• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Na contramão do mercado internacional, vendas de carros elétricos seguem aquecidas no Brasil

Foto: Fahroni | Canva Pro

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

28 Novembro 2024

Nem mesmo a volta da cobrança de imposto de importação brecou as vendas de carros elétricos no Brasil, que podem chegar a 150 mil em 2024.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 28-11-2024.

O Brasil tem sido uma curiosa exceção no mercado global de carros elétricos e híbridos em 2024. Enquanto as vendas desses modelos enfrentam quedas nos principais mercados, como Estados Unidos e Europa, o desempenho no mercado brasileiro tem sido favorável ao setor neste ano, que espera que o número de veículos novos chegue a 150 mil unidades até o final de dezembro.

O Estadão destacou a situação do Brasil, o único com saldo positivo de vendas entre os dez principais mercados automobilísticos do mundo em 2024. O país assiste a uma alta significativa de vendas de carros totalmente elétricos, com volume de vendas 6 vezes maior até setembro comparado com um aumento de apenas 25% no ano passado.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que foram vendidos 138.581 carros elétricos entre janeiro e outubro, sendo que os emplacamentos de veículos 100% elétricos híbridos já superam em 48% o total do ano passado.

Como o Olhar Digital apontou, o resultado é ainda mais notável se comparado com o total de veículos elétricos vendidos no Brasil na última década. De 2012 a 2022, cerca de 126 carros desses modelos foram comercializados no país. Ou seja, em dez meses, o Brasil emplacou um número de eletrificados superior ao total de uma década inteira.

De acordo com o Inside EVs, os veículos elétricos puros (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) respondem por 71% das vendas do setor em 2024, totalizando 98.396 unidades. Já os veículos híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) e micro híbridos (MHEV) completam o restante, com 40.185 emplacamentos. A participação dos plug-in cresceu consideravelmente em relação a 2023, quando representavam apenas 50,4% das vendas.

O desempenho positivo surpreendeu as montadoras. Isso porque, desde janeiro, o governo federal retomou a cobrança de imposto de importação sobre os carros elétricos, o que, ao menos em tese, encareceria o produto para o consumidor brasileiro. No entanto, a chegada de marcas chinesas ao mercado nacional, com preços mais competitivos até mesmo na comparação com modelos tradicionais a combustão, manteve as vendas aquecidas em 2024.

Motor Show e Portal do Trânsito também repercutiram os números do mercado brasileiro de carros elétricos em 2024.

Leia mais

  • Deputados incluem carro elétrico no “Imposto do Pecado” da reforma tributária
  • Crescimento de veículos elétricos derrubará demanda por petróleo
  • Crise climática: carro elétrico e mercado de carbono são falsas soluções, aponta estudo
  • Montadoras apostam no mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos
  • Por que o Brasil quer taxar carros elétricos?
  • Brasil terá 1,4 milhão de carros elétricos em circulação em 2030, projeta consultoria
  • Indonésia. Por causa dos carros elétricos, um povo corre o risco de ser exterminado
  • A década chinesa no mercado de carros elétricos: do projeto ao predomínio global
  • “Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador
  • Guiné. Carros elétricos, bauxita e a destruição do ecossistema
  • Produção de carros elétricos envolve cadeia produtiva predatória
  • Carros elétricos à custa de trabalho infantil?
  • O futuro da mobilidade nos carros elétricos autônomos compartilhados
  • “Menos carros e mais árvores significam mais felicidade”. Entrevista com Shipra Narang
  • A mobilidade urbana é incompatível com a motorização crescente, marcada por carros e motos subsidiados. Entrevista especial com Daniel Santini
  • Um mundo sem carros está para ser inventado
  • Um Brasil de carros, petróleo, soja e minério? Artigo de Paulo Kliass
  • Ruas sem carros nos tornam mais ricos (em todos os sentidos)
  • E o carro elétrico não nos libertará…
  • “Estamos longe de ter desistido do sonho do automóvel”. Entrevista com Mathieu Flonneau

Notícias relacionadas

  • Volvo lanzará solo coches con motor eléctrico o híbrido a partir de 2019

    El fabricante de automóviles Volvo Cars ha anunciado este miércoles que a partir de 2019 sólo lanzará al mercado vehículos el[...]

    LER MAIS
  • O mundo tecnológico está convicto de que 2021 será o melhor de todos, segundo MIT Technology Review

    De acordo com uma série de previsões de empresas de tecnologia e de pesquisadores de mercado, várias mudanças tecnológicas es[...]

    LER MAIS
  • O jogo sujo das montadoras

    Sim, elas estão te enganando: na tentativa de esticar seus lucros mantendo a sobrevida dos combustíveis fósseis, as montadoras [...]

    LER MAIS
  • A produção de carros elétricos dispara e a China assume a liderança

    "A China já é líder na produção de energia eólica e solar. Depois de se tornarem a número 1 na produção e venda de veícu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados