• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Chega de especulações. É horrível que os cardeais já estejam trabalhando no conclave”. Entrevista com Jean-Claude Hollerich

Foto: Alberto Pizzoli/AFP | Vatican News

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

27 Fevereiro 2025

“É horrível que cardeais, bispos e padres já estejam pensando e trabalhando no conclave com o Papa vivo”. Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo, não mede suas palavras. Relator geral do Sínodo dos Bispos e membro do Conselho de Cardeais, ele é uma das figuras-chave do pontificado.

A entrevista é de Domenico Agasso, publicada por La Stampa, 24-02-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis a entrevista.

Eminência, a Igreja está apreensiva com o fato de o Papa estar hospitalizado. O que isso significa para a comunidade eclesial?

Acho que toda a Igreja está rezando pelo Pontífice com grande intensidade. Nestes dias, encontrei muitas pessoas que sentem uma dor sincera em seus corações, porque se identificam com seu sofrimento e estão próximas a ele com afeto e devoção. É uma experiência que, apesar da preocupação, revela algo profundamente belo: uma Igreja unida, que se reúne em oração por seu Pastor, testemunhando assim a comunhão que nos une em Cristo. Esse vínculo de fé e amor é mais forte do que qualquer dificuldade e se manifesta de maneira extraordinária precisamente nos momentos de provação.

O senhor está dizendo que, diante do sofrimento do Bispo de Roma, percebe-se um sentimento de superação das divisões e das tensões que marcam os Palácios Sagrados?

Há um senso de unidade em torno do Papa que está sofrendo. Sim, pelo que vejo e sinto, é assim. Nessas horas, para além das diferenças de pontos de vista ou das discussões que às vezes atravessam a Igreja, há um sentimento comum: a oração e a proximidade com o Pontífice. Francisco é um ponto de referência para todos, e quando um pai sofre, a família se reúne em torno dele. Esse é um sinal importante: nos lembra que, para além de qualquer tensão, a Igreja é uma comunidade viva, alimentada pela fé, esperança e amor. É claro que há exceções.

Muitas vezes se fala em estratégias em vista de um futuro Conclave. O senhor acha que algo assim já está em andamento?

Sempre haverá alguém que trama, que se concentra em manobras para enfraquecer o papado, isso faz parte da natureza humana. Mas, para mim, está muito claro o que o Papa disse em várias ocasiões: ele não quer nenhum cálculo ou especulação enquanto estiver vivo e exercendo seu ministério. Considero profundamente desrespeitoso o fato de haver quem está mais preocupado instrumentalmente com o futuro da Igreja do que com a saúde do Bispo de Roma neste momento. É claro que a sucessão é sempre um tema para reflexão, mas quando o Santo Padre ainda está entre nós e continua a liderar a Igreja, devemos nos preocupar em apoiá-lo com nossa proximidade, em vez de especular sobre cenários futuros. É horrível que padres, bispos, cardeais e religiosos pensem e trabalhem no conclave com o Papa vivo.

O Jubileu é um tempo de graça e celebração. Mas como se concilia com a doença do Pontífice?

Quando rezei por ele, lembrei-me daquele momento extraordinário de oração com o qual Francisco invocou a cura para o mundo que estava de joelhos pelo Covid: ele estava sozinho na Praça de São Pedro, na chuva, e confiou a humanidade ao Senhor. Era uma imagem poderosa: o Sucessor de Pedro, em solidão, mas com imensa força espiritual, diante do Santíssimo e da Cruz. Em certo sentido, também o vejo assim hoje: o Papa está mais uma vez unido à Cruz de Cristo. O Ano Santo é sempre um tempo de alegria, mas a alegria cristã nunca é superficial: ela traz consigo a profundidade da Cruz. É uma alegria que nasce da esperança e passa pelo sofrimento redimido. Francisco nos lembra dessa realidade da fé, e talvez essa mesma provação o torne ainda mais um sinal de esperança para a Igreja.

Alguns especulam sobre a possibilidade de renúncia ao pontificado. O senhor acha que esse é um cenário plausível?

Acredito que somente o Papa pode tomar tal decisão, e é correto que não nos aventuremos em especulações. Francisco sempre disse que a renúncia é uma opção possível, mas cabe somente a ele discernir se e quando seria apropriada. Pessoalmente, vejo nele um líder espiritual e pastoral de grande força, mesmo em sua fragilidade física. Quando soube de seu recente ataque asmático, senti grande preocupação e sincera tristeza, porque Francisco não é apenas um líder, ele é um pai para todos nós. Para mim. O mais importante agora é acompanhá-lo com a oração e o carinho, deixando tudo o mais de lado.

O senhor disse que muitas pessoas estão rezando pelo Papa. Além da fé, qual acredita ser o principal motivo desse calor humano e dessa conexão com ele?

Acho que a resposta é simples e poderosa ao mesmo tempo: Francisco é o papa do Evangelho. Ele fala conosco como Cristo falaria conosco, acolhe a todos sem distinção, com um coração aberto e misericordioso. Ele foi capaz de devolver à Igreja sua face mais autêntica, não como simples instituição portadora de doutrinas ou sistema de verdades, mas como um lugar de encontro com Deus. As pessoas perceberam isso, sentiram-no em seu íntimo. E é por isso que elas amam Francisco: porque ele encarnou uma Igreja que é próxima, que consola, escuta e acompanha. É a Igreja de Jesus, aquela que o mundo deseja e de que precisa. 

Leia mais

  • O papa “morto” ou “demissionário”: é uma guerra como o filme “Conclave”. Artigo de Maria Antonietta Calabrò
  • Por que os opositores do papa podem se arrepender de um novo conclave
  • Papa Francisco prepara colégio cardinalício para próximo conclave. Artigo de Thomas Reese
  • Balanços e papáveis, mas por enquanto tudo em modo de espera. Artigo de José Luis Ferrando Lada
  • O Papa não pensa em renunciar porque tem muito a fazer
  • O Papa a Meloni: "Alguém rezou para que eu fosse para o Paraíso, mas o Senhor da Messe decidiu me deixar aqui por um tempo"
  • “Serão necessárias 2 ou 3 semanas. Recomendaram repouso absoluto, mas ele nunca se permitiu parar”. Entrevista com Antonio Spadaro
  • Papa Francisco internado há uma semana no Gemelli: "A noite passou em paz"
  • Papa Francisco, “ligeira melhora”. Ravasi: “É provável que ele possa renunciar”
  • Mesmo que o Papa mude as regras do conclave, não diga que isso não aconteceu antes
  • Revelado: como cardeal inglês preparou o Conclave para o seu amigo Papa Francisco
  • Papa Francisco. “Nomeações feitas de uma cama de hospital para não impedir a reforma da Igreja”. Entrevista com Dom Francesco Savino
  • A grande aposta do papa em relação ao futuro da Igreja

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados