• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Aviação poluente: Air New Zealand abandona meta de redução de emissões para 2030

Foto: Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

01 Agosto 2024

Sem combustível sustentável e aeronaves mais eficientes em quantidade suficiente, setor aéreo, um dos que mais impacta o clima, perde suas principais alternativas de descarbonização.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 01-08-2024.

O setor aéreo global é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta. Essa indústria havia estabelecido a meta de atingir o net zero até 2050. No entanto, esse plano parece estar em risco.

O sinal amarelo acendeu após a companhia Air New Zealand comunicar que abandonou a meta de reduzir emissões até 2030. A aérea atribuiu o recuo às dificuldades em adquirir novos aviões e bem como combustível de aviação sustentável (SAF), informa o Guardian. Em 2022, a Air New Zealand anunciou que iria cortar suas emissões em 29% até 2030.

A decisão sugere que mais companhias aéreas também terão de enfrentar a realidade, explica a Bloomberg: não há combustível sustentável ou aeronaves novas e mais eficientes em quantidade suficiente para atender ao setor, o que deixa as companhias aéreas comerciais sem suas duas principais estratégias de descarbonização.

A oferta global de SAF será de apenas 0,5% das necessidades de combustível neste ano, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Ao mesmo tempo, a Boeing e a Airbus não conseguem fabricar jatos rápido o suficiente. Embora os jatos de nova geração possam consumir de 15% a 20% menos combustível, os tempos de espera para recebê-los são de vários anos.

Voar devasta o clima como nenhuma outra forma de viagem, gerando o maior impacto por passageiro-quilômetro, destaca no Carbon Market Watch o especialista em descarbonização da aviação e do transporte marítimo Bastien Bonnet-Cantalloube. As aéreas vêm queimando combustível de aviação de forma cada vez mais eficiente ao longo dos anos, mas o aumento no tráfego de passageiros mais do que superou essas economias, reforça.

Para o especialista, o aumento do uso de combustíveis realmente sustentáveis é essencial, mas as companhias podem agir já enquanto essa alternativa ainda é insuficiente. Entre as possibilidades estão o redirecionamento de rotas e a redução do número de voos.

O abandono da meta de redução de emissões pela Air New Zealand também foi noticiado por Reuters, CNBC, AP, CNN e BBC.

Leia mais

  • Até nas férias a gente ferra o planeta
  • “Eu não vou mais voar”: Greta faz prosélitos. Virada ecológica das linhas aéreas
  • Demanda por petróleo deve crescer 2,2 milhões de barris por dia em 2023, informa a Agência Internacional de Energia - IEA
  • IEA antecipa pico da demanda global por petróleo para 2029 e prevê excesso de oferta do combustível fóssil
  • Zerar subsídio a fósseis é urgente para atingir metas de Paris, diz relatório da ONU
  • FMI sabota metas climáticas promovendo investimento em combustíveis fósseis
  • Resultado de Bonn indica que Conferência do Clima de Dubai será tensa, diz especialista
  • G20 investiu 1,4 trilhão de dólares em combustíveis fósseis em 2022
  • O futuro climático depende do controle social das decisões de investimento
  • Governos insistem em queimar combustíveis fósseis e podem inviabilizar metas do Acordo de Paris
  • Sem clima para transição, América Latina insiste em combustíveis fósseis
  • Países ignoram eliminação de combustíveis fósseis em NDCs
  • 2/3 do investimento em transição energética do PAC vão para petróleo e gás
  • A era da transição. Depois de 31 anos, os fósseis não são mais tabu. Acordo histórico para a saída “progressista”

Notícias relacionadas

  • FLM é incentivada a rever investimentos em empresas de combustíveis fósseis

    Bispa Elizabeth A. Eaton, presidente da ELCA, discursando na Assembleia Geral em Nova Orleans (Foto: Reprodução/ELCA) As aç[...]

    LER MAIS
  • A indústria petrolífera e a morte dos recifes de corais em todo o mundo

    LER MAIS
  • Brasil licencia nova termelétrica a carvão

    LER MAIS
  • Igreja Luterana da América adere ao desinvestimento em combustíveis fósseis

    Cerca de 500 instituições em mais de 60 países no mundo todo já aderiram à chamada para o desinvestimento em combustíveis f[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados