• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Rumo a um novo processo para a solução do conflito curdo na Turquia?

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Janeiro 2025

As declarações do líder do PKK, Abdullah Öcalan, e as conversações entre o DEM e o Governo turco são um primeiro passo para uma possível reabertura do processo.

A reportagem é de Anna Montraveta Riu e Pol Mauri, publicada por El Salto, 12-11-2024.

“Esta é uma era de paz, democracia e fraternidade para a Turquia e para a região.” Foi assim que terminou a declaração publicada pelo Partido Popular Curdo para a Igualdade e a Democracia (DEM) no dia 29 de dezembro, após uma visita ao histórico líder curdo Abdullah Öcalan na prisão.

As conversações entre o DEM – o partido sucessor do Partido Democrático Popular, HDP – e o governo turco também foram notícia na imprensa local durante o último mês. “Por enquanto, da nossa parte, chamamos o que está acontecendo de ‘conversas’. É claro que o nosso principal desejo é que as discussões em curso terminem pacificamente e seja encontrada uma solução permanente”, explica Ebru Günay, antigo deputado e vice-copresidente do Partido DEM responsável pela Comissão dos Negócios Estrangeiros.

A questão curda na Turquia está enraizada há décadas. O partido curdo DEM sempre desempenhou um papel mediador entre o Estado e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

A questão curda na Turquia está enraizada há décadas. O partido curdo DEM sempre desempenhou um papel de mediador entre o Estado e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização considerada terrorista pela Turquia, pelos Estados Unidos e pela Europa. Este papel do DEM começou após a prisão do líder curdo e presidente do PKK, Abdullah Öcalan, em 1999 – que estava preso na ilha-prisão turca de Imralı – e com a mudança de estratégia regional no sentido de uma luta política pelo reconhecimento.

As conversações de Oslo em 2006 são consideradas a primeira tentativa fracassada de entendimento entre ambos os lados. Esta aproximação, sob a forma de diálogo entre a Agência Nacional de Inteligência e o PKK, culminou em 2011, após polêmicas relacionadas com fugas de áudio de conversas privadas. Estes acontecimentos foram seguidos por outra tentativa de processo de paz conhecido como Dolmabahçe entre 2013 e 2015.

No dia 21 de março de 2013, durante a celebração do Newroz – o fim do ano curdo – na cidade de Diyarbakır, diante de quase um milhão de pessoas e transmitida em diferentes canais turcos, foi lida uma carta de Abdullah Öcalan anunciando a abertura de uma nova página nos relacionamentos: “Hoje começa uma nova era. O período da luta armada está a terminar e a porta abre-se à política democrática. “Estamos iniciando um processo baseado em direitos democráticos, liberdades e igualdade.”

A nova tentativa foi interrompida em 2015, após os ataques em Ceylanpınar, cidade localizada no sudeste da Turquia, na fronteira com a Síria. O PKK assumiu a responsabilidade pelo assassinato de dois policiais turcos. Dois dias antes, o Estado Islâmico tinha assumido a responsabilidade por outro ataque em Suruç, também na fronteira com a Síria. Neste caso, o alvo era um grupo de jovens próximos da causa curda que planeavam viajar para Kobane, cidade curda na zona síria e palco de confrontos entre curdos e o Estado Islâmico.

No dia 1 de outubro, durante a abertura da sessão parlamentar da Grande Assembleia Nacional da Turquia, o líder ultranacionalista do Partido da Ação Nacionalista (MHP), Devlet Bahçeli, apertou a mão de deputados do partido DEM. Mais tarde, ele os “convidou” para “se tornarem um partido da Turquia”, eventos que surpreenderam a imprensa e o público em geral. Bahçeli acusou o partido de manter laços com o PKK e apelou várias vezes ao encerramento do grupo. No dia 12 de outubro, o Presidente Recep Tayyip Erdoğan manifestou-se favorável à abordagem do líder ultranacionalista, apontando que a nova constituição – proposta pelo AKP, partido de Erdoğan – poderia ser uma oportunidade para um possível novo processo de paz com os Curdos.

Em 29 de dezembro, o partido curdo DEM anunciou a visita de parlamentares à prisão de Imralı: foi a primeira vez em quase uma década que o partido foi autorizado a visitar Öcalan

Dois meses depois, em 29 de dezembro, o DEM publicou o comunicado anunciando a visita de parlamentares à prisão de Imralı: foi a primeira vez em quase uma década que o partido foi autorizado a visitar Öcalan. A última foi em abril de 2015. Ebru Günay, deputado do DEM, defende que o líder é a pessoa certa para as negociações: “Ele é o principal negociador, pois é o interlocutor direto nos últimos 40 anos, como líder do PKK e como a pessoa que liderou diretamente as discussões sobre a solução entre 2013 e 2015. Além disso, Öcalan é a pessoa que abre o caminho, vê as discussões de forma positiva, faz sugestões importantes e tem os argumentos mais fortes sobre como as negociações irão evoluir.”

