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Por que os pensadores franceses apelam à nova direita católica americana

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02 Novembro 2024

Em busca de recursos intelectuais, a nova direita católica em ascensão nos Estados Unidos — sob os holofotes depois que JD Vance foi nomeado companheiro de chapa de Donald Trump — encontra inspiração em uma tradição francesa específica.

A reportagem é de Paul Carpenter, publicada por La Croix International, 30-10-2024.

Nos Estados Unidos, autores católicos franceses estão ganhando atenção. Uma nova coorte católica conservadora, especialmente proeminente após a nomeação de JD Vance como candidato republicano e companheiro de chapa do ex-presidente Donald Trump, está se envolvendo de perto com esses pensadores. Embora essa tendência seja pouco conhecida na França, os pensadores franceses estão agora especialmente na moda nesses círculos.

Historicamente, os católicos americanos, muitas vezes de origem operária irlandesa, polonesa e imigrantes italianos, gradualmente subiram na escala social, vivenciando seu “sonho americano” enquanto mantinham um senso de inferioridade em comparação à elite protestante. Hoje, para uma nova geração que aspira liderar a América, o panteão intelectual do catolicismo francês se tornou uma fonte de inspiração.

Uma identidade conflituosa

Quais tradições intelectuais eles pretendem substituir? Tradicionalmente, as referências intelectuais da direita americana eram em grande parte anglo-saxônicas, como Edmund Burke, John Locke e John Stuart Mill. No entanto, entre o crescente número de católicos na direita americana, essas tradições protestantes e liberais enfrentam críticas, expressas notavelmente pelo filósofo político Patrick Deneen, que é frequentemente associado a JD Vance, em seu livro Why Liberalism Failed (2018).

Buscando referências alternativas e motivados pela ideia de formar uma “nova aristocracia”, esses católicos se voltaram para fontes francesas. Como muitos acadêmicos americanos, Deneen frequentemente cita Alexis de Tocqueville (1805-1859) como um teórico significativo da identidade política americana. O cientista político, filósofo político e historiador francês é mais conhecido por suas obras Democracy in America e The Old Regime and the Revolution.

Para esses círculos, o escritor francês também representa um diálogo franco-americano, com certas passagens sobre o futuro católico da América assumindo significado profético: “A América é a terra mais democrática do planeta, e também é o país onde, de acordo com relatos confiáveis, o catolicismo está fazendo mais progresso. Isso é surpreendente à primeira vista. Nossos descendentes se dividirão cada vez mais em duas partes: aqueles que estão deixando o cristianismo inteiramente e aqueles que estão entrando no seio da Igreja Romana.”

Adrian Vermeule, uma figura proeminente entre os jovens juristas conservadores e professor de direito em Harvard, baseia-se no "Ensaio sobre o Princípio Generativo das Constituições Políticas" (1814) do filósofo saboiano Joseph de Maistre para desenvolver seu "constitucionalismo do bem comum" (2022). "Um novo renascimento já está em andamento na França, especialmente entre os jovens", Vermeule postou no X (antigo Twitter) em 24 de outubro. "Há uma grandeza no catolicismo francês que insiste continuamente na vida renovada." O banner em seu perfil de mídia social mostra até mesmo a fachada do Conselho de Estado da França.

Teologicamente, essa nova guarda católica conservadora se alinha com os ensinamentos de São Tomás de Aquino. O tonismo entrou nos Estados Unidos nas décadas de 1920 e 1930 por meio de acadêmicos franceses convidados a lecionar nas principais universidades americanas, incluindo Étienne Gilson e Jacques Maritain. O “Integral Humanism” (1936) de Maritain, inicialmente uma série de palestras dadas nos EUA, continua sendo um tópico de amplo debate.

Uma passagem de tocha?

As conexões acadêmicas entre a França e os Estados Unidos vão além. O filósofo e crítico literário René Girard, que passou a maior parte de sua carreira lecionando em Stanford, influenciou profundamente seu ex-aluno Peter Thiel, uma figura-chave nos círculos pós-liberais e o primeiro grande investidor do Facebook em 2004. Mais recentemente, Rémi Brague, ex-professor visitante da Universidade de Boston, e Pierre Manent, amplamente lido e traduzido, também exercem influência.

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