O “menino Jesus” com o palestino “kufiya”, protagonista do presépio abençoado pelo Papa na Sala Paulo VI

Papa diante de presépio (Foto: Vatican Media)

Mais Lidos

  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS
  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • COP30 escancara a mais nova versão da mentira. Artigo de Txai Suruí

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Dezembro 2024

  • Durante sua posse diante de uma delegação da embaixada palestina, o Papa se referiu ao fato de que "na terra onde o Filho de Deus nasceu sofremos por causa do drama da guerra".

  • Na Sala Paulo VI, foi colocada uma Sagrada Família projetada por dois artistas de Belém: Johny Andonia e Faten Nastas Mitwasi.

A informação é publicada por Religión Digital, 09-12-2024.

O Vaticano inaugurou este fim de semana a árvore e o presépio na Praça São Pedro, inspirados na lagoa de Grado (norte de Itália) e no presépio colocado na Sala Paulo VI, feitos por artesãos palestinos e onde o menino Jesus repousa sobre um kufiya, o tradicional lenço palestiniano.

Como manda a tradição, em 8 de dezembro deve ter sido colocada a decoração de Natal e por isso a partir desta manhã os fiéis e turistas poderão desfrutar o majestoso abeto de cerca de 30 metros de altura que vem de uma floresta no Vale do Ledro, no Trentino (norte da Itália) e com iluminação espetacular.

Papa diante de presépio (Foto: Vatican Media)

Ao lado, um presépio doado pela cidade de Grado, no qual trabalharam 40 pessoas, todos voluntários, profissionais e artistas, e que se passa em sua cidade recria o estilo de vida dos "casoneri", habitantes tradicionais que viviam em casas de junco flutuando na lagoa, então a instalação incluirá uma barragem de 100 metros com água, barcos e uma pequena praia. As estátuas têm a característica de serem feitas de barro, justamente da lagoa.

Enquanto na Sala Paulo VI, auditório onde são realizadas as audiências e eventos do Vaticano, foi colocada uma Sagrada Família projetada por dois artistas de Belém: Johny Andonia e Faten Nastas Mitwasi.

"Os materiais utilizados são ferro para a estrutura principal, madeira de oliveira para as estátuas da Sagrada Família e outras representações, mas também madrepérola, pedra, cerâmica, vidro, feltro e tecido. Durante a preparação, coleta e construção das obras de arte, os artistas colaboraram com algumas instituições cristãs locais", explicou o governatorato da Cidade do Vaticano.

A característica mais marcante do presépio é que o menino Jesus repousa sobre o kufiya tradicional.

Durante sua posse no sábado, diante de uma delegação da embaixada palestina na Santa Sé, o Papa Francisco se referiu ao fato de que "na terra onde o Filho de Deus nasceu eles sofrem com o drama da guerra".

"Com lágrimas nos olhos, elevamos nossa oração pela paz. Chega de guerras, chega de violência!", disse ele depois de ver o presépio.

Leia mais