Além de anunciar a era de paz para a Turquia e para a região, o líder sublinhou a urgência do fortalecimento da irmandade turco-curda: “Os recentes incidentes em Gaza e na Síria mostraram que a resolução desta questão, agravada pelas intervenções estrangeiras, não "Isso pode ser adiado ainda mais." Ebru Günay também insiste na importância do contexto regional: “Os representantes de Bahçeli, Erdoğan e do governo não escondem que tinham conhecimento prévio da intervenção contra o regime de Assad. O Governo está profundamente preocupado com o fato de os acontecimentos na Síria poderem reforçar a geopolítica curda. Acreditamos que estas conversações foram iniciadas para levar este processo de uma forma mais controlada e manter os Curdos – a dinâmica de oposição mais organizada na Síria e na Turquia – em terreno seguro.”

Passos em direção à paz

Como o processo se desenvolverá permanece desconhecido. Sem ir além da questão política, a prisão de Selahattin Demirtaş – líder do HDP durante os anos do processo de paz de Dolmabahçe – também faz parte do diálogo e das negociações do processo. Este não é o único caso de macrojulgamento onde foram condenadas pessoas ligadas ao movimento, pelo que a chegada de um acordo estará condicionada à revisão destes casos.

A situação no Oriente Médio a nível regional põe em questão se este é o momento ideal para iniciar um processo com tantas consequências para os atores da região e para a comunidade internacional. A recente normalização das relações com o novo Governo sírio e a crescente hostilidade de Israel na região têm sido gatilhos claros para uma mudança na política interna e nas relações que a Turquia mantém com os diferentes países da região.

“Algo está se desenvolvendo”, disse o porta-voz do DEM, Cengiz Çandar, ao jornal turco Duvar. O vice-presidente do DEM, Ebru Günay, também partilha a mesma linha: “Embora haja algumas declarações positivas do Governo, um programa de solução ainda não foi partilhado com o público”.

Porém, neste contexto de reconstrução regional e reestruturação de poderes, o mais importante é chegar a acordos que promovam a paz e a estabilidade na região, conclui Ebru Günay: “Esta questão é gigantesca em todos os aspectos. Naturalmente, a sua solução trará grandes oportunidades e mudanças. Beneficiará todas as pessoas que vivem no país, especialmente os curdos. As discussões sobre a paz são extremamente importantes para os turcos, árabes, arménios, circassianos, georgianos, lazes e todos os outros povos e crenças.”

Leia mais

  • Incerteza abraça os curdos na Síria
  • Jiyan Malla: "Os curdos precisam desempenhar um papel importante na transição na Síria"
  • Tensão entre curdos e árabes ameaça paz na Síria
  • O apelo das ONGs italianas pelo povo curdo
  • O regime de Assad entra em colapso após quase 14 anos de guerra e os rebeldes abrem-se a uma transição política
  • “Aprisionar Öcalan é aprisionar toda a nação curda”. Entrevista com Hawzhin Azeez
  • A revolução é feminina. Artigo de Addullah Öcalan
  • Uma greve de fome massiva pela libertação de Öcalan
  • Öcalan completa 25 anos de prisão em isolamento total com o aval da Espanha e da União Europeia
  • A revolução como problema. Artigo de Raúl Zibechi
  • A ‘nova Otan’ e o jogo na pele dos curdos
  • Devolva seu nome curdo: Jina Amini
  • Recortes e apontamentos sobre a invasão otomana-salafista contra Rojava e a resistência do Confederalismo, iniciada em outubro 2019
  • Curdistão: “Somos reféns da guerra de Erdogan contra o PKK”, afirma Pe. Samir
  • ''A Turquia deve respeitar os curdos'': um aviso claro do papa a Erdogan
  • Erdogan dá luz verde ao massacre dos curdos
  • Entre EUA e Rússia, eis o jogo com que Erdogan faz a Turquia voar entre as grandes potências
  • Os segredos da guerrilha curda contra o ISIS
  • Reviravolta no Oriente Médio: os curdos podem resistir
  • No Curdistão reside a esperança do Oriente Médio e da Ásia Central

Notícias relacionadas

  • Kim Jong-un enxerga a impotência de Trump

    LER MAIS
  • A visita de Paulo VI à Turquia no relato de testemunhas e jornalistas

    LER MAIS
  • O que está em jogo no encontro entre Francisco e Erdogan

    LER MAIS
  • “Erdogan arrisca-se a acabar como Saddam e a Turquia como o Afeganistão”

    Nunca combateu mas já acompanhou as curdas em combate, viu como elas viviam e o que enfrentam, numa “revolução política e so[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados