus aliados. Ele observou: “Apenas dois meses após os ataques terroristas de 7 de outubro em Israel, a África do Sul acusou Israel, e não o Hamas, de genocídio na Corte Internacional de Justiça.” Muitos dos atuais líderes da África do Sul acreditam, com base em suas próprias experiências, que observar o que está acontecendo com os palestinos é como segurar um espelho que reflete a própria luta da África do Sul pela justiça e liberdade.

Em sua declaração, os líderes cristãos da África do Sul lembraram que, na história recente do país, a fé cristã foi usada para justificar o regime do apartheid. “Assistimos horrorizados enquanto a retórica política nos Estados Unidos da América também se apoiava na fé cristã de maneiras que descartam o chamado cristão mais básico de cuidar dos vulneráveis, amar o próximo e trabalhar por uma sociedade boa para todos,” disseram.

As tensões resultantes da decisão do presidente, segundo a declaração, “agora estão sendo usadas como arma para pontos políticos baratos nos EUA. Da mesma forma, há líderes sul-africanos, especialmente dentro da comunidade branca, que estão usando as ações e declarações deploráveis do presidente dos Estados Unidos da América e seus apoiadores para atender às necessidades estreitas de suas bases locais.”

“Fazemos um apelo aos nossos compatriotas sul-africanos,” disseram eles, “para reconsiderarem essa perigosa estratégia política e, em vez disso, darem sua energia para trabalhar por um futuro mais justo na África do Sul.”

Os africânderes brancos são um grupo étnico da África Austral descendente de colonos holandeses que chegaram ao que hoje é a África do Sul em 1652. Até o início da democracia em 1994, os africânderes dominavam os setores políticos e comerciais agrícolas da África do Sul. O nacionalismo africânder se enraizou no meio do século XX, levando à formação do Partido Nacional para promover os interesses dos africânderes. Este partido implementou o sistema do apartheid em 1948.

“Remoções forçadas” de sul-africanos negros de suas terras foram realizadas pelo governo nacionalista branco entre 1960 e 1983. O governo deslocou mais de 3,5 milhões de sul-africanos negros contra sua vontade para impor um sistema de segregação racial física.

A campanha foi revestida de legalidade pela Lei de Áreas Grupais de 1950. Muitos sul-africanos foram realocados para áreas com recursos naturais limitados e distantes das oportunidades de emprego. As disparidades sociais e econômicas resultantes ao longo das décadas subsequentes têm sido marcantes. De acordo com a Fundação Rosa Luxemburg, da Alemanha, apenas 5% dos sul-africanos, predominantemente brancos, possuem 85% da riqueza nacional, e 50% dos sul-africanos, principalmente negros, possuem apenas 1% da riqueza.

Ao abordar a questão da terra, os líderes cristãos afirmaram que os sucessivos governos sul-africanos falharam em abordar de maneira eficaz as injustiças raciais do apartheid e do colonialismo. Descrevendo os motivos dessa falha como complexos, eles escreveram: “Um fator é a resistência contínua de muitos sul-africanos brancos às iniciativas que buscam abordar de maneira significativa as consequências econômicas e de posse de terras desses sistemas de opressão racial.”

Perda de ajuda é uma ameaça à vida Na declaração de fevereiro, os líderes cristãos afirmaram que “a retirada súbita e imediata da ajuda, particularmente a ajuda que apoia nossos sistemas de saúde, promete devastação para nossas comunidades.”

A África do Sul recebeu US$ 453 milhões em ajuda dos Estados Unidos em 2024, de acordo com o Instituto para Estudos de Segurança. O Pepfar paga quase 20% dos programas de intervenção em HIV/AIDS do país. A ajuda dos EUA também ajudou a financiar iniciativas para combater a mudança climática, promover a igualdade de gênero, apoiar a prevenção de violência baseada na comunidade e defender os princípios democráticos.

O Rev. Hugh O'Connor, secretário-geral da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral, disse à America que o apoio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional e do Pepfar “teve um papel significativo no fornecimento de cuidados de saúde e especialmente antirretrovirais; seu trabalho salvou muitas vidas e ajudou a fornecer estabilidade na sociedade mais ampla.” A USAID foi essencialmente encerrada nas últimas semanas pelo Departamento de Eficiência Governamental, uma iniciativa patrocinada pelo bilionário da Tesla Elon Musk, que se tornou um conselheiro próximo de Trump.

"Eles impediram que muitas casas se tornassem lares chefiados por crianças ao melhorar o bem-estar dos adultos vivendo com HIV/AIDS", disse o padre O'Connor. "A súbita interrupção do financiamento e a consequente confusão colocaram vidas em risco."

"A forma como o financiamento foi interrompido indica desrespeito pela humanidade e dignidade dos beneficiários e falta de preocupação com a comunidade em geral", afirmou. "A lição aprendida com essa experiência é que a dependência total da ajuda internacional traz riscos e que os países que recebem doações precisam desenvolver estruturas sustentáveis para o crescimento e desenvolvimento futuros."

Observadores políticos sul-africanos alertam que a retirada abrupta da ajuda dos EUA não só aumenta o risco de mais mortes por HIV/AIDS, mas também pode significar mais violações de direitos humanos e prejudicar programas de desenvolvimento econômico em todo o continente. Eles afirmam que os países africanos podem acabar sendo mais vulneráveis ao extremismo violento.

Há uma crescente percepção entre analistas políticos e sociais da África do Sul e da África em geral de que o Sr. Musk influenciou indevidamente a decisão do Sr. Trump sobre a África do Sul. Musk nasceu em uma família branca e abastada na África do Sul e deixou o país em 1988 (dois anos antes de o ex-presidente sul-africano F. W. de Klerk anunciar a libertação de Nelson Mandela e o fim do apartheid) para estudar no Canadá.

Durante o mandato do ex-presidente Jacob Zuma, os sul-africanos enfrentaram o problema da "captura do Estado", quando atores não eleitos, os membros da poderosa e rica família Gupta, essencialmente controlavam as agências governamentais. Embora isso possa parecer improvável de ocorrer nos Estados Unidos, analistas políticos da África do Sul começaram a questionar se a influência de Musk sobre Trump sugere que um fenômeno semelhante possa estar acontecendo.

Leia mais

  •  “Trump quer que todos se curvem à sua vontade imperial”. Entrevista com Larry Diamond, sociólogo
  • A Guerra de Trump
  • EUA: Trump apoia o "plano da motosserra" de Musk em meio ao caos
  • Os super-ricos no lugar do Estado: uma ameaça à democracia. Artigo de Stefano Zamagni
  • Trump vem em socorro de Musk após renúncias do DOGE e o leva para sua primeira reunião de gabinete
  • A emergência do autoritarismo reacionário e outras nove teses sobre a vitória de Trump. Artigo de Miguel Urbán Crespo
  • O discurso inaugural de Trump é uma mistura de ego e pessimismo. Artigo de Michael Sean Winters
  • Desfaçatez trumpista. Destaques da Semana
  • Enquanto Trump contrata católicos, suas ações não refletem em nada a doutrina social católica. Artigo de Phyllis Zagano
  • A democracia, uma prática política em declínio
  • Encerramento da USAID: Vamos nos preparar urgentemente para um mundo mais sombrio
  • Trump e o fantasma fascista. Artigo de Jorge Alemán
  • Por trás de Musk e Trump: o surgimento de uma elite fora da lei. Artigo de Rubén Juste de Ancos
  • O que é o DOGE de Musk e quem trabalha para ele?
  • O pseudocristianismo de Trump é o resultado lógico do “Deus da América”. Artigo de Daniel Horan
  • Revelações e tecnocracia. Artigo de Gloria Origgi
  • Trump, o Estado e a Revolução. Artigo de Branko Milanovic
  • Trump, Musk e o futuro da democracia. Artigo de Giuseppe Savagnone
  • Regressão democrática e momento destituinte na América Latina. Artigo de Mario Ríos Fernández
  • Ante o fim da tirania da diversidade a resistência da alteridade. Artigo de Gabriel Vilardi 

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